Youtube estoura e é a maior audiência fora da TV aberta - Audiência Carioca - Notícias e bastidores

Youtube estoura e é a maior audiência fora da TV aberta

Publicado por Eduardo Moura em

A Kantar Ibope divulgou o consumo de mídia em televisores em novembro, segundo análise das quinze principais praças que compõem a medição de audiência do Brasil. Fora a TV aberta, o Youtube foi a plataforma mais consumida, superando com muita folga a TV paga.

Segundo o gráfico de ‘share’, que representa participação de aparelhos de televisores, a TV aberta representou 60,9% do consumo em novembro. O streaming vem em seguida, com 31,1% de consumo. Por fim, a TV paga anotou 8,09%.

Considerando a junção de TV aberta e paga em uma disputa com o streaming, as emissoras televisivas tiveram juntas um consumo de 68,9% ante 31,1% das plataformas de vídeo.

EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO

Em suma, um a cada três televisores no Brasil consomem vídeos da internet no aparelho de TV enquanto outros dois seguem vendo sinal televisivo aberto ou fechado, considerando só o mês passado. Ou seja, o streaming é a verdadeira pedra no sapato das emissoras de televisão na briga com o mercado.

Após o Youtube, a plataforma mais consumida de vídeos foi a Netflix (4,6%). Em seguida, vêm: TikTok (4,4%); o Globoplay (1,4%); a Prime Video (1%); a Disney+ (0,4%) e a Max (0,4%). Outras plataformas reuniram juntas outros 0,4% deste consumo.

Como o Ibope considera a audiência do Youtube e das emissoras de TV?

A Kantar Ibope considerou as regiões metropolitanas das seguintes praças para a medição: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Distrito Federal, Salvador, Fortaleza, Recife, Belém e Manaus.  

O instituto utiliza tecnologias avançadas para monitorar e analisar o consumo de conteúdo audiovisual na América Latina. Entre os recursos empregados está o peoplemeter DIB 6, um dispositivo amplamente utilizado na região para medir a audiência da TV.

Além disso, a empresa investiu no Focal Meter, uma ferramenta lançada em 2021 que mensura o consumo de vídeos em todas as telas conectadas a uma rede doméstica, excluindo conexões de banda larga móvel.

Combinando esses dados, é possível oferecer aos clientes um painel integrado que reúne informações sobre TV linear e plataformas de vídeo sob demanda. Esses dados são disponibilizados regularmente aos assinantes da solução Cross Platform View™.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Youtube


Eduardo Moura

Eduardo Moura é jornalista e editor do Audiência Carioca. E-mails: [email protected]