TV Brasil é criticada: apenas brancos contratados para a frente da TV, dizem entidades

A FENAJ (Federação Nacional de Jornalistas) e a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira) emitiram nota pública em conjunto, nesta quarta-feira (3), criticando a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O texto alerta para sub-representação de negros no jornalismo, especialmente na TV Brasil.

“As mudanças na EBC, feitas de cima para baixo, como denunciado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), no fim de abril, vão na contramão das boas práticas indicando a presença de pessoas negras nas redações como fundamental para produção de conteúdos antirracistas, conforme recomendação da 3ª Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância das Nações Unidas (ONU) e ratificada pelo Brasil”, diz parte do texto.

+ Ary Fontoura volta às novelas, após cinco anos

O comunicado ressalta a demissão da jornalista Eliane Benício, única apresentadora negra no elenco da TV Brasil no Rio de Janeiro. Em contrapartida, as entidades relembram outras contratações feitas pelo canal em 2023 envolvendo profissionais brancos. A EBC é comandada pelo Ministério das Comunicações, sob a alçada do ministro Juscelino Filho, nomeado no Governo Lula.

“Na contramão do que se espera, até agora, a EBC anunciou apenas a contratação de profissionais brancos para ficar à frente das telas: os ex-globais Cissa Guimarães, Cristina Serra (que apresentou uma série) e Marcos Uchôa. Ruy Castro foi chamado para programa da Rádio MEC. Apesar de importantes trajetórias na televisão e no jornalismo, os convites não refletem a diversidade da população brasileira”, ponderam a FENAJ e a Conajira, que acrecentam:

+ Globo está em beco sem saída com Patrícia Poeta e Manoel Soares: qual será a narrativa?

“Levantamento das nomeações no site da EBC também nos permite afirmar que os  gabinetes de novos diretores, superintendentes e as gerências-executivas privilegiam pessoas não-negras, muitas, sem experiência na comunicação pública”, acrescenta o comunicado, que conta com o apoio do Núcleo de Negres da EBC.

GOVERNO TEM MINISTÉRIO DE IGUALDADE RACIAL

Vale reforçar que o Governo Lula criou o Ministério da Igualdade Racial, comandado pela ministra Anielle Franco. Embora o ministério não tenha comando direto na EBC, a pasta tem como foco a intensificação de políticas públicas voltadas à questão racial, uma das bandeiras de campanha de Lula durante o período eleitoral.

+ VIVA anuncia alteração em edição de novela: entenda e saiba quando

O Audiência Carioca procurou a assessoria da EBC para comentar a nota da FENAJ e Conajira, mas até o fechamento desta nota não tivemos retorno. Caso haja um posicionamento, este espaço será atualizado.

+ Record precisa ter maior atenção com a programação de sábado
O que você precisa saber, em resumo:
  • A FENAJ e Conajira emitiram nota pública alertando a sub-representação de negros no jornalismo da EBC, especialmente na TV Brasil;
  • O comunicado ressalta a demissão da jornalista Eliane Benício, única apresentadora negra no elenco da TV Brasil no Rio de Janeiro;
  • “Na contramão do que se espera, até agora, a EBC anunciou apenas a contratação de profissionais brancos para ficar à frente das telas: os ex-globais Cissa Guimarães, Cristina Serra (que apresentou uma série) e Marcos Uchôa”, diz parte do texto.
  • Até aqui, a EBC não se manifestou;
  • O comunicado da FENAJ e Conajira pode ser lido aqui
LEIA TAMBÉM, EM SEGUIDA:
FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.

+ VIVA anuncia alteração em edição de novela: entenda e saiba quando

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução TV / TV Brasil

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31