O Rio de Janeiro amanheceu na última sexta-feira, 16, com a notícia que surpreendeu muita gente: o Governo Federal decidiu intervir na política de segurança do estado.
Divididos entre os estragos da chuva – sim, tem muita gente que ainda sofre com o dilúvio da quarta-feira de cinzas – algumas dúvidas surgiram. Os militares passarão a mandar no lugar do governador? As forças armadas vão para as ruas? E a PM, como fica? Muita gente se questionou.
Os principais telejornais da cidade tentaram, de maneira prática, explicar o que vai acontecer a partir da próxima semana. Entre os termos constitucionais e a vida prática, foram longos minutos elucidando o público.
No geral, um linguajar bem transparente, incluindo o teor político da decisão que pode afetar a vida do país – leia-se Reforma da Previdência.
A mais didática de todas veio no Jornal Nacional. A Globo dedicou quase 40 minutos de seu principal jornal para mostrar o que acontece no Rio.
Para quem ainda não entendeu, especialmente por essa onda “revolucionária” esquisita pela corrida presidencial que vem aí (Oi?!), vale a pena conferir o vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=6zDT7Ln7PaI