O Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro (SPDRJ) notificou a TV Globo esta semana, após considerar inadequada uma apresentação no Domingão com Huck, no dia 10 de março.
O documento foi enviado em 18 de março à emissora, ao apresentador Luciano Huck e à diretora do programa, Clarissa Lopes.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP E RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO!
“Nossa intenção é ressaltar a importância da representação autêntica e respeitosa da dança Charme, uma expressão cultural rica e vital para muitos em nossa comunidade. A dança Charme, com suas raízes profundas no Rio de Janeiro, é mais do que movimento; é história, cultura e identidade”, disse o órgão nas redes sociais, sobre o que foi mostrado no fim de semana do dia 10 de março. Na ocasião, foi lançada a primeira disputa em grupo da Dança dos Famosos.
Sindicato reprova conteúdo no quadro: “constrangimento e desinformação”
Na avaliação do SPDRJ, a produção do Domingão com Huck errou na condução artística e de pesquisa do que foi levado ao público como gênero musical ligado ao “charme”.
“A apresentação no programa, apesar de bem-intencionada, não refletiu adequadamente os verdadeiros elementos que caracterizam o Charme – desde a música e vestimenta até a essência da dança e seu impacto cultural. Estamos buscando uma oportunidade de esclarecimento sobre essa cultura tão rica, tanto para o público em geral quanto para a equipe criativa do programa, para evitar a disseminação equivocada de uma cultura que lutou por mais de 30 anos por reconhecimento”, acrescentou, em seguida.
Por fim, na notificação à Globo, o sindicato diz que o figurino usado não corresponde ao que a comunidade “charmeira” utiliza e que as músicas cantadas por Buchecha não pertencem ao gênero.
“… Somos surpreendidos por tamanho equívoco, gerando constrangimento e desinformação sobre essa cultura”, finalizou, em resumo.
A nota completa pode ser lida nas redes sociais, em seguida:
Enquanto isso, Globo empaca e tem dificuldades para patrocínio em jogos da Seleção Brasileira
Neste sábado (23), a Seleção Brasileira tem seu primeiro compromisso com Dorival Júnior à frente do comando da seleção. Direto de Wembley, em Londres, o Brasil encara a Inglaterra no primeiro de dois jogos amistosos na Europa. A Globo transmitirá ao vivo, a partir das 15h50 (horário de Brasília). Entretanto, a emissora teve uma grande dificuldades de arrumar patrocinadores para estes eventos.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP E RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO!
Se no passado os jogos da seleção eram repletos de empresas expondo suas marcas, atualmente o cenário é bem diferente. Segundo informações do portal F5, através do jornalista Gabriel Vaquer, apenas um patrocinador se mostrou interessado por investir nos jogos desta rodada.
Trata-se da cervejaria Heineken, que decidiu divulgar o produto “Eisenbahn” durante as partidas do Brasil. Primeiramente, foram disponibilizadas seis cotas ao mercado. Cinco estão livres, até aqui.
+ Vem aí! SBT define jogos da Sul-Americana e dessa vez não terá só paulistas. Confira!
O caso é similarmente ao que o ocorreu no Carnaval. Em 2022 e 2023, a Ambev anunciou apenas a “Brahma” nos desfiles do Rio de Janeiro e em SP. Este ano, a empresa ficou com duas cotas e repetiu sua principal cerveja acrescentando ainda o “Guaraná Antarctica”.
Vai pagar quanto? Afinal, quanto custa anunciar em um jogo da seleção na Globo? Entenda!
Ainda conforme contou a publicação da Folha, a estimativa é que cada cota de transmissão valha R$ 60 milhões no mercado. Vale recordar que podem haver generosos descontos, prática amplamente comum no ambiente publicitário.
Após péssimas atuações e um trabalho perdido em 2023 sob comando de Fernando Diniz, a Seleção Brasileira tem sido vista com ampla desconfiança por torcedores e críticos da mídia. Agora, com Dorival Júnior estreando, fica a interrogação se é possível virar o cenário adverso.
+ Superação! Ivan Moré fala sobre a depressão e a decisão de voltar à TV. Entenda!
Na terça-feira (26), o Brasil enfrenta a Espanha, às 17h, horário de Brasília. A Globo transmite ao vivo, assim como o SporTV. O grupo assinou um acordo que garante todos os jogos amistosos envolvendo a equipe até a Copa de 2026.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
Siga: Youtube, Instagram, Facebook, Google Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem: TV Globo / Reprodução