Silvio Santos foi enterrado na manhã deste domingo (18), no Cemitério Israelita, no Butantã, na zona oeste de São Paulo. O velório e o sepultamento foram restritos à família, atendendo a um pedido do comunicador.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
Apesar da família não ter divulgado onde o último adeus aconteceria, o local acabou sendo divulgado pela grande mídia ainda neste sábado (17). A partir deste momento, diversos fãs se dirigiram à porta do cemitério para prestar as últimas homenagens. Todavia, a entrada no local seguiu restrita durante toda a cerimônia.
Na cultura judaica, o enterro deve acontecer tão logo possível, pois o entendimento é que a alma só descansaria após o sepultamento. Todavia, a morte de Silvio aconteceu num sábado, dia que não há ritos para seguidores desta religião.
Outro fator notado é a ausência de flores no velório e sepultamento. Diferentemente da cultura cristã, estes objetos não são usados no judaísmo. O caixão deve ficar fechado e, em seguida do enterro, deve iniciar o período de Shivá, luto de sete dias. Entretanto, é preciso lembrar que as filhas e esposa de Silvio Santos são evangélicas.
A família Abravanel pregou um comunicado na porta do cemitério explicando o motivo do veto dos fãs na cerimônia. O texto foi o mesmo enviado em uma carta aberta.
“[Silvio] pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu”, explicou em resumo.
SBT cancela Programa Silvio Santos e opta por documentário inédito sobre comunicador
O SBT acaba de informar que não exibirá o Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel neste domingo, 18 de agosto. Hoje, a emissora mostraria um especial sobre os 43 anos do SBT, comemorados esta semana.
No lugar do mais antigo programa de TV no mundo, a emissora optou por exibir o documentário “Silvio Santos Vale Mais do que Dinheiro“. O produto foi criado para ser exibido no streaming +SBT, que teria sua campanha de lançamento hoje. Entretanto, esta ação também foi adiada.
O documentário inédito irá ao ar 30 minutos mais tarde que o horário habitual da atração de Patricia Abravanel, às 19h30. O SBT derrubou toda a programação de sábado (17) e manhã de domingo (18) para homenagear o maior nome da TV brasileira.
Silvio Santos morreu neste sábado (17), aos 93 anos, vítima de uma broncopneumonia. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein desde 1º de agosto. Por fim, o velório e o enterro serão reservados à família, a pedido do comunicador.
Confira, em seguida, a carta aberta da família Silvio Santos sobre a morte de Silvio Santos
Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo.
Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida. [Silvio] pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu.
Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer.
Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros.
Com muito carinho e respeito a todos vocês,
Família Abravanel
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem [capa]: Band / SBT (Montagem)