A falta de planejamento e visão de criação, às vezes, faz com que a conta chegue para o lado mais fraco: o telespectador. Não é a primeira vez que o público tem o dissabor de ver sua novela cortada, inesperadamente. Record e SBT são, por exemplo, os casos mais emblemáticos, recentemente.
Todo mundo já sabe que os números de audiência são que mandam, especialmente na praça paulistana. Entretanto, até mesmo na arte de passar a tesoura é preciso ter um certo cuidado e respeito.
+ EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP E RECEBA O CONTEÚDO DO SITE!
Pecado Mortal, que foi lançada no início do ano com a ousadia de conseguir pontos preciosos de audiência em cima de quem não curte o BBB, passou por poucas e boas nos últimos dias.
Segundo levantamento do portal Notícias da TV, o capítulo da última terça-feira, 29 de janeiro, apresentou o que foi mostrado, originalmente, em nove capítulos. Imagina quem está assistindo a trama pela primeira vez, acompanhar um ritmo tão insano e acelerado? Impossível.
Vale ressaltar que a novela, que vem perdendo até mesmo para o SBT, vem conseguindo médias de 2 e 3 pontos. Ou seja, há, pelo menos, 146 mil lares na Grande SP que estão se interessando pelo produto e que estão sendo desrespeitadas. Sem contar, interior de SP e um resto de um Brasil inteiro.
Para piorar, há a expectativa que Pecado Mortal saia do ar antes de 2 meses para a entrada de produtos da linha de show do horário nobre. Originalmente, teve oito meses, em 176 capítulos.
SBT também tem histórico polêmico
O SBT, recentemente, também andou aprontando para cima de seu público. Suprimiu 107 capítulos de Carrossel, na reprise apresentada em 2022.
Vale ressaltar que, em 2013, a emissora chegou a lançar uma reprise em agosto, um mês após o final do remake, de 310 episódios. Todavia, a decisão repentina, com doses de desespero, durou uma semana.
Não pensem que o SBT aprendeu com os erros do passado. Em 2023, após lançar a reprise de Rebelde às 14h15 e ver seus índices despencarem, também passou a régua nos capítulos do repeteco. Erro sobre erro, um ano depois.
Não pensem que a Globo não sofre de falta de aceitação de público com suas reprises. A emissora vem tendo complicações, em São Paulo, com Paraíso Tropical, em Vale a Pena Ver de Novo.
Apesar dos cortes, que sempre acontecem em uma novela das 21h, o público consegue ter um norte coerente e coeso do desenrolar da trama. O mínimo a se esperar.
O sinal da TV aberta ser gratuito está longe de ser sinônimo de bagunça. Por fim, a incompetência e a preguiça de criação e construção de uma programação não são motivos para tamanho desrespeito com o telespectador.
Esse texto é uma opinião do jornalista Eduardo Moura, editor do portal Audiência Carioca
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
Siga: Youtube, Instagram, Facebook, Google Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem [capa]: Record / SBT (Montagem)