Rádio Tupi se destaca em favelas do Rio e atinge quase 1 milhão de ouvintes: quem são os comunicadores preferidos?

A Rádio Tupi conquistou números importantes em uma camada altamente popular no Rio de Janeiro: as favelas. Segundo pesquisa do instituto Data Favela, a emissora está próxima de atingir, direta ou indiretamente, 1 milhão de ouvintes neste perfil.

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Ao todo, o instituto realizou 2262 entrevistas, entre 12 e 30 de janeiro deste ano. A Tupi tomou a iniciativa na tentativa de entender o comportamento dessa fatia de público, já que o Kantar Ibope não mede o consumo em áreas consideradas de risco nas praças onde mede audiência de mídia, caso do Rio de Janeiro.

A informação foi confirmada pelo Audiência Carioca em contato com a assessoria de imprensa do Kantar Ibope. Atualmente, o estado do Rio de Janeiro reúne 1587 favelas mapeadas, segundo o Data Favela. Em junho, o AC informou em primeira mão que a Tupi estava de olho neste perfil de público na tentativa de avaliar sua audiência, além do Kantar Ibope.

A nível de conhecimento da marca “Rádio Tupi”, onde não necessariamente o entrevistado consome algum tipo de programa da emissora, atingiu 975 mil ouvintes, entre pessoas que habitam em favelas.

Nos últimos 12 meses de 2023, a estimativa é que 885 mil ouvintes escutaram a Tupi. Já quando o elenco é poder de influência do casting da emissora, é de 500 mil ouvintes, conforme revelou o instituto.

A pesquisa apontou ainda que os entrevistados veem como diferencial na Tupi, a forma como as notícias e acontecimentos são comunicados.

Destacam-se entre os perfis que consomem a programação da Rádio Tupi: pessoas que se afirmaram pretas (70%); mulheres (53%); pessoas acima dos 50 anos (40%); casados ou morando junto (52%), com filhos (72%); com ensino médio completo (47%) e 62% informou estar ocupado com algum trabalho.

Afinal, quais comunicadores são mais conhecidos na Rádio Tupi dentro das favelas?

O nome mais conhecido da Rádio Tupi em comunidades do Rio é o de José Carlos Araújo. O narrador é conhecido por 42% de moradores, gerando um potencial de alcance de 634 mil ouvintes. O nível de confiança é de 96%.

Em seguida, Antonio Carlos é o nome com maior conhecimento entre os ouvidos na pesquisa. O “Despertador do Brasil” conquistou 38% de conhecimento em favelas, gerando alcance de 575 mil pessoas. Seu nível de confiança é de 98%, o maior registrado na pesquisa.

Clóvis Monteiro e Isabele Benito aparecem matematicamente empatados na terceira posição: 28% conhecem as duas personalidades, atingindo 426 mil ouvintes. Curiosamente, os dois apresentadores, que também atuam também no SBT Rio, ostentam 95% de confiança.

Cidinha Campos e Luiz Penido são conhecidos por 26% do público ouvido na pesquisa. O narrador atinge a 396 mil ouvintes, enquanto Cidinha, 386 mil. O nível de confiança de Penido é de 98%, empatado com Antônio Carlos e Eraldo Leite, os mais altos da avaliação, enquanto Cidinha conquistou 89% de confiabilidade do público.

Eraldo Leite, contratado no ano passado, também apareceu entre os mais conhecidos: 24%, atingindo 357 mil ouvintes e 98% de confiança.

A pesquisa não esclarece se há rejeição entre os comunicadores e o alto apelo comercial nas propagandas da rádio, muito reclamada por ouvintes nas redes sociais.

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Imagem: TV Globo / Reprodução

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