Rádio Tupi faz reunião emergencial e acende alerta por audiência

A Rádio Tupi está em alerta sobre a distribuição de audiência do segmento no Rio de Janeiro. Embora esteja na quarta posição há algum tempo, a emissora chegou, durante a pandemia, a liderar os números do Kantar Ibope. Entretanto, com o passar do tempo, muita coisa aconteceu no mercado e a rádio não demonstrou grandes reações.

Nesta quarta-feira (5), a alta cúpula da Tupi reuniu quase todos os comunicadores para fazer uma reunião para tratar do assunto.

EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO!

A conversa foi comandada por Josemar Gimenez, presidente dos Diários Associados, e contou ainda com as presenças de Tufy Habib, executivo comercial da emissora, e Marcus Giacomo, diretor artístico.

No encontro, o pedido foi reto e direto: a emissora precisa avançar e ampliar seu alcance em regiões mais populares da cidade, com objetivo de aumentar sua performance de audiência em regiões periféricas (classes C, D e E).

A FM O Dia e a Rádio Globo são dois exemplos de emissoras que vêm crescendo nestas regiões, mesmo com um investimento amplamente menor que a Tupi.

Por exemplo, recentemente, a Globo comemorou internamente a liderança na maior parte do tempo total de suas transmissões esportivas. A exposição caiu com certo incômodo na Tupi, já que a emissora costumava disparar vinhetas em sua programação esportiva de “segue a líder”.

Outro fator a ser ilustrado é o afastamento do público de formatos “populares” no rádio nas primeiras horas da manhã. Quando Rádio Globo e Rádio Tupi brigavam pela faixa das 6h às 9h, cada emissora conseguia, aproximadamente, um número próximo dos 300 mil ouvintes. Em resumo, mais de 500 mil pessoas consumiam este tipo de produto divididos em duas emissoras.

Manhã perde ouvintes neste segmento

Sem concorrência direta com a Globo, o Show do Clóvis Monteiro festejou, recentemente, a liderança no horário com 227 mil ouvintes, na métrica do Kantar Ibope entre fevereiro e abril de 2024. Apesar da primeira posição, é notório perceber que ouvintes migraram para outro consumo de mídia no rádio ou fora dele. Vale lembrar que outras rádios, como a FM O Dia, a JBFM e a Melodia não estão tão distantes do Ibope do programa de Clóvis. Confira:

Em suma, agora, a direção da rádio convocou seus comunicadores para que juntos tentem recuperar público em regiões de massa do Rio e Grande Rio.

Um verdadeiro “se vira nos 30”, já que o complicador apresenta um mercado sinalizando que conteúdos musicais têm sido mais procurados e a Rádio Tupi tem apenas um programa autorizado a ser plenamente musical: o Programa da Boneka.

A aposta é muito criticada pelo público de vanguarda da Tupi e embora não seja um fenômeno comercial e de audiência, atende à expectativa do que o público vem procurando e consumindo no Grande Rio. Além disso, sem dúvidas, mais econômico para os cofres da rádio. Outra reclamação dos ouvintes ocorre pela quantidade de ações comerciais em intervalos e de tro dos programas.

Por fim, a Rádio Tupi não conta com assessoria de imprensa e não comenta assuntos internos ao Audiência Carioca. Todavia, o espaço está aberto, caso queiram se manifestar.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebookGoogle Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: TV Globo / Reprodução

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31