Duas rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) devem ser extintas ainda em 2022: Rádio Nacional AM e MEC AM, segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, nesta sexta-feira (25).
A coluna de Lauro Jardim informou que o coronel Roni Pinto, diretor-geral da EBC, avisou internamente a gestores da estatal que a Nacional AM e a MEC AM serão encerradas em abril.
A Nacional é um símbolo do rádio brasileiro e foi palco de grandes momentos da história do veículo, dando espaço a nomes da música, da comunicação e do jornalismo.
Lançada em setembro de 1936, a emissora esteve sediada por 76 anos no Edifício A Noite, situado na Praça Mauá. Atualmente, a programação é produzida no prédio da EBC, na rua da Relação, no Centro do Rio. Disponibilizada na frequência no AM, a Nacional está sendo testada em FM, com transmissão experimental em 87,1 FM.
A Rádio MEC está no ar há 98 anos e teve Roquette-Pinto como um de seus fundadores. Trata-se da segunda rádio lançada no Brasil. Oficialmente, o rádio comemora 100 anos no Brasil em 2022, embora a Rádio Clube, de Pernambuco, tenha sido lançada três anos antes, em 1919.
O Audiência Carioca procurou a assessoria da EBC para comentar o caso. O espaço segue em aberto e, caso haja retorno, esta nota será atualizada.
Fábio Faria, ministro das comunicações, já disse abertamente nas redes sociais que só a TV Brasil dá um prejuízo de R$ 550 milhões por ano. No ano passado, a EBC comprou duas novelas bíblicas da Record TV. Uma delas, custou R$ 3 milhões aos cofres públicos.
TELEGRAM: RECEBA O CONTEÚDO DO AC EM TEMPO REAL!
INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem: Acervo / EBC