Rádio comemora crescimento de audiência e publicidade em 2022, aponta pesquisa

Os números do último levantamento do Kantar Ibope sobre o consumo de rádio no Brasil são animadores. O instituto de pesquisa divulgará novos dados sobre a relação do público com o veículo no próximo domingo, 25 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Rádio.

Embora o estudo não tenha sido publicado de maneira oficial, alguns dados estão confirmados. O consumo de rádio por brasileiros cresceu 3% em relação a 2021, atingindo 83% da população.

O perfil predominante se encontra na faixa etária de 30-49 anos, representando 42% deste público. Outra fatia importante está relacionada ao perfil de renda: 44% do público se encaixa nas faixas “A” e “B”, as mais atrativas para o mercado publicitário.

A publicidade no rádio também cresceu 25% em 2022, após a retomada da economia diante do cenário de estabilidade da pandemia de covid-19.

Outro dado comportamental confirmado é o consumo de rádio através de smartphones. A pesquisa apontará um aumento de 4% do uso do celular, em relação a 2021, representando 26%. O hábito de ouvir através de computadores também atingiu a marca de 30% este ano.

Febre nas plataformas digitais, o podcast também é consumido por 40% dos ouvintes de rádio.

RIO: MAIOR CONSUMO MÉDIA-DIA

Em agosto, o portal tudoradio.com revelou que três a cada cinco ouvintes declarados escutam rádio todos os dias. A publicação também contou que o consumo médio de rádio é próximo das 4h/dia: 3h58 min, segundo revelou Giovana Alcantara, diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, no SET Expo 2022.

O detalhe é que no Rio de Janeiro o consumo é superior à média nacional, atingindo 04h32 min/média-dia. Trata-se do melhor desempenho diante dos 13 mercados avaliados pelo instituto.

Em São Paulo, o desempenho é inferior à média geral: 03h52 min/média-dia. Belo Horizonte é a região onde mais se registrou ouvintes, com 90% da população afirmando ser consumidor de rádio.

O consumo de webrádio quase dobrou em três anos: um salto de 4 milhões, em 2019, para 7,4 milhões, em 2022.

O Inside Radio 2022 completo será divulgado no próximo domingo (25).

Colaborou Alexandre Ferreira

TELEGRAM: RECEBA O CONTEÚDO DO AC EM TEMPO REAL!

INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Freepik

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31