O crescimento da força feminina na música nos últimos anos é público notório, mas o mercado ainda enfrenta paradigmas que precisam ser quebrados. Na Semana Internacional da Mulher, há muito o que comemorar nesse cenário, mas a luta ainda é extensa.
Segundo último levantamento do Escritório Central de Arrecadação de Direitos (Ecad), realizado na última década (2011-2020), o número de mulheres autoras de músicas disparou. O crescimento foi de 1200%, pulando de 27 mil, no período anterior, para 385 mil.
Pensando em fortalecer esse mercado, a produtora Valéria Gadioli desenvolveu o projeto ‘Cultura no Shopping e você. Deu Match!’, que visa valorizar a força feminina de autoras e cantoras. Dentre os nomes envolvidos neste trabalho, está a cantora Roberta Campos, que recentemente regravou “Lumiar”, de autoria de Beto Guedes, e chegou ao 21º trabalho tocado em uma produção televisiva.
“Esses shows dentro de espaços coletivos, como shoppings, movimentam a economia local e permitem que o público que nunca teve acesso a um show possa ver de perto um artista renomado. E o que é melhor, de forma gratuita. É importante essa iniciativa pelo fato de as pessoas terem acesso por meio dessas apresentações musicais à educação, a cultura, diversidade e sustentabilidade. E é de suma importância fazer desse projeto um meio de aumentar a representatividade feminina na MPB e trazer esse tema junto ao público”, disse Valéria.
Apesar do estouro de autoras no ECAD, a realidade do mercado ainda é cruel com estas profissionais: apenas 14% das músicas tocadas nas rádios, casas de festas e show têm mulheres na atuoria. A inserção de projetos culturais e gratuitos ao público servem de trampolins na tentativa de ampliar a participação da mulher neste mercado.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
Siga: Youtube, Instagram, Facebook, Google Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem [capa]: Divulgação