Paradiso estoura em audiência a dias de deixar os 95,7 FM - Audiência Carioca - Notícias e bastidores

Paradiso estoura em audiência a dias de deixar os 95,7 FM

Publicado por Eduardo Moura em

A situação da Paradiso FM Rio é um verdadeiro paradoxo. A emissora fechou a última pesquisa Kantar Ibope como a grande campeã em avanço de audiência na praça.

Se por um lado a notícia é de se comemorar, por outro, ainda fica a dúvida para qual dial irá sua programação. A Paradiso terá que entregar os 95,7 FM em breve, após a venda realizada pela Rádio Alvorada, antiga arrendadora, para a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Segundo informações do portal Tudoradio.com, a pesquisa Kantar Ibope Media entre os períodos de novembro de 2024 e janeiro de 2025 (05h-00h) apontou um disparo de 21,2% de audiência da Paradiso. Um dos maiores estouros de audiência ocorridos nos últimos levantamentos, considerando todas as emissoras na praça. Trata-se do segundo crescimento seguido em pesquisa de audiência.

EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO

O crescimento pode ser explicado após o instituto mudar algumas regras de medição de audiência. Na nova metodologia aplicada, faixa etária de 10 a 14 anos foi excluída das análises. A medida ocorre em atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Por outro lado, a pesquisa expandirá a amostragem online, que passará a representar 40% das entrevistas, e incluirá os grupos de 60 a 69 anos e 70+, considerando o crescimento dessa população e seu impacto na economia. Vale ressaltar que em setembro, a Paradiso mudou o foco de sua programação e passou, justamente, a mergulhar de vez no público +50 anos.

Sendo assim, a rádio pula de um 10º lugar para o 9º lugar, superando a Transamérica, que foi recentemente vendida. No entanto, as duas emissoras seguem próximas na disputa pelas últimas posições do top 10.

Entenda, em resumo, os bastidores dos últimos tempos da Paradiso

A notícia da saída da Paradiso dos 95,7 FM caiu como uma bomba no mercado carioca. A informação vazou antes mesmo que a rádio sinalizasse esta surpreendente mudança futura ao mercado e a seus ouvintes. Desde então, a Dial Brasil tem trabalhado para resolver essa pendência e anunciar sua mudança definitiva. Todavia, não tem sido uma tarefa fácil.

Desde 2023, a Paradiso FM Rio tem passado por algumas mudanças bruscas. Após se chamar por anos SulAmérica Paradiso, a rádio precisou retornar apenas a nomenclatura Paradiso por conta da perda do patrocínio em seu ‘naming rights’. Todavia, um vai e vem tomou conta da marca da rádio.

Em janeiro de 2024, a Paradiso fechou um acordo com a Amil Planos de Saúde para assumir o nome da emissora. Só que, após oito meses, o acordo foi desfeito e, mais uma vez, a rádio voltou a se chamar Paradiso, como neste momento. Em resumo, foram três nomes diferentes num período de um ano, entre agosto de 2023 e agosto de 2024.

Na última mudança, há seis meses, a Paradiso fez uma mudança brusca, criando novos programa e apostando no público adulto +50. Um programa chamado ‘Good Times Paradiso ‘, clara inspiração no formato criado pelo Sistema Globo de Rádio, e um formato com canções de novelas foram criados.

O Audiência Carioca tenta conversar com a Dial Brasil desde o fim de dezembro. No entanto, como de habitual, a emissora não respondeu aos nossos contatos sobre as diversas pautas envolvendo o nome da emissora nos últimos tempos. O espaço segue aberto, caso o grupo deseje se posicionar.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Paradiso FM Rio


Eduardo Moura

Eduardo Moura é jornalista e editor do Audiência Carioca. E-mails: [email protected]