Os bastidores da confusão na Copa do Nordeste no Premiere
O mercado televisivo foi surpreendido nesta sexta-feira (3), após a Globo divulgar que não poderá transmitir a rodada inaugural da fase preliminar da Copa do Nordeste. O torneio foi adquirido pelo grupo para ser exibido apenas no sistema pay-per-view, através do Premiere.
O Nordestão é um torneio agenciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade não aceitou que a Trinta Sports, que tem os direitos de transmissão do torneio, tenha poder para sublicenciar o torneio para um terceiro. O acordo entre Trinta e Globo foi divulgado em 16 de dezembro.
A Trinta Sports é responsável pelo gerenciamento dos canais DAZN e Nosso Futebol. Segundo informações do jornalista Alessandro Oliveira, em seu canal no Youtube, além de toda essa confusão envolvendo o Premiere, a ESPN ainda é dúvida se seguirá na transmissão dos jogos na TV paga. Oliveira conta que o canal Disney estuda uma saída da competição.
Entretanto, o SBT Nordeste ainda segue firme na cobertura da TV aberta. A emissora é a única garantida e mostrará amanhã, na TV Jornal, Santa Cruz x Treze (PB), às 16h, horário de Brasília.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
Caso a CBF rompa com a Trinta Sports, a Globo perderá automaticamente o acordo que tinha para ficar com a Copa do Nordeste no Premiere. A Trinta acredita que tem os direitos para vender os sublicenciamento do torneio. Ainda segundo Oliveira, a entidade máxima do futebol estuda rescindir o acordo com a empresa que administra a DAZN e a Nosso Futebol.
Ao confeccionar a tabela da Copa do Nordeste, a CBF ignorou o Premiere, deixando claro que não reconhece o acordo entre Globo e Trinta Sports.
Enquanto isso, as produtoras que trabalham nos caminhões de operações em estádios aguardam um posicionamento oficial para saber se haverá um acordo momentos antes da bola rolar.
Em nota, a Globo informou que inesperadamente precisou mudar os planos sobre o início dos trabalhos neste sábado (4) na Copa do Nordeste. A empresa foi a única a tratar do assunto publicamente. CBF e Trinta Sports ainda não comentaram o assunto.
Veja, em seguida, a nota da Globo:
“A Globo foi surpreendida no final de dezembro com a informação de que problemas na relação entre CBF e Trinta Sports impedirão a transmissão da Copa do Nordeste no Premiere amanhã (sábado), já que adquiriu da Trinta Sports a capacidade de exibição do torneio na forma de sublicenciamento de direitos que a empresa garantiu ter com a CBF.
A Globo lamenta que existam dificuldades para o cumprimento de contratos assinados e reforça a expectativa de que todos os envolvidos busquem as soluções necessárias para viabilizar a transmissão nacional dos jogos de competição regional querida pelos torcedores e fãs de futebol em todo o país”, disse, em resumo.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem [capa]: CBF