A identidade paulista da Band é uma marca que a emissora, por mais que tente reverter o quadro, não consegue dissociar. Apesar de sua canopla jornalística em verde e amarelo, a programação gerada tem a marca, o ritmo e a identidade de São Paulo, a principal praça do mercado publicitário. Mas haverá um desafio pela frente: a transmissão do Campeonato Carioca nos próximos três anos.
A emissora volta ao torneio, após sete anos, quando era parceira da Globo no futebol. A última vez que a Band exibiu o Campeonato Carioca com exclusividade foi em 1995, em uma das finais mais emblemáticas da competição: Januário de Oliveira narrou o gol de Ailton, desviado na barriga de Renato Gaúcho, na épica vitória do Fluminense diante do Flamengo, que completava 100 anos na ocasião.
Só que a Band não tem um Januário em seu casting. Ou seja, a missão de “cariocar” a programação nos meses em que exibir o Campeonato Carioca será um desafio.
Neto e Datena são campeões de audiência da casa [em São Paulo], mas de longe promovem uma proximidade com torcedores dos principais times do Rio de Janeiro. Tanto que o Brasil Urgente [que é menos Brasil e mais São Paulo] sofre para atingir média de 1 ponto de audiência no Grande Rio.
A emissora tem um nome capaz de ajudar a dar um ar mais carioca em suas transmissões esportivas: Sérgio Maurício. O narrador tem experiência ampla por ter narrado jogos dos clubes do Rio no Premiére e conta com a simpatia do público que acompanha a Fórmula 1. Chamariz perfeito. Aliás, internamente, seu nome já está no radar para compor a equipe da emissora no Carioca.
Maurício só se entregará às transmissões ao vivo na categoria automobilística a partir de 5 de março. Enquanto isso, pode conciliar os trabalhos no desafio de fazer o Carioca nos meses de janeiro e fevereiro. A partir de março, o desafio da escala estará nas mãos da emissora, que também precisará fortificar sua base no Rio de Janeiro.
CARIOCA NA BAND
A Band acertou os direitos de transmissão do Campeonato Carioca 2023. A informação foi revelada em primeira mão pelo portal Na Telinha, através dos jornalistas Daniel César e Sandro Nascimento. Ao todo, a Band teria um superpacote de jogos: 28 partidas no total.
A expectativa é que sejam exibidos quatro jogos na semana: quarta-feira, quinta-feira, sábado e domingo. Segundo o jornal O Globo, o acordo firmado é de três anos.
Vale lembrar que a FERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) nomeou a Brax Sports para buscar no mercado propostas pela transmissão do Carioca.
Após um imbróglio com Vasco e Botafogo, a oferta visava jogos com mando de Flamengo, Fluminense de outros nove clubes pequenos.
A Record e o SBT estavam no radar na tentativa de levar o Carioca, mas com a ausência dos jogos com mando de Vasco e Botafogo acabaram esfriando as negociações.
Procurada para comentar o caso, a assessoria de imprensa da FERJ informou que “a Brax é quem trata disso”. O Audiência Carioca tenta falar com a Band sobre o Campeonato Carioca desde o início do mês, mas a emissora não respondeu ao nosso contato.
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem: Divulgação / Band