A família Berndinazzi se dividiu entre a felicidade e a tristeza. Com o fim da força expedicionária, Giuseppe (Tarcísio Meira) e Marieta (Eva Wilma) foram com os filhos para receber Bruno (Marcello Antony) de volta da II Guerra Mundial. Só que a alegria deu lugar ao desespero, quando os militares informaram que o herdeiro morreu na guerra e que só tinham uma medalha de honraria para entregá-los.
Enquanto isso, no mesmo momento, Giovanna (Letícia Spiller) está dando a luz. Sem saber da morte do irmão querido, ela pede a Henrico (Leonardo Brício) para dar o nome de Bruno à criança, em homenagem ao irmão que sempre apoiou o amor do casal. O filho de Mezenga (Antonio Fagundes) aceita.
No cafezal, Berdinazzi parece cada vez mais desnorteado com a partida do filho. Ele decide pegar a medalha de mérito e enterrá-la, acreditando que Bruno renascerá da terra. Os filhos veem a cena e ficam chocados, acreditando que o pai ficou louco de vez. Escondida, Marieta decidirá recolher o objeto e guarda como lembrança de Bruno.
BERDINAZZI FICA CHOCADO
Sem que ninguém saiba, Marieta colhe informações sobre Giovanna às escondidas, visitando Nena (Vera Fischer). Ela comentará com a vizinha que que ficaria feliz se Bruno tivesse deixado um filho na Itália e segue renegando o filho de Giovanna e Henrico.
Cada vez mais desnorteado, Berdinazzi ordena que os filhos chamem Mezenga para ter notícias de Giovanna. Ao ouvir do rival que os dois são avô, o marido de Marieta tem uma forte emoção ao saber que a filha colocou o nome no herdeiro de Bruno. A adrenalina é tão grande que Berdinazzi tem um ataque cardíaco fulminante e morre nos braços de Mezenga.
O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a decisão das emissoras