O Instituto Kantar Ibope divulgou os números da primeira fase da Copa do Mundo envolvendo o público brasileiro. Em todo o país, 43,9 milhões de pessoas estiveram ligadas, através da TV, nos três primeiros jogos da seleção brasileira.
Somados todos os jogos da fase de grupos, 58,9 milhões de usuários assistiram pelo menos a um jogo do Mundial.
Em média, os jogos envolvendo o time brasileiro apresentam consumo médio de 1h14 min. Já as demais seleções obtiveram 54min/média.
A partida entre Brasil x Sérvia foi a mais assistida: participação de 62%. O duelo também foi o mais assistido no Rio de Janeiro e São Paulo , ambas com 57 pontos/média.
Pela internet, o assunto “Copa” gerou grande engajamento. O Twitter registrou mais de 1 bilhão de impressões com publicações pertinentes ao tema. A seleção brasileira representou 35,18% deste conteúdo. As palavras mais utilizadas foram “Neymar”, “Coutinho” e “Brasil”. Do total, 8% insultaram o time brasileiro, 15% mencionaram admiração e 77% são considerados neutros.
A primeira fase da Copa 2018 aconteceu entre os dias 14 e 28 de junho.