Há 25 anos, SBT debochou da Globo com Papai Noel em briga histórica de audiência

Há 25 anos, o SBT impôs à Globo uma das maiores e históricas derrotas na guerra pela audiência. A histórica briga por público de Gugu e Faustão rendeu uma grande vitória em favor do canal de Silvio Santos, que chegou a dobrar o desempenho do Ibope, antigo instituto de pesquisa que media a audiência.

A partir de 1998, o SBT começou a ampliar sua força nos domingos à tarde, com as edições ao vivo do Domingo Legal, de Gugu Liberato (1959-2019), misturando polemicamente games, musicais, entretenimento e jornalismo. Lançado em 1993, apenas cinco anos depois, Gugu conseguiu sentir o sabor da liderança aos domingos.

A atração começou a incomodar o Domingão do Faustão, maior programa de auditório do país. Ambos os programas abordavam as principais pautas jornalísticas do domingo e abusavam em temas ousados e polêmicos. Em resumo, o famoso “tudo por audiência”.

Afinal, como o SBT comemorou contra a Globo?

Entre 1998 e 2003, Gugu conseguiu ser líder de audiência em São Paulo, principal praça do mercado, por inúmeras vezes. Em uma de suas primeiras vitórias, o SBT elaborou uma chamada em seu intervalo comemorando a goleada sobre a Globo com o resultado conquistado em 13 de dezembro de 1998: “No último domingo, o Papai Noel do Gugu visitou o Domingão”, alfinetou.

Naquele domingo, o destaque ficou por conta das 14h30 às 15h, quando o SBT registrou 22 a 11 contra a Globo. Às 14h56, Gugu anotou 24 a 12 contra Fausto Silva. Na ocasião, Gugu começava seu programa a partir do meio-dia. Com a Globo mexendo na grade, em 1999, o Domingo Legal assumiu a faixa das 15h30.

O período de maior intensidade da briga entre o Domingo Legal e Domingão do Faustão ocorreu por cinco anos. Em 2001, a Globo jogou o futebol para os domingos com o objetivo de estancar a audiência do SBT. Em seguida, reveja em vídeo histórico publicado pelo canal Derson Rubim Nostalgia.

Afinal, como Gugu e Faustão interromperam a briga de audiência?

Em 2003, a Nestlé juntou os dois comunicadores em uma ação publicitária que rendeu um momento histórico entre as duas maiores emissoras de TV na ocasião.

Meses depois, Gugu Liberato levou ao ar uma reportagem com falsos bandidos do PCC (Primeiro Comando da Capital), interpretados por atores, gerando um escândalo público. A partir daí, o Domingo Legal perdeu força e nunca mais brigou com força pela liderança com Faustão.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebookGoogle Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução TV

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31