Flávio Fachel usou as redes sociais nesta terça-feira (14) para comemorar um recorde surpreendente do Bom Dia RJ. A atração registrou audiência expressiva durante o ‘real time’ de medição do Kantar Ibope, revelado pelo jornalista: 70% de participação dos televisores ligados(share).
“Hoje, no Rio de Janeiro, chegamos ao ponto de ter 7 em cada 10 TVs ligadas no Bom Dia Rio. É o maior “share” da TV brasileira, em todos os horários, entre todos os canais. Obrigado pela audiência”, escreveu o Fachel nas redes sociais.
O Bom Dia RJ tem conseguido médias expressivas de audiência e participação, superando o aproveitamento de toda a programação de horário nobre da TV brasileira. No dia 31 de outubro, o telejornal atingiu média de 58,1% de ‘share’ e 12,9 pontos, entre 6h e 8h30.
Por fim, cada ponto de audiência no Grande Rio equivale a 49.547 televisores ligados ou 125.405 telespectadores.
Análise: afinal, por que o Bom Dia RJ é um case de sucesso da TV brasileira?
Os números do Bom Dia RJ são impressionantes. Em tempos onde se discute a audiência e a participação dos telespectadores junto à TV aberta, o telejornal feito para cariocas e fluminenses é um verdadeiro case de sucesso e fidelização do público. Na contramão de tudo, o BDRJ conquista um ‘share’ (TVs ligadas) que poucos formatos do meio televisivo conseguem repetir.
Em um recorte de crescimento, de 2015 para cá, o Bom Dia Rio ganhou tempo e público, paralelamente. Se há 8 anos, sua audiência permeava na casa de 7 a 8 pontos de média, atualmente, é um caso raríssimo fechar com a parcial geral abaixo dos 10 pontos. Um crescimento de público acima dos 30%.
Obviamente a estrutura e a capacidade de alcance disponibilizados pela Globo ajudam bastante a ter um jornal dinâmico, direto, com informações precisas e certeiras: atendendo à necessidade do telespectador, a maioria em transição para as atividades rotineiras. O Rio de Janeiro tem espaço e conteúdo de sobra para criar pautas. Mas é preciso saber contá-las.
DUPLA AFINADA É O DIFERENCIAL
E neste sentido, Flávio Fachel, Silvana Ramiro e seus colegas de equipe sabem fazer. A dupla de âncoras traz as notícias com a capacidade analítica de se colocar sob o ponto de vista dos envolvidos e, especialmente, do cidadão carioca, que sofre com péssimos serviços de utilidade pública. Quando há clima e espaço, sabem ser divertidos e descontraídos, sem desprezar as boas oportunidades que existem ao vivo.
Além disso, não precisam gritar – ainda que estejam mediante a uma pauta polêmica – e não necessitam de efeito sonoro para que o telespectador tenha o entendimento e o impacto do que está sendo apresentado.
Em seguida, também não precisam brigar com a rede social, ainda que encontrem críticas neste espaço, e tão pouco compartilham de fazer da vida do carioca um show de realidade em suas mazelas. O helicóptero e toda a estrutura estão ali como prestadores de serviço e não para fazer puro suco de entretenimento, apenas.
Não à toa, o Bom Dia Rio conquista a participação de mais de 50% de televisores ligados, das 6h às 8h30 no Grande Rio e, recentemente, bateu o pico de 56%. Retorno justo para quem sabe fazer.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
Siga: Youtube, Instagram, Facebook, Google Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem [capa]: Reprodução / Instagram