O jornalista Gilmar Ferreira, ex-gerente nacional de esportes da Rádio Globo, contou alguns bastidores de sua passagem pela emissora. Em entrevista ao Fora de Jogo Podcast, Gilmar recordou sua missão em resgatar o esporte da Globo, no início da década passada, e que chegou a cogitar trazer o comentarista Jorge Nunes (1950-2014), um dos maiores sucessos do esporte da Rádio Tupi.
A ideia ocorreu quando Gilmar e José Carlos Araújo relançaram o Globo Esportivo. Na ocasião, em 2011, o programa ganhou uma nova roupagem, com a inserção de quatro comentaristas ligados aos clubes do Rio de Janeiro. O Vasco ficaria a cargo de Loureiro Neto (1953-2014), que poucos dias antes de assumir a função, teve um seríssimo problema de saúde:
+ RJ2 se aproxima dos 30 pontos e é o jornal mais assistido da Globo, batendo o JN
“A gente brigava na audiência com o Washington Rodrigues, com o Show do Apolinho… Eu falei: ‘Zé (Garotinho) vamos fazer o seguinte: vamos criar um outro formato’. E nós criamos… Cada jornalista comentava sobre determinado clube. Jornalistas esses que, sabidamente, tinham afinidade por determinados clubes”, lembra Gilmar, informando que se inspirou em uma mesa redonda de Armando Nogueira (1927-2010).
PRIMEIRAMENTE, NOVA FASE DO GLOBO ESPORTIVO
Em seguida, Renato Maurício Prado foi escalado para comentar o Flamengo; o Fluminense ficou a cargo de Felippe Cardoso; e o Botafogo, com Eraldo Leite. “Não era para assumir a função de torcedor, era para fazer a função de jornalismo”, recorda-se Gilmar, que trouxe mais detalhes:
“O Loureiro estava fazendo apenas o Botequim [Botequim da Globo], já tinha largado o esporte. Eu falei para o Loureiro que ele é uma marca da Rádio Globo e essa foi uma das razões que o Giovanni Faria (diretor executivo do Sistema Globo de Rádio) me levou para a emissora para que eu ajudasse a recuperar as grandes marcas da Rádio Globo: Gilson Ricardo, José Carlos Araújo, Edson Mauro, Gerson, Luiz Mendes, pessoal da velha guarda, que na junção com o jornalismo da CBN perdeu um pouco da liberdade e da espontaneidade do rádio”, iniciou.
EM SEGUIDA, JORGE NUNES ENTROU NO RADAR
A situação de saúde de Loureiro Neto, designado a comentar o Vasco, acabou sendo um problema de última hora.
+ O que se sabe até aqui da volta da Manchete: profissionais envolvidos e bastidores
“Nas vésperas do programa entrar no ar, o Loureiro Neto teve um problema coronário e ficou internado, quarenta e cinco dias em coma. Então, ficou sem representante do Vasco. Eu tentei contratar o Jorge Nunes, que era vascaíno e estava fazendo sucesso na Rádio Tupi. Mas, eu não tinha verba para isso no meu orçamento. Aí o José Carlos, essa mente brilhante, falou para mim: ‘tem que ir você’. Eu tinha outros afazeres. ‘Tá bom, eu vou. 5 horas eu desço para fazer o programa”, contou Gilmar.
Semanas depois, Loureiro Neto recebeu alta e voltou às suas atividades na emissora, assumindo seu posto. A pedido de Garotinho, Gilmar seguiu no Globo Esportivo e foi batizado de “espião” pelo narrador. Todos estes momentos podem ser lembrados na entrevista do Fora do Jogo Podcast, a partir de 36 minutos.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER, EM RESUMO:
- Primeiramente, Gilmar Ferreira, ex-gerente nacional de esportes da Rádio Globo, contou como foi o relançamento do Globo Esportivo, em 2011;
- Em entrevista ao Fora de Jogo Podcast, o jornalista contou que Loureiro Neto ficaria responsável em comentar o Vasco. Entretanto, um problema de saúde afastou o comunicador dos trabalhos;
- “Nas vésperas do programa entrar no ar, o Loureiro Neto teve um problema coronário e ficou internado, quarenta e cinco dias em coma. Então, ficou sem representante do Vasco. Eu tentei contratar o Jorge Nunes, que era vascaíno e estava fazendo sucesso na Rádio Tupi. Mas, eu não tinha verba para isso no meu orçamento. Aí o José Carlos, essa mente brilhante, falou para mim: ‘tem que ir você’. Eu tinha outros afazeres. ‘Tá bom, eu vou. 5 horas eu desço para fazer o programa”, contou Gilmar;
- Semanas depois, Loureiro Neto recebeu alta e voltou às suas atividades na emissora, assumindo seu posto. A pedido de Garotinho, Gilmar seguiu no Globo Esportivo e foi batizado de “espião” pelo narrador.
FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
Siga-nos no Youtube, Instagram, Facebook, Twitter e Google Notícias. Fique ligado em nosso conteúdo
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem [capa]: Reprodução / Rádio Tupi