A ex-BBB 20, Bianca Andrade, popularmente conhecida como Boca Rosa, retornou ao Complexo da Maré, onde foi criada, para finalizar o ‘Deu Match – Empreendedoras da Maré e Marketing Digital‘, apoiado Observatório de Favelas.
O encerramento ocorreu na última segunda-feira (6) e reuniu 50 empreendedoras, com idade entre 18 e 60 anos, na Arena Dicró, na zona norte do Rio.
O curso contou com aulas presenciais sobre economia solidária, desenvolvimento de estratégias de marketing digital, aumento de vendas, orientação e incentivo à produção de conteúdo qualificado.
“A empreendedora tem que pensar que ela é única, mas não está só. E eu procurava passar para cada uma delas no curso como eu fazia as coisas acontecerem por etapa, relembrava as primeiras conquistas, ainda que soubesse que tinha mais por vir. Quanto mais a gente aprende, mais somos donas de escolhas certas. E nas aulas um exemplo me chamou a atenção. Uma empreendedora me apresentou uma colega e não falou que ela era funcionária, mas colaboradora. E eu ouvi isso de alguém que me dizia que tinha muitos medos em investir. Então ali eu percebi como o curso não só mudou a mentalidade empreendedora, mas criou uma união entre elas”, disse Bianca, que tem um filho com Fred Bruno, atualmente no camarote do BBB 23.
A formação destinada a mulheres empreendedoras moradoras do Conjunto de Favelas da Maré, selecionou negócios que usam as redes sociais como divulgação para suas vendas de seus produtos e serviços. Houve muita emoção no encerramento do curso.
“Tinha muita dificuldade em fazer o meu negócio dar certo. Na prática, pagava para trabalhar desde que abri minha empresa, há quatro anos. Ouvi falar no Deu Match, resolvi me inscrever e já nas primeiras aulas percebi qual era o tipo de mudança necessária. No curso, tirei todas as minhas dúvidas e hoje minha situação financeira está bem mais organizada”, disse a designer de sobrancelhas Brena Veras, moradora do Parque União.
O ‘Deu Match’ visa fortalecer os negócios locais geridos por mulheres, especialmente com orientações e técnicas relacionadas ao universo digital para ampliar o leque de negócios e tornar mais prático o relacionamento virtual com potenciais clientes.
Segundo o Censo de Empreendimentos da Maré, realizado pelo Observatório de Favelas em parceria com a organização Redes da Maré, foram registrados 3.182 empreendimentos. Com uma cobertura de 92,8% do universo, o Censo pesquisou quase 3 mil unidades comerciais ou atividades empreendedoras individuais, proporcionando um empreendimento a cada 42 moradores(as), aproximadamente.
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem: Ramon Vellasco / Divulgação