Rotineiramente, um profissional costuma buscar seus direitos na Justiça após uma demissão ou saída da empresa onde trabalhava. Entretanto, há exceções inesperadas. Um repórter da TV Globo teve a coragem de processar a emissora enquanto ainda está contratado e trabalhando no jornalismo.
Trata-se do jornalista Aluisio Marques, da TV Globo, em Minas Gerais. Ele ingressou uma ação trabalhista contra sua empregadora durante o período de férias, alegando assédio moral e acúmulo de funções. As informações são do portal Na Telinha. A publicação revela que o pedido de indenização é de R$ 725 mil.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO!
Vale lembrar que enquanto a causa não é encerrada, a Globo não pode dispensar o profissional de seu quadro. Aluisio entrou na emissora em 2015 como estagiário e foi efetivado em seguida, no ano de 2016. Na ocasião, ele assumiu a função de coordenador de telejornal.
Acúmulos de função e ida ao banheiro incomodaram o jornalista
A reclamação se dá por conta de um suposto acúmulo de funções onde fazia paralelamente outras atividades, como editor de texto, operador de teleprompter, editor de imagem, repórter e até mesmo cinegrafista.
A defesa informa que a emissora enriquece às custas deste tipo de acúmulo de funções, uma vez que não recebe para fazer todas as atribuições citadas. Por fim, também há a solicitação de equiparação salarial com outras duas profissionais que teriam a mesma função. Entretanto, elas ganhariam mais que Aluisio.
A bolada de R$ 725 mil também inclui a reparação de outros supostos não pagamentos, como horas extras, intervalos intrajornadas, adicional noturno, abono salarial e adicional de transferência. A defesa diz que o profissional chegou a trabalhar 13 horas, de segunda a sexta-feira, o que é proibido, segundo as leis trabalhistas.
Para piorar a situação, outra reclamação na ação acusa a Globo de obrigá-lo a trabalhar com sintomas de Covid-19 no ano de 2021, no auge da pandemia. Vale lembrar que o canal sempre foi um entusiasta de medidas que evitem a circulação do vírus, em comum acordo com o que mandavam as autoridades sanitárias.
Surpreendentemente, também diz que chegou a ter sua ida ao banheiro controlada por sua chefia, perguntando se faria “número 1” ou “número 2”. O caso chegou a ser levado ao ‘compliance’ da Globo, mas não houve retorno. Aluisio Marques ainda se encontra de férias.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
Siga: Youtube, Instagram, Facebook, Google Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem: Reprodução / TV Globo