Copa do Mundo pode não ter todos os jogos ao vivo e grátis em 2026: entenda

Uma mudança radical pode acontecer na próxima cobertura da Copa do Mundo. Há décadas, os telespectadores brasileiros estão acostumados a assistir todos os jogos ao vivo e de graça. A maior parte, claro, na TV aberta. Entretanto, os jogos da última rodada de grupos que ocorrem simultaneamente ficam liberados no Globoplay e no ge.globo, em tempo real e de graça.

A disponibilidade desses jogos ocorreram em boa parte pelo contrato de exclusividade da Globo, nos últimos mundiais. Além disso, em 2010 e 2014, a Band conseguiu fechar parceria com a emissora carioca. Para 2026, há uma chance considerável que isso não ocorra.

A partir do ano que vem, a Copa do Mundo será disputada de outra forma. Primeiramente, serão mais jogos. Ao todo, serão 48 seleções, aumentando em 16 países participantes, e totalizando 104 partidas.

EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO!

A Globo foi a primeira emissora brasileira a fechar acordo para exibir os jogos do Mundial nos EUA-México-Canadá. A emissora comprou o direito de 52 partidas, o que representa 50% do que será disponibilizado.

O pacote inclui jogos da seleção brasileira e a final, mesmo sem o time brasileiro, e também contempla o SporTV, Globoplay e ge.globo. Até aqui, a Globo não confirmou se pretende mostrar todos os jogos no sinal aberto e se pretende deixar algo exclusivo para o ambiente pago.

LiveMode cuida dos direitos da próxima Copa do Mundo no lugar da Globo

O arremate global não prevê exclusividade. No Brasil, a LiveMode é quem está cuidando das negociações de direitos de transmissão da Copa-2026, ocupando o espaço da Globo nos últimos anos. Em resumo, poderemos ter outras emissoras de TV aberta, TV paga, Youtube, streaming, além das rádios que vão fechar com a transmissão em áudio.

Segundo informações trazidas pelo jornalista Allan Simon, em seu canal no Youtube, a LiveMode terá dois pacotes para televisão. Primeiramente, para “TV aberta”, com todos os jogos do Brasil, assim como a Globo, além de outros jogos que a emissora carioca não terá. O que, fatalmente, ampliaria o leque de jogos ao vivo e grátis no sinal aberto, algo que ainda não está garantido.

Lembrando que o pacote da Globo prevê rigorosamente metade dos jogos de cada fase. Só para um exemplo na prática, dentre os dois jogos das semifinais da Copa-26, a emissora só tem garantida apenas um jogo. O outro está sem televisionamento, até aqui.

Já o segundo pacote prevê todos os 104 jogos da Copa do Mundo, o que preferencialmente é pensado para o streaming ou TV paga. O que acende ainda mais a chance de pela primeira vez em décadas ser necessário pagar para assistir a todos os jogos da Copa.

Para tal fator não aconteça, o necessário seria que uma TV aberta ou plataforma livre, como canais no Youtube, comprassem os 52 jogos que não estão na TV Globo. Além disso, a torcida seria para que estes canais de comunicação se comprometerem que vão liberar o conteúdo sem realizar nenhuma cobrança. Como dito anteriormente, a Globo não sinalizou se deixará alguns dos jogos exclusivos para SporTV ou Globoplay.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebookGoogle Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: FIFA

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31