Confira o resumo dos capítulos da novela Coração de Estudante. A trama tem como autor Emanuel Jacobina e tem 185 capítulos, entre 25 de fevereiro a 27 de setembro de 2002.
Confira o resumo de todos os capítulos de Coração de Estudante: 1 ao 100
Capítulo 101
Mariana socorre Edu, que está com muita dor. Ele melhora. A moto de Pedro fica sem gasolina. Pedro chama Clara para passar a noite em um hotel. Ele comunica que é perigoso, mas ela exige dormir em quartos separados. Um ladrão imobiliza Clara, mas é nocauteado por Pedro. Ela termina no quarto de Pedro, mas dormindo no chão.
Leandro tem uma crise de ciúmes ao ver que Mariana dormiu na casa de Edu. Lipe fala com a mãe que gostaria que ela e o pai ficassem juntos de novo. Amelinha dá ordem aos peões na base do grito. O prefeito manda o segurança acompanhar a filha em um churrasco na república. Nélio manda os rapazes tirarem o olho de Lolô. Ela foge pelos fundos e vai para outra festa em Ouro Preto.
Capítulo 102
Pedro é íntimo de Matilde, a detetive particular que Clara contratou. Nélio é barrado na festa onde está Lolô, que pediu que ele não entrasse. O peão se disfarça e entra. Mercedes, a companheira de farra de Marina, se nega a falar com Clara. Edu e Mariana se recordam com carinho o passado e terminam se beijando.
Capítulo 103
Mariana ri da forma constrangida que Edu fica após o beijo. Mercedes se nega a falar alguma coisa do passado de Marina. Nélio é assediado por duas mulheres. O marido de Mercedes vai atrás dos advogados e fala onde as duas compravam drogas. Clara e Matilde sobem o morro sem Pedro, a quem embebedam. O traficante Tião prende as duas, e deseja ter conhecimento do paradeiro de Mariana.
Lolô esperneia quando Nélio consegue tirá-la da festa. Pedro desperta e dá um golpe no garçom do hotel, deixando-o apagado. Lolô solicita que Nélio fique com ela, senão conta para o pai as fugidas da mãe. Ao ver que ele não deseja nada, Lolô rasga a própria roupa e acusa Nélio de tê-la estuprado. Pati faz Baú lamber uma montanha de envelopes para fechá-los. Tião exige o endereço de Mariana, Mas Clara hesita. Andréa, a assistente social designada pelo Juiz Bonifácio, surpreende-se ao encontrar Mariana cuidando de Edu.
Capítulo 104
Mariana banca a bondosa e Andréa se mostra solidária. Edu reafirma não ser doente, ao contrário de Mariana, que é alcoólatra. Leandro se irrita por Mariana ter dormido na casa de Edu. Pedro é íntimo de Tião Belzebu e liberta Clara e Matilde. Andréa acredita ser muito esquisito Edu ter uma ex-noiva e uma ex-namorada que são meio irmãs, e uma delas se encontrar grávida. Lineu ameaça capar Nélio mas Lolô acha que o casamento é a melhor solução. Baú enjoa de tanto lamber cola de envelope, acaba desmaiando intoxicado. Matilde, Pedro e Clara vão a uma boate com clima pesado. Clara toma tequila para mostrar que se encontra à vontade.
Rafaela fica feliz ao tomar conhecimento que Mateus se inscreveu na universidade e acerta de estudar com ele. Mariana é fria com Leandro, que vai embora chateado. Bêbada, Clara chama a atenção dos homens, que dançam ao seu redor. Pedro briga com eles, e Matilde dá um tiro para encerrar a confusão. Clara e Pedro se beijam. Nélio indica que Amelinha fuja com ele. Mariana fica indignada ao tomar conhecimento que Clara foi para o Rio de Janeiro. Clara chama Pedro de Edu, ele se irrita e ela dorme na sequência. Ele desabotoa a sua blusa, mesmo assim.
Capítulo 105
Pedro tira toda a roupa de Clara e deita-se nu ao lado dela. Mariana fica irritada por Edu mandar revirar o seu passado e pede perdão a Leandro, que promete revidar. Amelinha cai na gargalhada com a proposta de Nélio e comunica que ele vai ser o maior corno da cidade. Clara acorda de ressaca e berra ao ver Pedro ao seu lado na cama. Ele garante que a noite foi maravilhosa. Edu telefona, e Pedro atende.
Clara, Pedro e Matilde localizam Zoraide uma antiga vizinha de Mariana, que conta as loucuras que ela fazia quando se encontrava bêbada, dentre elas, ter atropelado o irmão. Pati exige que Baú pinte o seu quarto. Rita agarra Nélio e se esconde no armário quando Lolô chega. ita despenca em cima dos dois quase sem roupa e Lolô comunica que o casamento segue de pé. Amelinha esbraveja com o pai inerte na cama. Leandro insiste que Mariana telefone para o irmão, Quinzinho. Clara, Pedro e Matilde batem na porta de Joaquim.
Capítulo 106
Joaquim tem um problema sério na perna e garante que não deseja se envolver. Lineu acredita que Nélio pode dar um bom vice e começa a ensinar-lhe as manhas da política e dar-lhe aulas de etiqueta. Clara faz pressão para ter conhecimento se o problema de Joaquim foi causado por Mariana, mas ele garante que ela não fez de propósito. Nélio grava um vídeo prometendo um monte de coisas para os eleitores, como orienta o prefeito. Joaquim solicita um tempo a Clara para decidir se vai testemunhar. Mariana liga para o irmão e solicita ajuda dele para conquistar a guarda de Lipe. Baú e Cardosinho morrem de cansaço de tanto entregar convites. As mulheres gritam histéricas no primeiro comício de Nélio e solicitam que ele tire a roupa.
Matilde surpreende Clara ao falar que Pedro se esconde sob uma capa de bad boy e que a ama demais. Mateus beija Rafa. Rita e Lolô disputam arranjar o noivo para o casamento. Andréa vai atrás de Leandro para conversar. Amelinha dá dinheiro para Nélio fugir sozinho. Ele não aceita e mais uma vez propõe casamento para ela. Clara encosta uma faca na barriga de Pedro e ele revela que nada ocorreu entre eles. Sério, porém, revela também que se encontra apaixonado por ela.
Capítulo 107
Clara solicita que Pedro interrompa com as brincadeiras. Ele insiste que se encontra mesmo apaixonado, mas logo recupera o jeito de provocador. Amelinha ironiza a proposta de Nélio, mas ele comunica que irá se casar com Lolô e ser respeitado. Mateus revela que não se inscreveu no vestibular e mentiu só para ficar próximo de Rafaela. Ela garante que ele terá uma oportunidade com ela se fizer a prova. Os dois se beijam de novo. Leandro fala para Andréa que Edu foi a um congresso e não sabia com quem deixar Lipe.
A assistente social revela que, se o professor trabalhasse no horário que Lipe está em casa, seria um problema. O casamento de Lolô e Nélio é interrompido por Maurício, namorado da noiva que solicita perdão e promete que irá assumir o filho. Lineu adora o novo genro, ao tomar conhecimento que ele é filho de um senador e dispensa Nélio. Andréa aconselha Mariana a ter uma casa de verdade. Leandro pede Mariana em casamento. Esmeralda recontrata Nélio.
Capítulo 108
Nélio diz à Rita que não será mais um objeto sexual. Mariana não concorda muito com a atitude de Leandro. Clara se incomoda quando Pedro e Matilde se despedem com um longo beijo. Amelinha ameaça o vizinho que avançou com a cerca em sua fazenda. João piora. Os rapazes convidam para a despedida de solteiro de Baú. Pati recebe as amigas para o chá de panela. Edu fica com ciúmes ao ver Clara chegar na companhia de Pedro e se chateia ao tomar conhecimento das novidades. Mateus e Rafa juntinhos. Carlos e Cardosinho chegam com um bolo de onde saem duas meninas lindas. Nélio reclama que não tem mulher para casar, mas termina agarrado pelas duas. Baú resolve ir na casa da noiva, escuta Pati falando que o odeia e que ele vai pagar caro pelo que fez e despenca da janela.
Amelinha chama Nélio para retornar a trabalhar na fazenda e ele garante que deseja distância dela. Ela chora, mostrando-se insegura e Nélio, solidário, abraça-a. Edu se irrita quando Marina chega em sua casa para ficar com Lipe, porque ele tem que dar aula. Lipe comunica que irá ficar sozinho. Depois que o pai sai, Lipe tenta pegar um saco de biscoitos, sobe em um banco, escorrega e abre a testa.
Confira o resumo de todos os capítulos de Coração de Estudante: 1 ao 100
Capítulo 109
Gemendo de dores no chão, com um corte na cabeça, Lipe chama pelo pai e pela mãe. Ele tenta telefonar para a faculdade, mas fica muito irado ao ver sangue na mão. Clara o leva para o pronto-socorro e ele berra que não quer levar pontos. Mariana é comunicada. Cada vez mais nervoso, Lipe quer a presença do pai. Nélio fala em Clara, e Amelinha fica irada. Mariana e Leandro acusam Edu.
Nélio põe anúncio no jornal atrás de uma esposa e recebe muitas respostas. Clara baqueia ao tomar conhecimento por Pedro que João pode nunca mais acordar. Baú banca o cínico no ensaio do casamento. Clara vai ao hospital e ao lado do leito de João diz que seu pai é Raul. Nélio vai ao encontro de uma de suas pretendentes e dá de cara com Esmeralda. Leandro e Doutor Carrasco fazem pressão em Lipe para saber o que ele vai dizer para o juiz quando ele desejar saber com quem ele quer ficar.
Capítulo 110
Lipe chuta a canela de Leandro. Esmeralda se esconde debaixo da mesa, quando Rita entra no restaurante. Amelinha e Clara brigam por conta da decoração da cabana de caça. Rita fala mal de Esmeralda e Nélio defende-a. Pati acha esquisito o jeito de Baú, mas ele simula que nada ocorreu. Esmeralda morde a perna de Rita. Mateus deseja saber quem era a safada do anúncio. Esmeralda dá uns cascudos no filho, quando ele garante que só pode ser uma mulher velha. Pedro vai visitar Clara na cabana de caça. Rita fofoca com Amelinha que Nélio está de caso com Esmeralda. Ela vai ao Império tomar satisfações e Nélio manda que ela deixe-o em paz com a sua Esmeralda. Lipe fala à vontade com Pedro, com o juiz Bonifácio e com a assistente social. Muda de expressão, entretanto, quando é questionado com quem deseja ficar, com Edu ou com Mariana.
Capítulo 111
Lipe garante que deseja ficar com os dois, mas termina concordando que se ele continuar com Edu, está tudo bem. Nélio abraça Esmeralda e segue desprezando Amelinha. Esmeralda nega, mas quando Rita tripudia, ela mente que está de caso com Nélio. Pedro ergue um brinde melancólico aos filhos criados separados do pai. Lipe explode com a pressão dos pais e jura que informou ao juiz que não deseja ficar com nenhum dos dois. Esmeralda e Nélio acertam de deixar Rita de ciúmes.
Raul se muda para pousada. Pedro o chama para um trago em seu quarto e fala que é apaixonado por Clara. Baú some. Pati deseja ir para a igreja fazer o papel da noiva paraplégica abandonada. Clara deseja curar o porre do pai para que ele fale com a irmã. Brincando, Pedro propõe casamento à Clara. Os convidados enchem a igreja. Mateus acha esquisito ao ver Nélio abraçado com Esmeralda. Pati vai até o altar sozinha. Baú chega, sério, em seguida.
Capítulo 112
Pati se mostra surpresa. Baú solicita que o padre inicie a cerimônia. Mateus cobra por Nélio estar agarrando a sua mãe. O peão diz não, mas Esmeralda lhe dá um beijo ao ver Rita se aproximar. Baú insiste que Pati dance com ele e empurra a cadeira de rodas ao som da música, deixando-a sem jeito. Mariana mostra para Lipe a casa em que eles vão morar assim que ela conquistar a guarda. O menino não aprova, porém, quando Leandro insinua que será o seu novo pai, dá-lhe uma canelada.
Baú “fracassa” na primeira noite. Clara insiste para que Pedro fale do seu passado, ele acaba chorando de saudade dos filhos. Amelinha solicita que Edu traga um remédio para ela e mente que está na cabana de caça. Fábio retorna e flagra Rafa e Mateus se beijando. Nélio e Esmeralda não se aguentam e se beijam. Edu se decepciona ao ver Pedro dormindo na cabana.
Capítulo 113
Edu sai com ciúmes e dá uma bronca em Amelinha. Esmeralda diz que a história deles não tem futuro e manda Nélio ir dormir. No meio da noite, Pedro se deita na cama de Clara, que o expulsa. O promotor a provoca remexendo em sua gaveta de roupas íntimas. Mariana indica viajar com Leandro e Lipe para os dois se acertarem. Mateus sai magoado, quando Rafa solicita conversar com Fábio. Nélio garante a Mateus que o beijo em Esmeralda foi fingido. Rafa revela a Fábio que gosta dos dois. Basta Esmeralda e Nélio ficarem juntos para que beijos ocorram. Baú garante aos amigos que vai fazer Pati sofrer, saindo com todas as mulheres da cidade, menos com ela. Pedro dá um beijo em Amelinha, que enjoa com o hálito do promotor. Edu aceita um acordo provisório: Lipe passar finais de semana alternados com Mariana. Mateus exige um posicionamento de Rafa. Lipe viaja e Edu fica triste na despedida.
Capítulo 114
Lipe e Leandro se alfinetam. Clara tenta acalmar Edu, que não se aguenta de preocupação. Nélio se sente mal quando Esmeralda garante que não pode ter uma relação com ele. Ela diz que o peão é uma pessoa maravilhosa, mas que a diferença de idade entre eles é o grande problema. Lipe se aborrece quando Leandro fala em morar na França. Mariana explode com seus dois acompanhantes. Baú comunica à Pati que se sente tão culpado pelo acidente dela que nem consegue fazer amor. João sai de seu corpo e fala com Sofia, que se assusta. Leandro joga Lipe de roupa na piscina e o menino piora da gripe. Amelinha ironiza uma nova visão de Sofia. Lipe fala com Edu, que fica mal ao tomar conhecimento do incidente e que o menino está com febre. O passeio termina e todos retornam para Nova Aliança. Sofia vê João de pé sobre as águas do açude. Quando ela o chama, ele some. Edu bate de frente com Leandro e o chama de “covarde”.
Capítulo 115
Edu e Leandro se batem e acabam na delegacia registrando queixa um do outro. Mateus reclama porque Esmeralda se encontra triste por conta de Nélio. Rafa garante que não irá ficar com nenhum dos dois, mas não resiste ao beijo de Mateus. Amelinha oferece grana para Leandro tirar a queixa, mas ele não topa. Ela resolve procurar Pedro e solicitar que o promotor arquive o inquérito. Por pouco, não acaba presa. Clara recrimina Amelinha, que a acusa de ser uma azarada e as duas brigam em pleno hospital.
Sofia fala com a imagem do pai, que se arrepende de não ter dado mais atenção a ela. Mariana chama Lipe para dormir na casa nova dela, mas ele opta ficar com o pai. Pati fica irado quando Baú sai mais uma vez de noite. Ele cai na farra com Cardosinho e Carlos. Nélio sente um vento esquisito: a luz pisca no quarto de João. Amelinha acha esquisito ao ver Sofia falando sozinha e ela garante que está dialogando com o pai. Edu se preocupa quando Clara comunica que o relatório da assistente social é bem favorável à Marina.
Capítulo 116
Clara solicita que Edu fique calmo. Amelinha ameaça pôr Sofia de castigo. João joga um cinzeiro no chão, assustando-a. Clara ensaia com Edu a audiência do dia seguinte. Carrasco ensina Mariana a se fazer de vítima. Nélio fala para Amelinha o que ocorreu no quarto de João. Pati, por pouco, atropela Baú com a cadeira de rodas, quando ele chega de manhã em casa. Amelinha e Nélio notam Sofia conversando com João.
Edu contrata Rosana como baby-sitter. Leandro propõe aumentar a nota de Rosana se ela atrapalhar a vida de Edu. Nélio fica temeroso quando vai com Amelinha a uma vidente. Madame Nicete não acerta uma e pragueja quando Amelinha se nega a pagar por um trabalho espiritual. Lipe tem um pesadelo que o juiz separou-o do pai. Edu invade a sala da audiência, chorando e deixando claro que ninguém vai tirar o filho dele. Mariana inicia o seu depoimento falando do gênio difícil do ex-marido.
Capítulo 117
Edu espera ansioso do lado de fora. Amelinha busca acalmá-lo. Mariana garante o juiz que está “limpa”. Pedro esclarece o que ela ainda está em tratamento. Clara chama Zoraide para ser testemunha. Nélio insiste para Amelinha leve um objeto de João para a vidente. Madalena sai em defesa de Mariana, mas Clara faz que ela comente sobre festinha de Lipe, onde a mãe do menino se embebedou.
O médico de Mariana depõe a seu favor. A audiência é suspensa até o dia seguinte. Clara se mostra-confiante. Edu beija Clara, mas Pedro interrompe. Leandro ameaça Rosana com a jubilação. Clara se preocupa com Sofia. Fábio resolve estudar com Mateus e solicita que ele se afaste de Rafa. Nicete “incorpora” João e manda Amelinha ficar com Nélio. Ela desconfia da armação e cai de tapa no peão. Clara vê João na beira de sua cama. Rosana se insinua para Edu. Chorando, Mariana declara ao juiz que tem perfeitas condições de criar Lipe.
Capítulo 118
Inicia o depoimento de Edu. Leandro força que Rosana precisa fazer com que todos pensem que Edu é um assediador. Nicete busca livrar a barra de Nélio, Amelinha sai correndo atrás do peão, que se esconde no galinheiro. Ela tranca-o lá. Pati segue Baú até a cachoeira, onde ele se encontra com várias mulheres. O juiz questiona sobre a instabilidade emocional de Edu, que garante desejar se casar com alguém. Clara e Carrasco trocam acusações, irritando Bonifácio.
Clara fica com ciúmes ao ver Rosana na casa de Edu. Amelinha beija Nélio, os dois terminam na cama, mas ela acaba expulsando-o logo depois da transa. Rosana se declara para Edu, rouba-lhe um beijo e diz que deseja passar a noite com ele. Ele coloca-a, gentilmente, para fora. Pati comunica a Baú que ocorreu um milagre e que ela voltou a andar. Edu se assusta ao ver Rosana falando para Leandro e para os outros professores que foi agarrada por ele.
Capítulo 119
Edu nega tudo, mas o Rosana acusa de assédio. Leandro solicita que ela redija um depoimento. Mariana suspeita que o namorado arquitetou tudo, mas ele nega. Na audiência, Leandro surpreende a todos apresentando uma certidão de casamento com Mariana. Pati se oferece, mas Baú garante não sentir nada e sai para jogar bola. Ele ganha uma aposta e faz Carlos e Cardosinho beijarem a sua cueca com lábios cheios de batom.
Amelinha pega Rosana pelos cabelos, ameaça afogá-la. Edu contém o escândalo. Leandro apresenta a declaração assinada por Rosana, mas Pedro não permite que seja incluído nos autos. Fábio se senta ao lado de Rafa e Mateus no cinema. Edu liga para Joaquim e tenta convencê-lo a depor. Sofia chama pelo pai. Pati joga a cueca na cara de Baú e garante que fará a mesma coisa. Joaquim entra na sala de audiência, para surpresa de Mariana.
Capítulo 120
Mariana busca impedir que o irmão deponha, mas não consegue. Joaquim fala para o juiz que a irmã atropelou-o, quando ele se pôs na frente do carro tentando impedi-la de dirigir bêbada. Pati se insinua para Nélio e solicita uma massagem urgente. Clara comove a todos com a sua exposição de motivos para Lipe permanecer com Edu. Nélio foge de Pati, mas ela acaba agarrando-o. Baú pega os dois se beijando e manda que o peão fique com ela.
Edu fica confiante e acaba abraçando e beijando Clara. Mateus e Fábio fazem uma aposta e quem ganhar passa a tarde com Rafa, mas ela vai embora. Edu festeja, de forma antecipada, a vitória comendo pizza com Lipe. Abalada, Mariana teme ter uma recaída, mas Leandro garante que vai cuidar dela. Pedro leva flores para Clara e insiste que é hora dela esquecer seu amor por Edu. Reviravolta: o juiz decide dar a guarda para Mariana.
Capítulo 121
Ao tomar conhecimento que a guarda de Lipe ficou com Mariana, Edu parte para cima do juiz. Edu acusa Clara de não ter se dedicado o suficiente no processo. Pedro sai em defesa da advogada e leva um soco de Edu. Lipe fica mal ao tomar conhecimento que irá morar com a mãe. Pedro beija Clara e ela revela que gosta dele. Edu leva Lipe à casa de Mariana e fica mal com suas lembranças.
Capítulo 122
Pedro promete que vai terminará com o sentimento de solidão de Clara. Nélio sonha ser pai. Três meses depois, Amelinha já mostra uma grande barriga de oito meses Edu e Lipe morrem de saudades um do outro. Pati está triste com Baú. Todos retornam das férias. Rafa leva Mateus para fazer a prova do vestibular. Pedro deseja ir morar com Clara, mas ela não permite. Raimunda se preocupa, pois Amelinha iniciou as obras da hidrelétrica e ainda não entregou terras aos posseiros. Amelinha leva Sofia para ver João no hospital. Mariana tem dificuldades em lidar com Lipe. Nélio encontra um bebê num cestinho de palha, com um bilhete que fala que aquela é sua filha. Mariana solicita que Edu faça com que Lipe fique amigo de Leandro.
Capítulo 123
Edu comunica que a responsabilidade de educar Lipe agora é dela. Pedro acampa no jardim de Clara. Nélio encontra a marca do peão no braço da neném. Pedro deixa a enxada cair no próprio pé. Edu solicita que Lipe se acerte com Leandro. Esmeralda auxilia Nélio a cuidar do bebê. Lipe põe sal no açucareiro. Clara promete aos posseiros entrar com um recurso. Pedro garante à Clara que confia nela para conseguir o direito de visita aos filhos. Leandro se irrita quando Lipe engraxa o seu sapato também por dentro.
Capítulo 124
Lígia chama Edu e Mariana e comunica que Lipe mudou muito e está agressivo com os colegas. Eles buscam conversar com o filho, mas Lipe insiste que deseja morar com o pai e que não irá mudar o seu comportamento. Nélio baba pela filha. Leandro tropeça em um carrinho de Lipe, cai no chão, e o menino termina de castigo. Mariana chama Edu. Nélio e Esmeralda se beijam.
Capítulo 125
Esmeralda esclarece que não vai ser a mãe da filha de Nélio. Mariana indica que Edu, Leandro e Lipe acampem juntos e os três aceitam. Nélio nina Mabel, que chora incontrolavelmente. Esmeralda acode. Mateus invoca quando o peão insiste que gostaria que Esmeralda fosse a mãe do neném. Clara pede que Pedro durma na barraca. Nélio sofre para trocar fraldas.
Capítulo 126
Edu se desculpa com Clara e confessa ter ciúmes de Pedro. Raul leva os papéis do divórcio para Lígia assinar. Esmeralda manda Nélio ir atrás da mãe de sua filha. Edu teme perder o recurso por não ter uma família constituída. Amelinha indica que eles se casem, mas Edu não topa. Mateus fica mal por não passar no vestibular. Edu pede Clara em casamento.
Capítulo 127
Amelinha fica feliz com a proposta de Edu, mas ele esclarece que ainda ama Clara. Esmeralda comunica a Nélio que ele tem que falar com algum juiz para formalizar a situação de Mabel. Nélio fica mal ao tomar conhecimento que Amelinha vai se casar com Edu. Leandro diz para Lipe que Mariana não gosta realmente dele, e pode abandoná-lo de novo a qualquer momento. Clara comunica a Edu que ele irá cometer um erro ao se casar com Amelinha.
Pedro questiona à Clara se ela ainda está apaixonada por Edu e ela diz que não. Rosana encontra Edu e tenta se desculpar, mas ele não escuta. Pedro esclarece para Nélio que seria mais fácil se ele e Esmeralda se casassem para adotar Mabel. A mãe de Mabel surge para buscá-la. Pedro queima sua barraca e comunica à Clara que o casamento deles começou.
Capítulo 128
Clara diz que aceita viver com Pedro. A mulher esclarece que Mabel não é filha de Nélio, e ele é obrigado a entregá-la. Edu comunica a Lipe que vai se casar com Amelinha para que eles possam ficar juntos. Rafaela e Mateus fazem amor. Pati assiste a uma aula com Baú e cai no sono. Ele vai embora aos beijos com outra menina. Edu leva todas as suas coisas para a fazenda de Amelinha e comunica que já agendou a data do casamento.
Esmeralda pensa que Nélio está chateado, e fica irada ao ver Bruna no quarto dele. Clara começa a se irritar com a presença de Pedro em sua casa. Amelinha manda Clara cuidar de suas terras e ela resolve contratar Nélio para realizar o serviço. Fábio fica enciumado de Mateus e Rafaela. Pati deseja se separar de Baú, mas ele comunica que vai seguir casado com ela só para irritá-la. Amelinha fica indignada ao ver Nélio nas terras de Clara.
Capítulo 129
Amelinha promete que bancará a participação de Nélio em rodeios, se ele não trabalhar mais para Clara. Pedro fica enciumado por Clara ter contratado Nélio. Edu esclarece para Amelinha que deseja se casar logo para recuperar a guarda de Lipe. Nélio tenta se demitir, pois teme a proximidade com Amelinha, mas Clara o convence a ficar. Lipe fala para Mariana que seu pai vai se casar e ela fica preocupada.
Baú ameaça espalhar que Pati se fingiu de cadeirante, se ela cogitar se separar dele. Raul garante a Lígia que não a ama mais. Clara fica irada ao tomar conhecimento que Amelinha acabou com uma cerca sua e vai tomar satisfações. Pedro dá de cara com Nélio usando sua banheira. Clara encontra Edu na casa de Amelinha.
Capítulo 130
Clara debocha por Edu já estar se sentindo o dono da casa. Pedro e Nélio se defrontam dentro da banheira. Clara e Amelinha brigam por conta da cerca, e Edu acaba tomando o partido da futura mulher. Nélio pega Mateus e Rafa na sua cama. Pedro se irrita por Clara se importar tanto com Edu, mas ela promete que o professor não fará mais parte de sua vida. Amelinha vigia o peão com um binóculo. Nélio aposta que vence uma corrida montado numa égua contra Pedro em sua moto. Os dois disparam.
Amelinha manda seus homens atrás de Nélio para trazer a égua de volta e dar-lhe uma surra. Pedro entra na briga ao lado do peão. Nélio faz pressão, mas Amelinha promete que nem está interessada nele. Edu e Lipe experimentam os fraques que vão usar no casamento. Nélio leva Amelinha para uma cabana, tranca-a e garante que ela só sai quando desistir do casamento.
Capítulo 131
Amelinha busca sair, mas desvenda que a porta está trancada. Raimunda deixa Edu intrigado ao falar que Amelinha e suas roupas sumiram. Clara se preocupa com o paradeiro de Nélio. O peão reafirma que Amelinha só sai quando desistir do casamento. Ela berra até ficar exausta, tenta fugir pela janela do banheiro, mas fica entalada. Nélio pega emprestado um penico e proíbe Amelinha de entrar no banheiro. Ela bate com o penico em sua cabeça, nocauteando-o.
Cardosinho engole em seco quando Pati comunica que deseja beijar o melhor amigo de Baú, só para se vingar. Baú flagra os dois se beijando e morre de rir. Amelinha entra em pânico ao tentar atravessar uma ponte sobre o rio, berra por Nélio e termina voltando para a cabana. Nélio derruba a ponte. Clara vai atrás de Amelinha e se impressiona por Edu só se importar com Lipe. Nélio se apavora quando Amelinha comunica que o bebê irá nascer.
Capítulo 132
Amelinha fica irritada e Nélio, cada vez mais atarantado. O automóvel não pega por ausência de gasolina. Amelinha simula que está prestes a morrer e ele promete carregá-la até a cidade. Edu e Clara procuram os desaparecidos. Amelinha consegue uma carona e manda tocar para a delegacia, surpreendendo Nélio, que fica irritado ao notar que ela inventou que o neném estava nascendo. Os dois são expulsos pelo motorista. Edu acusa Clara de não gostar dele de verdade, senão teria aceitado o seu pedido de casamento.
Um caminhoneiro mal-encarado dá carona para Amelinha e Nélio, mas abandona-os trancados junto com uma carga de queijo estragado, ao ver uma patrulha. Edu e Clara libertam os dois. Edu dá um soco em Nélio. Mariana sente-se insegura, mas Leandro garante que Edu não vai recuperar a posse de Lipe. Amelinha resmunga do vestido de noiva. Edu e Lipe se encaminham para a igreja. Pedro põe uma casaca, dá um anel de plástico para Clara e beija-a, tentando consolá-la. Amelinha entra na igreja, caminha até o altar e dá o braço a Edu.
Capítulo 133
Amelinha e Edu se casam. Pedro solicita à Clara que que vá à recepção para mostrar que pode encarar Edu. Lolô conta a Nélio que seu marido a abandonou e tenta seduzi-lo. Clara fica sem jeito ao ver os noivos, mas Pedro não a deixa ir embora. Esmeralda consegue fazer com que Raul e Lígia dancem juntos, mas ele segue frio com ela.
Clara diz para Edu que espera que seu sacrifício não seja em vão. Baú dança a festa inteira com Laura, deixando Pati irada. Mariana se sente tentada ao olhar para o drinque de Leandro. Baú se nega a dar um beijo em Laura, e ela garante que ele está voltando a gostar de Pati. Nélio dá um fora em Lolô, que se faz de vítima para Baú. Edu comunica a Amelinha que não irá fazer amor com ela.
Capítulo 134
Amelinha fica em choque. Nélio volta a dizer para Edu que ele não deveria brincar com os sentimentos de Amelinha. Leandro diz para Lipe que a culpa é dele por seu pai ter se casado com uma mulher que não ama. Rosana escuta tudo e fica horrorizada. Mateus acredita que Rafaela está com ciúmes de Fábio e Rosana.
Lolô aparece na faculdade e Baú aproveita para provocar ciúmes em Pati. Edu vê Leandro maltratando Lipe e os dois quase brigam. Esmeralda aconselha Lígia a solicitar que Clara fale com Raul. Lipe diz para Fábio que só atrapalha a vida de seus pais. Fábio indica que Rosana fale para Edu as coisas que Leandro disse para Lipe. Clara chama Lígia e Raul para jantar. Lipe foge de casa, para nervosismo de Edu e Mariana.
Capítulo 135
Edu e Mariana vão atrás de Lipe. Fábio conta que o menino está chateado. Amelinha fica com raiva por Edu ter ido embora para ir atrás de Lipe. Clara busca fazer com que Raul fale com Lígia, mas ele siga irredutível. Edu encontra Lipe na rodoviária, mas não consegue fazê-lo explicar por que fugiu de casa. Raimunda vê Nélio dormindo no galinheiro e ele esclarece que queria ficar perto de Amelinha.
Rosana conta a Edu tudo o que Leandro falou para Lipe. Edu leva o filho embora da casa de Mariana e dá um soco em Leandro. Lolô decide fazer com que Baú se case com ela para que Lineu não a mande para fora da cidade. Pedro vê Clara tendo um acesso de choro. Mariana vai buscar Lipe com a polícia e comunica que Edu não poderá mais se aproximar do filho.
Capítulo 136
Edu fica mal por ter que se separar do filho. Leandro garante à Mariana que não fez mal a Lipe. Amelinha se oferece para ajudar Edu, mas ele diz que não há nada que ela possa fazer. Lipe chora, com pensamento no pai. Edu esclarece sua situação para Clara, solicita que ela o ajude, mas ela se nega. Esmeralda dá conselho a Nélio a esquecer Amelinha. Lolô joga charme para Baú, prometendo que deseja ser só sua amiga.
Clara decide ajudar Edu, para raiva de Pedro e Amelinha. O juiz Bonifácio diz que não irá permitir que Edu veja o filho. Edu fica grato à Amelinha por tudo o que ela já fez por ele e os dois terminam se beijando. Rafaela fica mal ao ver Fábio beijando Rosana. Lolô garante para Pati que deseja ajudar a salvar seu casamento. Amelinha e Edu transam, mas ela passa mal.
Capítulo 137
Amelinha teme perder o bebê. Edu promete que estará ao lado dela. Armando a põe em repouso. Nélio vai atrás de Amelinha. Edu manda o peão desaparecer da fazenda. Lolô manda Pati simular ser indiferente a Baú, que ele retornará correndo. Baú acha esquisito quando Pati não demonstra estar enciumado. Eneida comunica à Clara que perderam o recurso pelo embargo da hidrelétrica.
Edu fala com os posseiros em nome de Amelinha. Clara o acusa de ter mudado de lado. Os dois agendam um encontro para debater a questão. Raul não deseja, mas Lígia o acode quando ele cai de cama com uma virose. Mariana se magoa quando Lipe garante que só o pai o compreende. Amelinha instiga os ciúmes de Pedro. Edu acusa Clara de ter traído o amor dos dois. Amelinha e Pedro entram na hora em que Clara responde que foi Edu quem traiu o que ela sentia por ele.
Capítulo 138
Pedro vai embora magoado e Clara sai atrás dele. Amelinha segue calma, para surpresa de Edu, mas longe dele demonstra todo o seu ódio. Baú provoca Pati, mas ela finge que não notar. A moto de Pedro enguiça. Edu e Amelinha oferecem carona. Pedro e Clara aceitam, após muitas brigas, entre os quatro. Lígia solicita que Raul reconsidere a decisão de se separar.
O fotógrafo chantageia Amelinha. Edu segue a mulher, desvenda que ela pagou alguém para fotografar a briga e pôr no jornal, a acusa e ela acaba confessando. Chove torrencialmente e Clara convence Pedro a não ir até a fazenda. Edu bate na porta de Clara. Amelinha começa a sentir dores. Raimunda e Beraldo não sabem o que fazer já que as estradas estão interditadas. Edu beija Clara. Nélio chega à fazenda e Raimunda solicita que ele faça o parto.
Capítulo 139
Nélio se dispõe a fazer o parto de Amelinha. Clara manda Edu ir embora, mas ele volta a beijá-la. Beraldo consegue telefonar para Armando e comunicar que Amelinha está passando mal. Pedro desconfia de que Edu e Clara estão juntos. Clara garante para Edu que a chance deles já passou e Pedro ouve tudo. Amelinha sofre muito com o parto e teme que alguma coisa dê errado. João acorda do coma.
Pedro comunica a Edu que Amelinha está passando mal e ele vai embora com a moto de Pedro. O filho de Amelinha nasce. Nélio fica com inveja de Edu ao vê-lo com o filho nos braços. Pedro fica irado por Edu ter apanhado sua moto. Nélio chega arrasado no bar de Esmeralda, que o consola. Edu solicita que Mariana deixe Lipe conhecer o irmão e ela acaba concordando. João fica em choque ao saber que estava em coma há meses e decide fugir do hospital. João vai até a casa de Clara.
Capítulo 140
Clara comunica a João que nunca irá chamá-lo de pai. Amelinha fica receosa de deixar Lipe pegar em seu filho, o que deixa Edu triste. Esmeralda se irrita ao tomar conhecimento que Nélio vai visitar o bebê de Amelinha. Clara diz para João que ele estragou o casamento de seus pais. Todos da fazenda ficam em choque ao ver João, que sente muito orgulho do neto. Lolô garante a Pati que Baú está cada vez mais apaixonado por ela.
Baú fica confuso com a indiferença de Pati. Edu fica grato com Nélio por ter feito o parto e deixa que ele pegue o bebê, contrariando Amelinha. Sofia fica feliz ao ver que o comportamento de seu pai mudou. João vai até o escritório de Raul e solicita que ele desfaça todos os seus negócios desonestos. Raul insulta João, que tenta, sem sucesso, reconciliá-lo com Lígia. Pedro manda que Edu não corra mais atrás de Clara.
Capítulo 141
Raul indica que João transfira a sua fortuna para Amelinha para não ser tachado de louco. Mariana comunica a Edu que Lipe não deseja falar com ele. Nélio se desdobra em cuidados com Esmeralda. João solicita que Clara seja sua advogada. Baú sai de casa. Pati chora no ombro de Lolô. Clara bate de frente com Amelinha, já como advogada de João.
Capítulo 142
Raul reconhece para Clara que aceitou a causa para se vingar de João. Fábio comunica aos amigos que foram desclassificados do festival, porque a música de Baú não era nova. Beraldo comunica a João que Amelinha mandou que os empregados só obedecessem a ela. Lolô impede Pati de pedir perdão ao marido.
Capítulo 143
A professora avisa Mariana que Lipe ficou antissocial desde que foi proibido de ver o pai. Lipe não deseja que o pai venha em sua festa de aniversário. Amelinha manda reiniciar as obras. João espuma de raiva e a filha mostra uma procuração assinada por ele, antes do coma, dando-lhe amplos poderes.
João se sente decepcionado. Leandro incentiva o ciúme de Lipe, garantindo que o pai não iria mesmo à festa, pois só deseja saber do bebê. Nélio obriga Esmeralda a seguir a dieta prescrita pelo médico e se paramenta todo para acompanhá-la na caminhada diária. Baú agarra Lolô. O mágico e seu assistente, um sapo enorme, fazem a alegria das crianças.
Capítulo 144
Levado para trás da cortina pelo sapo, Lipe desvenda que é Edu, que o abraça com amor. Leandro manda o delegado colocá-lo para fora. Amelinha demite Beraldo por acatar uma ordem de João. O pai sai em defesa do peão. Ela o chama de “gagá” e leva um tapa. Pati sofre ao tomar conhecimento que Baú e Lolô estão se beijando na frente de todos. Esmeralda e Nélio se beijam. Amelinha manda os peões colocarem João para fora da casa, mas eles ficam imóveis. João resolve sair e solicita abrigo para Clara.
Capítulo 145
João solicita dormir na casa de Clara. Esmeralda garante a Nélio que sente apenas carinho por ele, mas mal consegue se segurar. Baú fica mal ao ver que seus companheiros de banda estão com raiva dele. Clara deixa que João fique em sua casa, enche-o de cuidados, deixando-o feliz. Pedro se irrita por ter que dormir na sala. Pati jura para Baú que foi Lolô quem destruiu o casamento deles, mas ele não acredita.
Amelinha fica irada ao tomar conhecimento que seu pai está morando com Clara, e comunica que vai fazer com que ele perca todo seu poder. Raul exige que Clara desista de defender João, mas ela se nega. Pati vê Lolô chamando Baú para conhecer seus pais. Nélio salva Esmeralda de um assalto e ela passa mal. Pati e Lolô brigam. Clara bate boca com João e, por acaso, o chama de pai, surpreendentemente.
Capítulo 146
Nélio e Esmeralda dormem juntos. Lolô bate em Pati, mas diz para Baú que foi ela quem a atacou. Mateus encontra Nélio no quarto da mãe e fica irado com os dois. Amelinha e Edu falam com Armando sobre os cuidados que devem tomar com o filho. Lipe acredita que seu pai vai parar de gostar dele por causa do bebê. Nélio garante a Mateus que nunca vai fazer Esmeralda sofrer. João manda Beraldo derrubar a cerca que divide as terras de suas filhas.
Amelinha faz provocações contra Clara, levando o filho para ela ver. Esmeralda fica irada ao ver Amelinha tripudiar de Nélio e exige que ele se decida. Baú comunica à Pati que irá começar a namorar Lolô. Nélio leva Esmeralda para passear a cavalo pela cidade, mostrando para todos que eles estão juntos. Pedro diz para Clara que deseja ter um filho com ela.
Capítulo 147
Clara comunica a Pedro que não deseja ter filhos, mas ele não crê. Amelinha não deixa que Beraldo derrube a cerca em suas terras. Esmeralda garante para Nélio que eles vão ser felizes. Amelinha vê Nélio aos beijos com Esmeralda. Pedro promete que vai fazer Clara mudar de ideia. Amelinha seduz Edu, eles transam, mas ele logo se arrepende. Lolô diz para Rita que irá engravidar de Baú para fazê-lo ficar com ela.
Edu não crê que os posseiros tenham chance de ficar com as terras de hidrelétrica, o que deixa Clara mal. Amelinha ameaça não contribuir para a campanha de Lineu se ele não expulsar os posseiros. Nélio rejeita Amelinha, deixando-a mal. Clara e Pedro vão defender os posseiros quando sabem que a polícia recebeu ordens de expulsá-los. Para surpresa de Clara, Edu vai também.
Capítulo 148
Clara decide ir com Edu falar com a polícia, deixando Pedro enciumado. Rita joga charme para Nélio, mas Esmeralda esclarece que ele agora tem dona. Clara e Edu tentam argumentar com o prefeito quando João chega, exigindo que a polícia saia dali. Mateus deseja que Rafaela se case com ele, mas ela acredita que está muito jovem. Lineu diz para João que ele não tem mais autoridade, deixando-o irado.
Edu convence o prefeito a fazer com que a polícia recue, deixando Clara admirada. Amelinha fica irritada ao tomar conhecimento que Edu estava ao lado dos posseiros. Clara questiona a Pedro se ele quer ter um filho para compensar a falta que sente dos seus. Amelinha encoraja Bruna a tentar reconquistar Nélio se escondendo no quarto dele. Esmeralda encontra a menina, mas Nélio a convence de que não fez nada. Clara comunica a Pedro que conseguiu agendar um encontro com seus filhos.
Capítulo 149
Clara diz que o encontro é no dia seguinte, no Rio. Lipe solicita à mãe que Leandro não faça nada contra Edu. Leandro garante que irá denunciar Edu. Mariana observa, cheia de tentação, uma garrafa de vinho. Nélio e Esmeralda passeiam de braços dados pela praça e os fofoqueiros falam. Mateus insiste em casar com Rafaela. Bruna indica que a amiga simule ainda gostar de Fábio. Leandro faz pressão em Ronaldo a tomar uma atitude contra Edu, mas o reitor adverte que ele está misturando a vida pessoal com a profissional. João nada consegue com o juiz Bonifácio. Raul vibra ao falar que o ex-amigo está acabado. Rafa solicita que Fábio finja que está rolando alguma coisa entre eles. Nélio fica com ciúmes quando João insiste em falar com Esmeralda. Clara e Pedro viajam. As crianças encontram um cavalo machucado. Pedro chora de emoção ao reencontrar com os filhos.
Capítulo 150
André e Rodrigo dizem não aos presentes de Pedro, seu pai. João fica em choque quando Nélio comunica que se encontra com Esmeralda. Mariana atira copo e garrafa na parede. Lipe solicita ajuda Nélio a controlar o cavalo arisco, que chamam de Costelinha. André é duro com Pedro insistindo que é órfão de pai e mãe. Clara se apresenta como colega de Pedro. Esmeralda briga com Nélio que amarrou Costelinha na porta do bar. O dono do animal surge e concorda em vendê-lo.
Baú só fala de Pati, irritando Lolô. André faz questão de se recordar que o pai é o culpado pela morte da mãe. A simpatia de Clara consegue quebrar o gelo de André e Rodrigo. Esmeralda dá aula para Nélio. Pedro esclarece para os filhos que não foi culpado pelo acidente e eles acabam se abraçando. Mateus e Rosana pegam Rafa e Fábio se beijando. Amelinha promete resolver a situação dos posseiros, se Edu nunca mais vir Clara. Pedro pede a mão de Clara em casamento.
Capítulo 151
Clara não está certa se deseja casar com Pedro. Nélio garante às crianças que dará um jeito de comprar o Costelinha. Esmeralda começa a dar aulas de português a Nélio, que tem bastante dificuldade em aprender. Edu se nega a se afastar de Clara. João solicita que Edu deixe-o ver o neto. Mateus termina com Rafa e vai embora. Rafa tenta explicar para Rosana que estava tentando enganar Mateus, mas ela lhe dá um tapa no rosto.
João fala para Edu que Pedro pediu Clara em casamento. Rosana tenta expulsar Rafa da República, mas todos votam contra. O juiz deixa que Edu retorne a ver Lipe. Edu questiona à Clara se ela vai topar o pedido de casamento de Pedro. Lipe vê que vai haver um rodeio na cidade e quer que Nélio ganhe o prêmio para comprar Costelinha. Amelinha se oferece para patrocinar Nélio.
Capítulo 152
Nélio fica tentado a participar do rodeio, mas se nega por conta de Esmeralda. Edu suplica para Clara não se casar com Pedro, mas ela se irrita com as exigências dele. As crianças ficam mal quando sabem que Nélio não vai entrar no rodeio. Lolô se insinua para Baú, que foge dela. Nélio fala para Baú que Lolô simulou uma gravidez para se casar com ele. Esmeralda resolve tirar uma peça de roupa para cada questão que Nélio acertar nas aulas. Zeca Estrela desafia Nélio a participar do rodeio. Mariana indica levar um gato de rua para Lipe. Clara pensa em como vivia dividida quando estava com Júlio e com Edu. Nélio garante às crianças que vai dar um jeito de ganhar o prêmio do rodeio. Clara diz sim para o casamento com Pedro.
Capítulo 153
Pedro fica feliz com o “sim” de Clara. Amelinha fica chocada com a presunção de Buddy Holiday, o empresário de Zeca Estrela. Nélio para de ver o rodeio pela TV, para não chatear Esmeralda. Mariana passa mal e Dr. Armando diagnostica uma forte reação alérgica a gato. Nélio solicita que Pedro se inscreva no rodeio, para que ele participe disfarçado com o capacete. As crianças solicitam doações para comprar Costelinha e comovem Pedro.
Esmeralda faz Nélio ler poemas. Pedro se inscreve e, de capacete o tempo todo, domina o cavalo, para espanto do público. Nélio e o promotor festejam. Clara flagra os dois. Leandro acha esquisito ver que Lipe arrumou os seus brinquedos e pede aula de francês. Fábio insiste em saber se Rafaela gostou do beijo. Edu fica chocado quando Clara confirma que se casará com Pedro.
Capítulo 154
Edu reafirma: Clara não ama Pedro. Clara ordena que o professor pare de se meter em sua vida. Esmeralda comunica a Nélio que não aceita mentiras. Lipe propõe uma trégua e Leandro topa. Mariana acha esquisita a forma tranquila entre os dois. Fábio está certo que Rafa está na dele, mas ela tenta reconquistar Mateus, sem êxito. As crianças dizem que Nélio é um mentiroso e um covarde.
Lolô serve comidas afrodisíacas e tenta se entregar a Baú, mas ele não topa. O peão motoqueiro fica 12 segundos em cima do cavalo. Buddy Holiday entra na arena para cumprimentá-lo. Zeca exige que ele tire o capacete, mas ele consegue escapar da situação. Lolô se deita na cama de Baú, ele foge correndo para a rua, sem roupa, e dá de cara com Alceu. Amelinha desvenda que Nélio é o verdadeiro peão motoqueiro.
Capítulo 155
Amelinha promete que não vai falar para os organizadores do torneio mas, sim, para Esmeralda. Amelinha provoca Esmeralda comunicando que existe um segredo entre ela e o peão. Rosana simula reagir de forma madura, mas, em seguida, tem um ataque quando Fábio revela que deseja buscar a reconciliação com Rafa. Leandro e Lipe alfinetam um com o outro. Entretanto, em um clima de amigos. Lipe garante a Edu que não quer morar na França. Esmeralda organiza um brunch para exibir os progressos de Nélio, bem na hora do rodeio. Pedro fica nervoso com o atraso do peão e decide montar o cavalo.
Capítulo 156
Pedro se agarra ao cavalo como pode e consegue, surpreendentemente, classificar-se. Rita e Bia riem quando Nélio fala bobagens. Esmeralda manda que ele fique quieto. Ao tomar conhecimento que o peão motoqueiro se classificou, Nélio começa a falar português castiço, para surpresa de todos. Edu se despede de Lipe, que lhe dá um desenho. Leandro desafia Lipe a comer escargot, mas termina preparando um hambúrguer para o menino.
Nélio falha e acha que é o excesso de português. Baú e os amigos agitam uma festa rave em Nova Aliança. Lolô busca seduzi-lo o tempo todo. Zeca oferece uma vaga na companhia para Pedro, desde que ele seja derrotado no rodeio. Nélio e Pedro batem no peão. Baú foge da tentação de Lolô e cai nos braços de Pati. Buddy manda sabotar o cavalo do peão. Nélio cai de mau jeito e fica estático no chão. Amelinha corre para o meio da Arena e suplica que Nélio fale com ela, mas ele nada fala.
Capítulo 157
Nélio desperta do desmaio. Amelinha fica feliz, mas retoma sua indiferença. Pedro e Nélio garantem que houve sabotagem na sela do cavalo. Baú promete para ‘Patinha’ que não quer mais saber de Lolô. Buddy ameaça retirar Nélio do torneio, mas Pedro incita o público a manifestar contra. Amelinha conta à Esmeralda que Nélio estava no rodeio e ela tem um sentimento de humilhação. Nélio fica envergonhado por ter mentido para Esmeralda e decide ir embora do bar, mas ela o perdoa e o incentiva a retornar ao rodeio. Leandro se encontra com um homem esquisito. Nélio inicia outra prova no rodeio.
Capítulo 158
Nélio e Buddy Holliday encerram a prova empatados. Clara leva João para a audiência que servirá para provar que ele não é louco. João se comporta com impaciência diante do juiz. O homem solicita a Leandro mais dinheiro para não contar que ele mandou matar Julio Rosa. Nélio ganha o prêmio do torneio e dedica sua vitória a Esmeralda. O juiz diz que João terá que conversar com um psiquiatra. Buddy chama Nélio para viajar com a companhia de rodeio. Ele fica dividido, mas não topa. Amelinha se enfurece, porque nota que ele não foi por conta de Esmeralda. Clara se emociona quando João sai de sua casa. Lipe se esconde no carro de Leandro e o vê atirando no homem que o estava chantageando.
Capítulo 159
Leandro põe o corpo no carro, enquanto Lipe nota. Amelinha fica perturbada ao ver que Nélio desistiu de ir embora por conta de Esmeralda. Clara se preocupa com João. Lipe vê Leandro escondendo o corpo e foge. O dono de Costelinha comunica a Nélio que vendeu o cavalo para um frigorífico. Leandro nota que Lipe se encontrava em seu automóvel.
Lipe tenta falar para Mariana o que viu, mas ela não crê nele. Mateus diz para Fábio que não vai perdoar Rafa. Clara garante a Lipe que irá checar se a história dele é verdade. Lolô se prepara para fugir com Zeca, mas ele sai da cidade para escapar dela. Nélio rouba Costelinha. Lipe suplica para que Mariana não o deixe só com Leandro. Edu chega e vê o filho nervoso.
Capítulo 160
Edu questiona a Leandro o que ele fez com Lipe. A polícia vai até o bar de Esmeralda atrás de Nélio, que se esconde no mato com Costelinha. Mariana deixa que Lipe vá dormir na casa de Edu, para nervosismo de Leandro. Clara permite que Nélio esconda Costelinha em sua casa. Lipe conta a Edu que viu Leandro assassinar um homem. Lineu para o ônibus do rodeio, comunicando que vai obrigar Zeca a casar com Lolô. Esmeralda vai à casa de Amelinha em busca de Nélio.
Edu leva Lipe para prestar um depoimento falando o que viu. A polícia vai atrás de alguma prova que confirme a história de Lipe, mas não encontra nada. Amelinha acredita que Nélio deve estar na casa de Clara e o denuncia. Edu busca Lipe na escola e desvenda que Leandro já o levou. Leandro comunica a Lipe que deseja conversar com ele.
Capítulo 161
Leandro diz para Lipe que ele se enganou no que viu. A polícia prende Nélio. Amelinha comunica que comprou Costelinha, por pena do peão. Esmeralda fica com ciúmes. Leandro indica a Mariana e Edu que eles levem Lipe a um psicólogo. Edu fica irado, mas concorda. Nélio passa a noite na cadeia. Esmeralda revela a Mateus que não tem conhecimento se Nélio ainda gosta de Amelinha. Mariana encontra Edu vasculhando sua casa atrás de um revólver e fica irada.
Mateus solicita que Nélio o ensine a pegar mulher. Pedro convence Clara a ir para o Rio ver seus filhos com ele. Nélio aconselha Mateus a consertar o encanamento da República, dizendo que foi assim que ele conquistou Bruna. Mateus busca, mas acaba alagando a República. Leandro ameaça matar Edu caso Lipe diga alguma coisa.
Capítulo 162
Leandro exige que Lipe diga ao pai que criou toda história, pois então o pior pode ocorrer. Pedro se irrita quando Edu bate na porta de Clara, mas ele fala as novidades sobre a nova audiência e se decepciona ao tomar conhecimento que Clara vai viajar. Mateus espirra, tem febre e resmunga que só pega resfriado. Lipe comunica ao pai que não deseja falar com o juiz porque não está certo do que viu. Edu faz pressão para saber se ele foi ameaçado por Leandro, mas ele diz que não. Pedro, Clara, André e Rodrigo se divertem no Rio de Janeiro.
Pedro solicita que Clara converse com sua sogra, Zuzu e as duas se dão muito bem. Nélio dá umas aulas de sedução para Mateus, mas ele esnoba Bruna na hora errada, quando ela o chama para ir ao cinema. Amelinha infla o ódio de Raul por João. Leandro ameaça matar Edu mais uma vez e manda que Lipe diga ao juiz que deseja morar com Mariana. João se nega a falar com o psiquiatra sem a presença de Clara. O juiz Bonifácio fica surpreso quando Lipe comunica que inventou a história do crime e que deseja seguir residindo com a mãe.
Capítulo 163
Edu desconfia que Lipe mente por pressão de Leandro, mas não consegue constatar nada. Zuzu insiste em culpar Pedro pela morte de sua filha. Lipe garante a Edu que deseja ficar com Leandro e Mariana. Clara busca convencer Pedro a se reaproximar de Zuzu. Mateus se oferece para fazer uma massagem em Bruna e termina machucando o pescoço dela. Zuzu passa mal e Clara vai ajudá-la. Lipe se nega a falar com Edu.
Mateus começa a trabalhar sem camisa para atrair a atenção das mulheres, mas não tem bons resultados. Zuzu comunica à Clara que tem pouco tempo de vida e que pretende deixar os netos com sua irmã. Clara diz que Zuzu deveria deixá-los com Pedro. Um detetive comunica ao delegado que encontrou um caminhão abandonado. Edu começa a acreditar que talvez seja melhor que Lipe permaneça com Mariana.
Capítulo 164
Mariana fica preocupada com Lipe, mas Leandro a acalma. Clara conta para Pedro o estado de Zuzu e ele se preocupa com o destino de seus filhos. Mateus segue se dando mal com os conselhos de Nélio para conquistar as mulheres. Leandro ordena que Lipe minta para a doutora Selma, mas ele começa a se abrir sem querer. Selma dá conselho a Edu e Mariana a deixarem a vida de Lipe mais estável. Amelinha fica enciumada ao ver que Nélio faz tudo o que Esmeralda deseja.
Os estudantes ficam revoltados ao notarem que a hidrelétrica vai terminar com a cachoeira, caso seja construída. Mateus abre o jogo com Bruna e ela lhe dá um beijo, para surpresa dele. Clara acha esquisito ao tomar conhecimento que Lipe não deseja falar com o pai. Edu bebe para afogar suas mágoas e Nélio é obrigado a levá-lo em casa. Leandro solicita falar com Clara. Amelinha dá um beijo em Nélio e Edu pega os dois.
Capítulo 165
Amelinha acusa Nélio de a agarrá-la. Edu não crê, mas não demonstra nenhum ciúme. Esmeralda fica irada ao tomar conhecimento o que Amelinha fez, mas Nélio tenta acalmá-la. Leandro esclarece para Clara que se encontra tudo bem entre ele e Lipe. Pedro fica preocupado com a situação dos filhos. Edu diz para Amelinha que o casamento deles foi um erro. Bruna e Mateus passam a noite juntos, mas ela nota que ele ainda gosta de Rafaela.
Os estudantes da república decidem realizar um abaixo-assinado para preservar a cachoeira. Edu e Amelinha vão com o filho ao pediatra. Amelinha fica mal ao tomar conhecimento que Edu vai viajar para o Rio. Clara decide ir ao Rio conversar com os empresários da hidrelétrica. Pedro manda o detetive observar de novo o lugar que Lipe havia indicado. Nélio apresenta para Amelinha um rapaz com síndrome de Down. Alceu apresenta a Leandro que encontrou seu camafeu. Clara e Edu se encontram no Rio.
Capítulo 166
Edu diz à Clara que veio convencer os empresários a se preocuparem com o meio ambiente. Os estudantes, com apoio de Pedro, decidem mergulhar na cachoeira e atrair a atenção da imprensa. Alguns começam a tirar a roupa e a polícia termina prendendo todo mundo. Clara fica impressionada com a forma hábil de Edu na reunião. Clara fica chateada ao notar que ela e Edu estão no mesmo hotel. Nélio leva Osvaldo até a fazenda e Amelinha fala com ele. Edu e Clara jantam juntos e o clima entre eles melhora. Edu volta a se declarar para Clara e os dois se beijam. Clara comunica a Edu que necessita falar com Pedro antes de tomar uma decisão, mas admite que ainda o ama.
Zuzu conta para Clara que vai com os netos para Nova Aliança. Lipe fica preocupado ao tomar conhecimento que Leandro deseja antecipar o embarque para a França. Edu garante à Clara que deseja anular seu casamento e se casar com ela. Mariana está muito animada com a viagem, para desespero de Lipe. Pedro e Zuzu brigam sem parar. Clara fala para Eneida que vai revelar para Pedro que ainda ama Edu.
Capítulo 167
Os estudantes saem sem roupa e pintados de verde na rua em protesto contra a construção da hidrelétrica. Em contrapartida, acabam presos. Edu fala com Lipe, que tem uma crise de choro. Pedro se declara para Clara, deixando-a em choque.
Capítulo 168
Clara busca falar com Pedro, mas chegam Zuzu, André e Rodrigo. Lipe fala para Edu que está envergonhado de ter inventado a história do assassinato, mas solicita continuar morando com a mãe. Os estudantes estão na delegacia gritando: “Cachoeira sim! Hidrelétrica não Mateus se insinua para Bruna, que deixa todos paralisados na delegacia com seu belo corpo. Presos na solitária, Pati e Baú começam a realizar suas fantasias sexuais. Raul chega e manda o delegado deixar a filha presa. Edu deseja ter ciência se Clara já contou a Pedro que eles decidiram ficar juntos. Amelinha desvenda que Osvaldo era o gerente da livraria. Chega o dia do aniversário de Nélio.
Pedro mostra as chaves da casa com quintal que Clara tinha gostado tanto. Mateus joga charme para Rosana. Mariana vai atrás de Edu para ele autorizar por escrito a ida de Lipe para Paris, mas ele se nega. Bruna organiza uma festinha particular para Nélio. João Carlos tem convulsões e Osvaldo lhe socorre. Zuzu diz para Clara que só dará a guarda dos netos a Pedro se eles se casarem. Clara fica chocada.
Capítulo 169
Zuzu insiste que só vai deixar os meninos com Pedro se Clara se casar com ele, deixando-a numa situação difícil. Esmeralda expulsa todas as meninas do quarto de Nélio. Osvaldo tenta pegar Joãozinho, mas Amelinha o empurra, histérica. Armando esclarece para Amelinha que Osvaldo salvou a vida de seu filho. Edu força que Amelinha se desculpe com Osvaldo. Clara nota que os filhos de Pedro já a veem como mãe.
Raul fica perturbado ao ver Lígia falando com João. Clara garante a Edu que não vai se casar com Pedro, mas solicita que ele tenha paciência. Nélio comparece à festinha que as meninas fizeram para ele. Leandro obriga Lipe a falar a Edu que deseja ir para Paris. Amelinha, a contragosto, solicita desculpas a Osvaldo. Nélio se embebeda na festa das meninas e se atrasa para a festa de Esmeralda. Pedro questiona à Clara se ela mudou de ideia em relação ao casamento. comunica avisa à Mariana que dê a autorização para Lipe viajar.
Capítulo 170
Esmeralda chega com Nélio bêbado na festa e ele só dá mancada. Osvaldo fala a sua vida para Amelinha. Lipe finge estar contente de ir para a França. Nélio desperta de ressaca e Esmeralda comunica que eles precisam ter uma conversa. Fábio e Rafa ficam loucos de ciúmes porque Rosana só fala de Mateus. Clara se despede de Zuzu e insiste que a proposta dela não tem cabimento. Rodrigo e André se despedem de forma carinhosa de Pedro, o que comove a avó.
Amelinha explode ao tomar conhecimento que Edu e Clara se encontraram no Rio. Ele revela que deseja se separar. Pedro garante à Clara que não vê a hora de os dois se casarem. João escuta música sertaneja. Raul contra-ataca com música clássica. Sofia dá conselho a Lipe a se abrir com o pai. Zuzu passa mal e solicita que os netos telefonem para Pedro. Amelinha ameaça Clara com um revólver. Leandro intercepta Lipe, que pretendia ir à fazenda. Edu assina o documento autorizando Lipe a viajar.
Capítulo 171
Mariana fica muito grato a Edu. Lipe mente que estava indo à livraria e Leandro resolve acompanhá-lo. Nélio tira a arma de Amelinha, carrega-a no ombro para fora da casa de Clara e dá-lhe um banho frio para acalmar. Osvaldo é atropelado por Amelinha, mas não se machuca. Pedro implica com Zuzu, mas garante que irá tomar conta dela. Osvaldo desvenda que Amelinha gosta de Nélio. Edu insiste que Clara fale tudo para Pedro, mas ela argumenta que por telefone ela não pode terminar o noivado. Leandro manda Lipe não falar nada com Sofia.
João solicita uma camisinha emprestada para Raul, que estrebucha de ódio. Lipe solicita que Mariana questione sobre a arma que Leandro guardava no armário. Osvaldo convence Nélio de que Amelinha quer companhia para levar João na fisioterapia. Esmeralda escuta a conversa, fica com ciúmes e dá um flagrante nos dois. Mariana questiona pela arma e Leandro desconversa.
Capítulo 172
Mariana se oferece para auxiliar Leandro a ir atrás da arma, deixando-o nervoso. Amelinha e Esmeralda, por pouco, saem no tapa, mas Nélio as impede. Mateus declara que ele e Rosana vão transar na frente dos operários da hidrelétrica, mas ela diz que não. Zuzu implica com Pedro por ele ter demonstrado preocupação por ela. Leandro diz que vendeu a arma, mas Mariana nota que ele está mentindo. Ele fica histérico e Mariana decide parar de falar no assunto.
Raul termina concordando em deixar João dormir em seu quarto. Zuzu escuta Pedro falando de Solange para Rodrigo e se emociona. Baú e Pati fazem amor na frente dos operários. Zuzu e Pedro começam a se relacionar melhor. Ronaldo conta para Clara que o caminhoneiro que viu o acidente de Júlio sumir. Os estudantes protestam em frente às obras e Amelinha manda a escavadeira parta para cima deles.
Capítulo 173
Esmeralda comunica a Nélio que não pode ter um filho com ele. Mariana revela para Leandro que tem vontade de beber. Rafaela simula não ligar para o namoro de Mateus e Rosana, mas depois termina chorando, sendo consolada por Fábio. Mariana não resiste e bebe. Lipe chora ao ver a mãe bêbada. Leandro recrimina o menino por tê-la feito pressão com a história da arma. Pedro admite que se distraiu com o sorriso de Solange e chora copiosamente, deixando Zuzu comovida.
Osvaldo dá conselho a Nélio para lutar por Amelinha. Esmeralda sofre ao ver o amado falando com a santa sobre a rival. Edu fala com os estudantes sobre as propostas dos empresários, mas eles insistem na luta. Leandro cobra de João a quantia que ele prometeu se ele auxiliaria na viabilização da hidrelétrica. Zuzu decide deixar os filhos com Pedro. Esmeralda pega Nélio na fazenda e sai no tapa com Amelinha.
Capítulo 174
Beraldo recolhe as apostas dos peões, que acompanham, sem interferir, a briga. Pedro cobre Zuzu de beijos. Edu e Clara se agarram no escritório-modelo. As duas se digladiam na lama do chiqueiro, mas Nélio entra no meio, terminando o embate. Pedro liga para o trabalho de Clara, mas quem atende é Edu, mas ela inventa que é uma conversa de trabalho. Zuzu se despede de Pedro, que volta para Nova Aliança.
Nélio dá banho de mangueira em Amelinha e em Esmeralda. Fábio alerta Mateus para não usar Rosana porque isso pode prejudicar Vitinho. Mariana solicita que o filho desapareça com todas as bebidas da casa. Baú inventa um show particular para os operários, mas eles desvendam que as “meninas” são homens, o que gera a maior treta. Lipe chama a atenção de Leandro dando um copo de bebida para a mãe. Raul põe um comprimido no café de João, que fica doidão na audiência, com a presença do psiquiatra. Clara, tomada pela emoção, termina a relação com Pedro.
Capítulo 175
Edu solicita que Lipe fique calmo e lhe fale a verdade. Pedro acusa Clara de traição. O psiquiatra comunica à Amelinha que João sumiu e ela nota que Raul tem ciência de algo que não está mencionando. Pedro deseja tudo de mal a Clara e Edu, Ele sai irado. Lipe conta para Edu que Leandro estava lhe ameaçando. João, totalmente confuso, para na casa de Clara. Edu tenta insistir com o juiz de que Leandro é um assassino, mas não tem êxito.
Alceu escuta tudo e comunica a Leandro. Pedro bebe todas no bar de Esmeralda. Mariana não crê quando Lipe diz que Leandro é um assassino, e Edu decide levá-lo embora. Clara desvenda que Raul deu vários antidepressivos a João. Leandro e Alceu buscam impedir Edu de levar Lipe, mas ele consegue bater nos dois. Alceu comunica que não deseja mais colaborar com Leandro, que mata o detetive e põe a culpa em Edu. Pedro vai atrás de Edu e tenta levá-lo para a delegacia, mas ele o enche de pancada.
Capítulo 176
Clara socorre Pedro, que começa a acordar. Edu garante que não matou Alceu e vai embora com Lipe atrás de um esconderijo. Pedro insiste que Edu é um criminoso e que irá conseguir sua prisão. Leandro faz acusações contra Edu em seu depoimento na delegacia. Pedro e Isolino organizam a busca ao fugitivo. A polícia cerca a fazenda. Amelinha desacata Pedro. Raimunda entretém o delegado enquanto Edu e Lipe fogem. Clara reage aliviada quando tem conhecimento que Edu não foi encontrado.
Fábio e Rafa escondem o professor na república. Pedro invade o quarto das meninas, mas só encontra Mateus na cama com Bruna, Rosana e Rafa. Edu e Lipe respiram aliviados debaixo da cama. Edu solicita a Nélio que ajude a cuidar de João Carlos. Nélio leva Edu escondido em uma carroça para encontrar com Clara. Ela promete que irá comprovar sua inocência. Nélio se espanta ao se deparar com uma barreira policial.
Capítulo 177
Nélio ordena que Edu fique bem escondido. Pedro levanta a lona e só vê os móveis velhos. Edu e Lipe retornam à república. Clara exige que Leandro fale da morte de Alceu em detalhes. De vingança, João oferece um café com purgante para Raul. Clara busca convencer Pedro que Leandro está escondendo algo. Ronaldo apresenta para Clara o laudo da perícia onde relata que havia um terceiro carro envolvido no acidente de Júlio.
Este veículo foi o causador de tudo. Leandro dá bebida para Mariana e comunica que deseja ir logo para Paris, com ou sem Lipe. Nélio leva Edu e Lipe para a casa de Seu Miguel. Leandro reage ao tomar conhecimento que o caso de Júlio pode ser reaberto. Edu fala com os posseiros e os estudantes sobre a hidrelétrica. A polícia chega. Os estudantes e os posseiros se dão os braços e protegem a casa. Pedro e Clara veem Edu e Lipe fugindo. Pedro manda a polícia agir.
Capítulo 178
A polícia não consegue passar pela barreira dos estudantes. Pedro sai com a moto, mas termina caindo numa vala cheia de lama. Edu e Lipe fogem pelo mato. Nélio os auxilia na caminhada. Pedro vasculha a mata com alguns policiais e só consegue pegar Nélio, que simula não saber de nada. Esmeralda abriga o professor. Falso, Leandro é solidário com Ronaldo. Clara acha esquisito quando Leandro insiste que ela encerre com esse inquérito da morte de Júlio.
João e Raul se acusam mutuamente e partem para a briga. Lígia dá bolsadas para separar os dois. Raul fica enciumado ao escutar que João vai jantar na casa de Lígia. Raul surge para visitar Pati na hora do jantar. Pedro revista o quarto de Nélio e encontra a carteira de estudante de Lipe. Edu e Lipe escapam no meio de uma passeata. Leandro encontra Edu e Lipe escondidos no gabinete na universidade.
Capítulo 179
Edu acusa Leandro de ter assassinado Alceu. Mateus diz à Rosana que está com ela não para fazer ciúmes a Rafa. Leandro indica que vai tirar a liberdade, a reputação e o filho de Edu, que, dá-lhe um soco. Leandro berra, chama a polícia e os dois fogem. Nélio promete que esqueceu Amelinha e solicita Esmeralda e casamento.
João vibra por Raul estar com ciúmes e garante à comadre que seu plano está dando certo. Rafa fica com ciúmes ao ver Mateus cuidando de Vitinho. Amelinha manda os empregados dispersarem uma manifestação dos estudantes em sua fazenda. Ela fica surpresa quando Nélio mostra Edu e Lipe escondidos na carroça.
Edu solicita o helicóptero da mulher. Esmeralda fala com Rosana e relata a sua preocupação com o namoro do filho. Amelinha fica irada ao tomar conhecimento que Nélio irá se casar. Clara diz para Edu não fugir mais. Leandro sai com os policiais, quando Edu é acahdo. Pedro vigia o helicóptero próximo de decolar. O delegado dá voz de prisão e o piloto se rende. Leandro, escondido, atira e os policias, por reflexo, abrem fogo em Edu, Amelinha, Nélio, Lipe e Joãozinho, que fogem.
Capítulo 180
Edu resmunga que Amelinha está correndo muito. Ela retruca que está salvando a vida dele. O carro da polícia quebra após uma manobra ousada de Amelinha. Pedro segue a perseguição sozinho e manda o carro parar. Edu, que assumiu o volante, enfia o pé no acelerador. Vitinho não deseja ir para o colo de Fábio, que fica sentido. Amelinha indica que eles procurem em Belo Horizonte um juiz amigo de seu pai. A balconista de um supermercado reconhece Edu e avisa a polícia.
Rosana passa mal e Carlos brinca que ela pode estar grávida de Mateus, deixando os dois em choque. Rafa fica com ciúmes. Edu, Lipe e Joãozinho se escondem, e Nélio despista um policial. Raul fica surpreso ao ver João e o psiquiatra, Doutor Gilmar, se dando muito bem. Para fazer compras, Amelinha se disfarça com as roupas de Nélio, mas Pedro desconfia ao ver um caipira comprar tanto e ir embora sem levar o troco.
Capítulo 181
Amelinha não compreende ao chamado do promotor e se tranca no banheiro. Pedro vai atrás e comunica que está certo que é Edu. Rosana segue se sentindo mal. Mateus fica preocupado, mas ela se recorda a ele que os dois nem fizeram amor. Rafa faz pressão em Mateus, ele confirma que teve sexo com Rosana, deixando-a com mais ciúme ainda. Fábio e Rafa batem boca sobre quem vai entregar um teste de gravidez para Rosana. Pedro arromba a porta, mas só encontra as roupas. Amelinha foge pelo basculante de calcinha e sutiã. Edu arranca em disparada.
Rosana fica irada quando Rafa lhe entrega o teste. Leandro não dá bebida para Mariana, que o acusa de estar tentando enlouquecê-la só porque ela escutou o segundo tiro quando Edu já havia saído. Ele resolve dar o conhaque que ela deseja. Nélio põe um vestido de Amelinha. O carro da fuga quebra e Amelinha o troca por uma caminhonete. Pedro e a polícia param o carro e encontram um fazendeiro e sua família. Nélio telefona para Esmeralda, que manda que ele desligue. Pedro fica irado por não conseguir rastrear a ligação. Edu banca o gay para escapar da barreira. Uma viatura da polícia bate de forma violenta no carro de Clara.
Capítulo 182
Clara ameaça processar a prefeitura. Armando comunica que ela tem somente um hematoma no rosto. Amelinha decide dormir no carro, atrai Nélio, mas ele sai fora. Edu leva todos ao um motel. Pati dorme com Rosana, que segue toda pintada. Clara conta para Pedro que o caminhoneiro que sumiu em Nova Aliança é a testemunha do acidente de Julio.
Rafa recolhe um pinico do quarto de Rosana, só para roubar o material para o teste. Esmeralda se nega a dar bebida para Mariana que senta em uma mesa com desconhecidos. Leandro chega quando eles estão a forçando para ir para ao hotel com eles e sai dando socos. Amelinha se enfia na cama de Nélio, que a renega. Ela termina confessando que o ama há muito tempo.
O porteiro do motel aciona a polícia. Rafa e Fábio constatam que o exame deu positivo. Pedro e os policiais cercam Edu. O juiz fala para João em pleno domínio de suas faculdades. Nélio decide sair do carro para fala com os policiais e é baleado. Amelinha entra em desespero.
Capítulo 183
Edu sai com o carro a toda. Amelinha insiste em levar Nélio para o hospital, mas o peão solicita que o professor continue fugindo. Raul acusa Clara de havê-lo traído ao defender João. Clara cobra de Pedro a sua posição de justiceiro e ele indica que se afastará das buscas e acompanhar o caso apenas como promotor. Amelinha aquece Nélio com usando seu corpo. Edu e Lipe escutam a declaração de amor que ela faz para o peão, que está inerte. Esmeralda se angustia ao tomar conhecimento do tiro e culpa Pedro. João comunica aos posseiros que já separou uma parte da fazenda para eles e que todos terão casas novas. Armando socorre Nélio. Edu se entrega.
Clara beija Edu e se apresenta à imprensa como a sua advogada de defesa. Nélio está fora de perigo e Amelinha declara mais uma vez o seu amor. Leandro tranca Mariana no quarto. Edu solicita que Clara cuide de Lipe. Fábio e Rafa se espantam quando Rosana fala que não transou com Mateus. Ele aproveita e revelaa que se encontra apaixonado por ela. Baú e Pati topam que vão ser pais. Lipe dá os detalhes para um retrato falado do caminhoneiro. Esmeralda entra no quarto do hospital, ignora Amelinha, beija Nélio e diz sim ao pedido de casamento. Leandro chega para pegar Edu, e Clara mostra o retrato do caminhoneiro. Amelinha revela para Edu que Joãozinho é filho do Nélio.
Capítulo 184
Edu fica irado quando Amelinha conta que pagou muito caro para imprimir um exame falsificado. Leandro insiste que não conhece o homem do retrato falado. Lipe fica escondido atrás de Clara para não ir embora com Leandro, mas ele arrasta o menino. Nélio deseja agendar o casamento imediatamente com Esmeralda.
Lipe foge de bicicleta na hora da partida para Paris. Edu e Clara saem em busca do menino. João supervisiona a explosão. Os estudantes vão tomar o último banho de cachoeira. Seu Miguel alerta que Lipe não pode ir para os lados da barragem, mas ele não ouve. Leandro vai atrás de Lipe.
Rosana e Mateus se beijam. Todos se divertem na cachoeira numa grande despedida. Lipe escuta a voz de Leandro, ultrapassa as placas de perigo e se esconde em um casebre. Edu e Clara seguem a pista do menino. Osvaldo, João e Raimunda fazem pressão em Amelinha para ela revelar toda a verdade para Nélio.
Leandro desiste e comunica a Lipe que está indo embora sozinho. Edu e Clara encontram Leandro, obrigam-no a falar o paradeiro de Lipe, a terra treme, a barragem explode e ele sai correndo. Os jovens ficam tristes quando a cachoeira seca. Na frente de Esmeralda, Amelinha fala que Nélio é o pai de Joãozinho. Lipe atende ao chamado do pai e os três saem correndo da água que avança.
Capítulo 185
Edu e Clara encontram Leandro, obrigam‑no a dizer o paradeiro de Lipe, a terra treme, a barragem explode e ele sai correndo. Edu e Clara fogem com Lipe. Nélio expulsa Amelinha, mas fica emocionado ao tomar conhecimento que Joãozinho é seu filho. Leandro ameaça ir embora para Paris sem Mariana, que só deseja ir se Lipe for.
Mariana questiona se Leandro realmente matou um homem. Ele fala toda a história, inclusive que mandou matar Julio e depois matou o caminhoneiro que o chantageou. Pedro chega com a policia e dá o flagrante. Mariana tinha esquematizado tudo para incriminá‑lo.
Raul leva o papel da separação para Lígia assinar, mas neste momento chegam dois rapazes que garantem ser filhos de Raul. Pedro dá adeus à Clara e a Edu. Mariana retorna para São Paulo e, finalmente, terminar seu tratamento. Lipe volta morar com Edu. Fim.
O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a decisão das emissoras