Uma prática comum nas principais redações é ter algum tipo de material caso, eventualmente, uma personalidade de relevância venha a falecer. Entretanto, no SBT a situação era bem diferente quando o assunto envolvia Silvio Santos, falecido no último sábado (17).
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
Primeiramente, é preciso relembrar que a emissora foi a última a interromper sua programação para divulgar a morte de seu dono. Isso só aconteceu às 11h24, quase 1h30 min depois da divulgação oficial. Coube a repórter Simone Queiroz, interina do SBT Brasil, reportar a notícia ao público do SBT.
Simone contou detalhes deste dia triste e ao mesmo tempo histórico no SBT. “Foi a missão mais difícil que eu precisei desempenhar como jornalista. Bom, como todo mundo já sabe, normalmente, as emissoras, os jornais, têm preparados textos e matérias sobre pessoas que você acha que já estão doentes e estão próximos de morrer. Enfim, parece um pouco desumano isso, mas é uma questão prática”, contou a âncora ao portal Terra.
Todo mundo sabe que assuntos envolvendo Silvio Santos e sua família no SBT são tratados com muita delicadeza. Era o caso, por exemplo, sobre qualquer tipo de material envolvendo a passagem de Silvio, mesmo com idade avançada, já aos 93 anos.
“Só que isso nunca aconteceu no SBT em relação ao Silvio Santos [separar material de obituário]. É absolutamente compreensível, aceitável, porque eu jamais, por exemplo, como filha, permitiria em relação ao meu pai, que se discutisse ou que se tentasse arrumar alguma coisa para o dia, que ele fosse morrer. Então nós, como nós, somos todos e temos esse DNA de SBT, esse DNA Silvio Santos, isso foi tudo preparado na hora”, explicou Simone, em seguida.
SBT precisou de tempo para organizar suas homenagens
Enquanto as principais emissoras do Brasil pararam sua programação para reverenciar Silvio Santos, o SBT seguiu normalmente com o Sábado Animado. A decisão chamou a atenção do público diante da naturalidade de um tema que vinha comovendo o Brasil. Em nome do canal, Simone revelou como a notícia da partida de Silvio havia mexido com os profissionais que estavam trabalhando e colocando a emissora no ar naquele dia.
“Nós interrompemos a nossa programação só agora porque também estamos administrando a nossa dor. A dor da imensa família brasileira. E agora, falando olho no olho do público do SBT, para dar uma notícia que nós nunca desejamos dar, a morte do apresentador Silvio Santos, aos 93 anos”, contou às 11h24.
Vale reforçar que a partir desse momento, as homenagens a Silvio Santos ocorreram por 36h e 45 min ininterruptas, entre as 11h24 de sábado (17) e as 00h09 de domingo (21). Diversas personalidades e membros do jornalismo conduziram entrevistas e relembraram momentos marcantes do Programa Silvio Santos.
No domingo (20), a programação foi toda derrubada para o especial ‘Domingo É Dia de Silvio Santos’, com reprises de programas históricos e um especial comandado por Celso Portiolli. No lugar do Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel foi exibido o especial ‘Silvio Santos Vale Mais do que Dinheiro’, documentário do +SBT.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem [capa]: SBT / Silvio Santos (Montagem)