O ex-governador do Rio de Janeiro e ex-comunicador da Rádio Tupi, Anthony Garotinho, saiu derrotado na disputa para as eleições municipais do Rio de Janeiro. O marido de Rosinha Matheus tentava uma cadeira de vereador.
Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Garotinho teve 8753 votos. A classificação final da apuração está marcada pela entidade como “anulada subjudice”.A classificação ocorre quando não seguem todas as regras de elegibilidade estipuladas pela Justiça Eleitoral. Há possibilidade dos candidatos tentarem recursos, como fez Garotinho nesta disputa.
Por unanimidade, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) concedeu o registro de candidatura de Anthony Garotinho neste domingo (6). O STJ (Superior Tribunal de Justiça) havia concedido liminar suspendendo a condenação por improbidade administrativa, de 2018, que foi o empecilho para a Justiça, primeiramente, indeferir o registro da candidatura do ex-governador.
As decisões favoráveis fizeram com que Garotinho tivesse sua candidatura registrada nas urnas e seus votos serem considerados como válidos. Por fim, mesmo que consiga reverter a situação em definitivo, a votação não é suficiente para garantir sua entrada no legislativo municipal do Rio de Janeiro.
Enquanto isso, outros nome ligados ao rádio disputam as Eleições e são derrotados; apenas 1 entra
Assim como na disputa para deputado federal em 2022, Pedro Augusto (PSD-RJ) perdeu a disputa para a disputa a uma das 51 cadeiras de vereador na Câmara Municipal do Rio. O radialista teve 4779 votos e foi o 149º candidato mais votado para o posto.
O comunicador se afastou da Rádio Tupi, em junho, para se dedicar à campanha eleitoral. Em setembro, a emissora informou que o comunicador não voltará com seu programa. A oração da Ave Maria foi preenchida com a participação de Padre Marcelo Rossi, que ganhou um programa na na faixa dominical, antes ocupada por Augusto.
O candidato ligado ao rádio com maior número de votos foi Leonel de Esquerda (PT-RJ), presidente do Sindicato de Radialistas do RJ, que está eleito.
Em seguida, Karla de Lucas (PSD-RJ) e Toninho Bondade (PDT-RJ) fecham a lista e não conquistaram uma vaga para vereador. Deste grupo, Pedro Augusto é o único que já havia cumprido mandato eleitoral.
Confira em seguida quantos votos cada profissional ligado ao rádio teve:
- Leonel de Esquerda (PT) – 13325 votos (0,44%) – 60º candidato a vereador mais votado (eleito por média);
- Anthony Garotinho (Republicanos) – 8753 votos (anulado subjudice);
- Karla de Lucas da Rádio (PSD) 7026 votos (0,23%) – 114º candidata à vereadora mais votada;
- Pedro Augusto (PSD) 4779 votos (0,16%) – 149º candidato a vereador mais votado;
- Toninho Bondade (PDT) – 2039 votos (0,07%) – 244º candidato a vereador mais votado;
O que você precisa saber, em resumo:
Candidatura: Anthony Garotinho, ex-governador do Rio de Janeiro, concorreu a uma vaga de vereador.
Resultados: Recebeu 8.753 votos, mas foi derrotado nas eleições.
Situação Legal: Sua candidatura está “anulada subjudice” segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Registro de Candidatura: O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) concedeu por unanimidade o registro de sua candidatura no dia 6 de outubro.
Decisões Judiciais: O STJ (Superior Tribunal de Justiça) suspendeu sua condenação por improbidade administrativa de 2018, que inicialmente impediu o registro.
Validade dos Votos: Por fim, apesar do registro e da decisão favorável, os votos de Garotinho não são suficientes para garantir uma vaga no legislativo municipal.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem [capa]: Reprodução Internet