A mudança pela retomada de audiência do Vídeo Show está dando o que falar. Além de números no Ibope abaixo do esperado, os internautas vêm debatendo pelas redes sociais o novo formato do programa. Fernanda Keula, Vivian Amorim e Ana Clara, todas ex-BBBs, se juntaram à titular Sophia Abrão. Alinne Prado foi uma das questionadas pela nova temporada. A repórter foi a primeira negra a sentar na bancada da atração global e resolveu responder abertamente a uma internauta que questionou a ausência de Alinne e da diversidade na TV:
“Apesar de ser a primeira negra a sentar na bancada do programa, fui demitida sob a justificativa de que, apesar de gostarem muito do meu trabalho, precisavam de alguém mais ‘neutro’ (sic) do que eu. E como estavam passando por uma crise, eles precisavam enxugar o quadro de repórteres (que depois de minha saída aumentou). Nunca falei disso publicamente, mas me dói demais ver isso acontecer. Não nos deixam ocupar a sala da casa grande, por mais qualificados que sejamos”, afirmou Alinne em sua conta no Instagram.
A resposta repercutiu rapidamente pelos aplicativos de mensagens e redes sociais. Alinne resolveu esclarecer a situação em novo post feito agora há pouco:
“Não é nada contra as meninas do Vídeo Show. Inclusive as sigo e sou fã delas. É contra a colonização do nosso imaginário. Só podemos aparecer na TV se for em situação de subserviência e sofrimento. E sempre como cota. É contra acharmos que não existe racismo. Que tudo isso é mimimi. Enquanto os não negros cruzarem os braços e fecharem seus olhos para isso, continuaremos a ser amordaçados, chicoteados, inviabilizados e mortos. Precisamos de aliados nessa luta. Precisamos de você!”.
Globo responde acusações de racismo feitas por Alinne Prado: “Não procede”