A Praça da Apoteose voltará a ser o palco principal do mundo do samba, dois anos após a Viradouro ganhar o último Carnaval, em 2020. O Audiência Carioca explica as principais regras da Apuração do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (26), às 16h.
Ao todo, são 45 jurados em 9 quesitos. As notas só poderão oscilar de forma fracionada entre 9 e 10 (9,1; 9,2; 9,3…). Caso o jurado tire ponto de uma escola, ele precisa justificar a avaliação.
O artigo 35 no parágrafo do V do regulamento prevê o descarte da maior e da menor nota dentre os cinco jurados: “validar, para cada Agremiação, em cada Quesito, apenas as 03 (três) notas intermediárias, deixando, assim, de considerar as 02 (duas) notas extremas, ou sejam, a menor e a maior”, diz o texto.
Os quesitos avaliados serão: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de Frente, Mestre-Sala e Porta-Bandeira. A ordem de leitura das notas será definida no início da tarde desta terça-feira. O último quesito será considerado o desempate.
As notas das escolas serão lidas de acordo com a ordem do desfile: Imperatriz, Mangueira, Salgueiro, São Clemente, Viradouro, Beija-Flor, Paraiso do Tuiuti, Portela, Mocidade, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Vila Isabel.
A pior escola na pontuação cai para a Série Ouro em 2023.
SAIBA ONDE ASSISTIR
A Globo transmite ao vivo para todo o Brasil, menos SP, a Apuração do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro a partir das 16h. Quem estiver em SP pode assistir a apuração através do G1.
A melhor escola será a campeã do Carnaval 2022. A pior escola vai desfilar na Série Ouro, em 2023. As seis melhores escolas retornam no próximo sábado, 30 de abril, para o Desfile das Campeãs. O Multishow transmite o evento, ao vivo. Não haverá exibição em TV aberta.
TELEGRAM: RECEBA O CONTEÚDO DO AC EM TEMPO REAL!
INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil