A árvore de natal da Lagoa Rodrigues de Freitas está de volta. Agora batizada como ‘Árvore do Rio’, o símbolo natalino terá a Petrobras como patrocinadora. A estatal entra no lugar do Bradesco, que manteve a atração nas últimas edições.
Fora do calendário de fim de ano da cidade desde 2015, o lançamento acontece no primeiro sábado de dezembro, precisamente no dia 1. A partir das 21h, cariocas e turistas poderão apreciar a reestreia do monumento com um espetáculo de luz e sete minutos de queima de fogos de artifício. A previsão é que 200 mil pessoas estejam presentes no lançamento.
A árvore será acesa sempre às 20h e desligada à 1h. Aos sábado e domingo, encerra às 2h. No total, estão sendo utilizados 900 mil pequenas lâmpadas espalhadas por 24 metros de altura, equivalente a um prédio de sete andares, e oito diferentes tipos de apresentações com show de luzes.
O Governo do Estado do RJ foi quem cuidou de toda a negociação do evento:
“Essa indústria [do entretenimento] é a cara do Rio de Janeiro. E nós, como governo, o mínimo que podemos fazer é dar condições, melhorar a segurança e investir cada vez mais nessas parcerias. Essa cidade não pode repetir, não quero que nenhum gestor passe pelo que eu passei, por isso estou fazendo a melhor transição possível”.
Luiz Fernando Pezão, Governador
Uma grande operação será montada com a Prefeitura do Rio para garantir a fluidez do trânsito e a ordem no local. Guardas municipais e a Comlurb vão fazer parte do esquema.
“A gente recebe de braços abertos essa novidade. É um momento muito oportuno, esse sentimento de retomada. Colocamos a estrutura da prefeitura à disposição”, disse Rodrigo Castro, subsecretário municipal de eventos.
A Árvore do Rio ficará exposta até o dia 6 de janeiro, dia em que se comemora a Folia de Reis e, tradicionalmente, se desmancham os artefatos natalinos.