‘Hackers’ entram no sistema da Globoplay e emissora fala em ‘cibervandalismo’

Os internautas que assinam a Globoplay tomaram um susto no fim da noite deste sábado (16). Muitos deles receberam uma notificação de invasão de um ‘hacker’ no sistema de mensagens do canal de ‘streaming’.

Uma mensagem de notificação da plataforma enviou a seguinte mensagem aos clientes: “HACKED BY OURMIN”. A impressão imediata é que o sistema da Globoplay havia sido invadido. A #GloboHack entrou entre os assuntos mais comentados do Twitter em solo brasileiro.

O envio das mensagens foi assumido pelo grupo OurMine, que se apresenta como um grupo de hackers que tem como objetivo invadir redes sociais e plataformas de empresas de mídia e tecnologia. O grupo ostenta invasões no Facebook, Netflix, o Esporte Interativo e o Barcelona.

GLOBOPLAY RESPONDE

Através do Twitter, a Globoplay enviou um comunicado explicando que houve um “cibervandalismo” na noite de sábado (16). A invasão ocorreu apenas no sistema de mensagens e não mexeu no conteúdo disponibilizado aos assinantes.

O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização.

O Globoplay lamenta o incidente, pede desculpas a todos os seus usuários e esclarece:

1 – Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications;

2 – Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema;

3 – Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha;

4 – Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com “Hacked by…”. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor;

5 – A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido;

6 – Vamos trabalhar internamente e junto a nossos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes.

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