Na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a Record TV promoverá uma série especial em seu principal jornal. A partir da próxima segunda-feira (18), o Jornal da Record inicia o ‘Sem Vaga para o Racismo’.
Antes de lançar o material, a emissora reuniu oito jornalistas negros para uma reunião de pauta para tratar do assunto na última quarta-feira (13).
Estiveram no encontro Tarsilla Alvarindo e Fágner Coelho (BA); Amanda Santos e Rodrigo Cardozo (SC); Mariana Bispo, Salcy Lima e Clóris Akonthen (SP); Luiz Fara Monteiro (DF).
Embora Mariana Bispo já tenha atuado por aqui, o Rio de Janeiro não contou com nenhum representante que esteja trabalhando na redação neste momento.
A série abordará as dificuldades da população negra no mercado de trabalho: salários menores, o desemprego em maior número nesta etnia e ausência de oportunidades em cargos do alto escalão.
Em contrapartida, também haverá destaque para profissionais negros bem-sucedidos e que têm colaborado para reverter a falta de oportunidades no mercado para outros profissionais. Ao todo serão cinco episódios:
- Mercado de trabalho – 64% dos desempregados são negros;
- Mulher Negra: salários menores e ausência em cargos de liderança;
- Educação: a população negra em universidades;
- Como mudar: iniciativas para inserção de mais negros no mercado de trabalho;
- Somos competentes: profissionais negros que venceram na luta pelo reconhecimento profissional.
O Jornal da Record começa a partir das 21h30 e vai ao ar de segunda à sábado.
Imagem: Antonio Chahestian / Divulgação Record TV