Jornal da Record faz cobertura curta da morte do Papa Francisco - Audiência Carioca - Notícias e bastidores

Jornal da Record faz cobertura curta da morte do Papa Francisco

Publicado por Eduardo Moura em

O Jornal da Record optou por fazer uma cobertura reduzida sobre a morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Enquanto suas concorrentes usaram o assunto como plano principal em seus telejornais, a emissora de Edir Macedo optou por tratar o caso sem amplo destaque em meio a outros acontecimentos de menor relevância diante do noticiário quente.

EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO

O principal telejornal da casa não abriu sua edição falando da morte de Francisco. Todos os outros telejornais das principais emissoras comerciais não só iniciaram com a grande notícia do dia, como ainda fizeram extensos materiais sobre o funeral, marcado para iniciar na próxima quarta-feira (23).

Por exemplo, o Jornal Nacional dedicou toda a escalada falando sobre Vossa Santidade, reconhecida mundialmente como uma figura que buscou diminuir as diferenças entre a sociedade moderna e a comunidade católica.

O Jornal da Record optou inserir a partida de Francisco apenas na quinta reportagem do dia de seu telejornal, dedicando apenas três minutos sobre o caso. Primeiramente, a pauta sobre a morte de uma mulher e o pagamento do 13º salário ganharam espaço.

No entanto, é preciso destacar que o Jornal da Record fez um breve currículo sobre a história de Francisco e relembrou problemas enfrentados pelo pontífice em sua gestão. Os escândalos de abuso sexual, por exemplo, sem grandes investigações foram recordados. Também foi citada a confirmação da ida do Presidente Lula ao funeral de Francisco, representando o povo brasileiro.

Antes do Jornal da Record, emissora trouxe a notícia em seu jornalismo

Logo nas primeiras horas da manhã, a Record trouxe a informação da morte de Francisco, em seu jornalismo local e, por exemplo, no Fala Brasil, em rede.

No entanto, não seguiu de forma continua na cobertura e decidiu manter como foco suas reportagens habituais em seus produtos consolidados na grade. O assunto da partida de Francisco foi tratado de forma pontual nos principais jornalísticos da casa.

“A Record não tem religião”, explicou a emissora no passado

Em maio de 2023, a Record emitiu um comunicado à imprensa onde disse “não ter religião”.

“A Record TV não tem religião. (título). A Record TV vem a público declarar que é contra qualquer tipo de intolerância, inclusive a religiosa. Portanto, o Grupo Record anuncia que tomará todas as providências judiciais necessárias com relação à acusação sofrida hoje”, disse, em resumo, após uma reportagem ter citado a emissora.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no FacebookInstagramYoutube Threads. Acesse nosso conteúdo: audienciacarioca.com.br

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Record


Eduardo Moura

Eduardo Moura é jornalista e editor do Audiência Carioca. E-mails: [email protected]