As cinco maiores bizarrices da TV brasileira em 2024 - Audiência Carioca - Notícias e bastidores

As cinco maiores bizarrices da TV brasileira em 2024

Publicado por Eduardo Moura em

Encerrando o ano, a TV brasileira foi capaz de promover momentos bizarros ao público que acompanha este tipo de noticiário. Até mesmo as principais redes do país, comercialmente falando, renderam, surpreendentemente, notícias de cair o queixo em 2024.

O Audiência Carioca decidiu classificar o que de pior aconteceu. Confira as cinco notícias que surpreenderam o mercado, a imprensa e o púbico na TV brasileira:

5º lugar – SBT anuncia volta de Chaves e cancela tudo dias depois

Chaves é muito aguardado pelos fãs do SBT. Todavia, ainda não foi confirmado na grade
Chaves é um dos principais produtos de audiência na grade do SBT. Imagem: SBT

Inesperadamente, no início de novembro, o SBT anunciou a volta de Chaves para 18 de novembro. “É OFICIAL! O público pediu e o SBT ouviu! Após inúmeras solicitações, a partir do dia 18 de novembro, a clássica série Chaves está de volta à programação diariamente, às 18h30 (de Brasília)”, disse a emissora, primeiramente.

Entretanto, a faixa das 18h30 foi disponibilizada para filiais e afiliadas desde março, com o lançamento do Tá na Hora. Sem planejamento de rede prévio, o SBT teve que cancelar tudo e repensar um novo horário para Chaves.

“Atenção colegas: A assessoria de comunicação do SBT informa que as estão canceladas as alterações na faixa noturna da programação a partir do dia 18/11. Favor considerar apenas as alterações que estão em vermelho, o restante da programação segue normal”, enviou a assessoria do canal, em resumo, desfazendo todo o problema.

No entanto, em dezembro, o SBT decidiu voltar com Chaves e Chapolin em horário nobre: 20h45 e 22h, respectivamente. Ambas as faixas pertencem à rede e não geraram problemas para filais e afiliadas.

4º lugar – SBT desiste de Brasileirão do nada e vê Record abocanhar a competição

Record voltará a transmitir o Brasileirão em 2025. Imagem: Record
Record voltará a transmitir o Brasileirão em 2025. Imagem: Record

Nos bastidores, os comentários sinalizavam que o SBT dividira a transmissão do Brasileirão com a Globo, em 2025. A expectativa era que a emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024) ficaria com o pacote de jogos da LFU (Liga Forte União), transmitindo partidas com mando de campo, por exemplo, de Corinthians, Vasco, Fluminense e Cruzeiro.

No entanto, a emissora retirou a proposta através de um comunicado enviado à imprensa e expôs parte dos bastidores dessa negociação.

“O SBT informa que havia formalizado junto à Liga Forte União uma proposta para transmissão de jogos exclusivos do Campeonato Brasileiro de futebol a partir de 2025.  A liderança da emissora foi informada, por telefone e extraoficialmente, que sua proposta não seria aprovada e aguardava um retorno formal dos organizadores até o final da tarde desta segunda-feira (29/7) a respeito do resultado desta concorrência. Como não houve, comunicamos que o SBT decidiu retirar a sua proposta deste pleito esportivo”, contou, em resumo, o canal.

Nos bastidores, a informação é que o SBT não teria se empolgado em dividir seus jogos em TV aberta com o Youtube. Entretanto, a Record não se importou em dividir a exclusividade da partida entre o sinal aberto e a plataforma. Além disso, a emissora da Barra Funda aumentou o valor que o SBT teria oferecido e levou a competição por três temporadas, até o fim de 2027.

3º lugar – Contratado do SBT, Cléber Machado aparece com a camisa da Record

Imagem: Rogério Pallatta / SBT

Não bastasse ter superado a proposta do SBT pelo Brasileirão, a Record foi atrás do principal nome do esporte da concorrente para fortalecer sua transmissão esportiva. Cléber Machado trocou de emissora, após uma movimentação atípica no mercado.

Em outubro, vazou a informação de que Cléber já estava acertado com a Record. Entretanto, o SBT emitiu um comunicado do narrador informando que ambos estavam em fase de negociação. Poucos dias depois, o SBT confirmou que seu narrador estava deixando a emissora para acertar com sua principal concorrente.

As partes trataram tudo com muita diplomacia, inicialmente. No entanto, o jogo virou. Em entrevistas em podcasts, Cléber dizia que estava tudo bem entre ele e o SBT, tanto que ficaria até o fim de 2024.

“Tá combinado que até o fim do ano eu continuo prestando meus serviços. É só ano que vem”, explicou, em resumo, o narrador”, disse ao Cheguei Podcast. Todavia, o caso teve uma reviravolta.

SBT decide liberar logo Cléber Machado para a Record

Inesperadamente, ainda contratado do SBT, Cléber Machado foi apresentado ao mercado como novo narrador da Record. Ao lado da nova equipe esportiva, ele vestiu a camisa de sua nova empregadora no dia 18 de novembro, uma segunda-feira, e ainda deu entrevista ao Jornal da Record, um dos concorrentes do SBT Brasil, como novo narrador do canal. Horas depois, estava no SBT para apresentar o Arena SBT.

A foto de Cléber com a camisa da Record ainda como funcionário do SBT repercutiu imediatamente. Na véspera da final da Copa Sul-Americana, onde ele seria o narrador, a emissora decidiu sacá-lo da escala a menos de 24h da bola rolar e liberá-lo imediatamente para começar seus trabalhos na Record.

À imprensa, o narrador deu a seguinte versão sobre a saída antecipada: “Como estava combinado, a decisão era da emissora”, afirmou, após o primeiro combinado, de ficar até o fim do ano, acabou não sendo cumprido. A decisão do SBT de tirar Cléber Machado do ar ocorreu quatro dias após ele ter aparecido na Record.

2º lugar – Globo assina contrato com Parintins e toma virada de TV de Sikêra Júnior

No início de maio, a Globo fez uma pomposa reportagem no Jornal Nacional informando que junto com a Rede Amazônia e o Governo do Estado de Amazonas fariam a primeira transmissão do canal na festa de Parintins. Entretanto, a TV A Crítica não gostou nem um pouco ter ficado de fora do encontro anunciado nacionalmente e divulgou que iria à Justiça fazer valer seus direitos.

Após o impasse, a Globo chegou a tentar se aproximar da TV A Crítica. Entretanto, a emissora manauense não se mostrou disposta a firmar um acordo. Por fim, a cobertura da Globo em parceria com a Rede Amazônica acabou sendo apenas jornalística.

“A Globo iniciou conversas para a transmissão do Festival de Parintins, mas não conseguiu chegar a um acordo com a detentora dos direitos de exibição do evento. A Globo continua interessada em exibir nas suas diversas plataformas, para todo o Brasil e para o mundo, a festa do folclore dos povos da floresta e manterá sua cobertura do jornalismo local e nacional do evento. A riqueza cultural da região esteve sempre presente na programação da Globo, seja através da cobertura local, na beleza de suas histórias e cenários representados na dramaturgia ou pelos artistas e personalidades presentes em programas, musicais e realities”, informou a Globo, inesperadamente, após ter mostrado o acordo sendo assinado em rede nacional dentro de seu principal telejornal.

1º Lugar – Falecido, Silvio Santos é usado como justificativa para volta da grade voadora no SBT

Silvio Santos faleceu em agosto deste ano, aos 93 anos. Imagem: SBT
Silvio Santos faleceu em agosto deste ano, aos 93 anos. Imagem: SBT

SBT surpreendeu seus telespectadores no início de dezembro ao divulgar uma ação de divulgação sobre sua nova programação. Inesperadamente, a emissora justificou a falta de planejamento antecipado da confirmação com seus novos horários como uma homenagem a Silvio Santos, falecido em agosto.

Primeiramente, uma arte de mais de 1 minuto foi criada com várias fotos do finado apresentador. Além disso, uma música sentimental foi usada de plano de fundo. Silvio completaria 94 anos na sexta-feira, 12 de dezembro. Arte foi produzida três dias antes.

Em um texto divulgado à imprensa, o SBT informou: “Essa semana nosso fundador completaria 94 anos. Durante a vida, Silvio Santos foi reconhecido por muitas coisas e uma delas eram as mudanças na programação”, disse, em suma.

“Em homenagem a ele, na semana que seria o aniversário dele, decidimos mudar nossa programação para essa temporada de verão já com muitas novidades. Seguindo e honrando os passos dele, nossa missão é ter uma programação que agrade o público brasileiro com conteúdo que leve o jeito SBT de ser para a casa das pessoas. Nosso principal objetivo é agradar você com nosso conteúdo e ter você com a gente todos os dias. Queremos te alegrar, te divertir, te informar e, mais do que qualquer coisa, estar presente na sua vida”, acrescentou, em seguida.

Apesar de programação em cima da hora, SBT apela pro sentimentalismo ao público: “Amamos vocês”

Por fim, o SBT diz que ama seu público promovendo esse tipo de ação e programação: “Amamos o que fazemos e para quem fazemos. Amamos você! Que vocês tenham um final de ano especial e um 2025 extraordinário! Esses são nossos votos para você e sua família! Ah, e esse é só o começo! Em 2025 tem muito mais novidades vindo por aí”.

Apesar das inúmeras críticas do público nas redes sociais, o SBT manteve o conteúdo nos primeiros dias de sua programação de verão normalmente.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: SBT / Montagem

Categorias: CapaTV

Eduardo Moura

Eduardo Moura é jornalista e editor do Audiência Carioca. E-mails: [email protected]