O Sindicato dos Radialistas de São Paulo emitiu um comunicado nesta sexta-feira (15) criticando abertamente o SBT, após o canal dar flores a seus demitidos. Surpreendentemente, a ação chamou a atenção da imprensa e das redes sociais, provocando uma grande polêmica. Oficialmente, foram 200 demitidos recebendo uma caixinha de presente com uma mensagem de despedida.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
A entidade acusa o SBT de ter dispensado profissionais com restrições médicas. “Em vez de cesta de final de ano: SBT presenteia seus trabalhadores (pais e mães de família) com demissões). Na última quinta-feira (14), centenas de trabalhadores e trabalhadoras chegando para trabalhar foram sumariamente demitidos pelo SBT, inclusive, trabalhadores que possuem restrições médicas”, contou primeiramente.
Em seguida, o Sindicato também reclama do SBT ter promovido as demissões em massa sem ter negociado com a entidade que representa a classe profissional:
“Contrariando o que diz a lei essas demissões foram feitas, sem qualquer comunicado
ou negociação com o sindicato, que ao tomar conhecimento, imediatamente, encaminhou um ofício à empresa, solicitando uma reunião em caráter de urgência para tratar do assunto”, acrescentou.
Sem Silvio Santos, sindicato reclama: “mudou radicalmente”
O Sindicato também diz que desde que Silvio Santos (1930-2024) se afastou do comando do SBT, as coisas pioraram para os funcionários.
“Os trabalhadores já perceberam que, desde o afastamento do Sr. Silvio Santos de suas atividades, a conduta do SBT mudou radicalmente e a empresa vem descendo ladeira abaixo. São incontáveis os casos de desrespeito com os direitos dos trabalhadores, imposição de condições de trabalho desumano, diminuição do quadro de empregados, deixando os que ficam, reféns de jornadas de trabalho excessivas, sem serem remunerados por isso, em razão de banco de horas lá implementado”, explicou, detonando a gestão de Daniela Beyruti, filha número três de Silvio.
Por conta das demissões repentinas, o Sindicato dos Radialistas de São Paulo está agendando um encontro na próxima terça-feira (19), às 19h, na sede da entidade, na Bela Vista, bairro de São Paulo.
O que você precisa saber, em resumo:
- Demitidos com flores: O SBT deu flores e uma caixinha com mensagem de despedida para 200 funcionários demitidos, gerando polêmica e repercussão nas redes sociais.
- Acusações de demissões irregulares: O sindicato acusa o SBT de demitir profissionais sem respeitar restrições médicas de alguns trabalhadores.
- Falta de negociação com o sindicato: As demissões ocorreram sem aviso prévio ou negociação com a entidade sindical, contrariando a legislação trabalhista. O sindicato enviou um ofício à empresa solicitando reunião urgente.
- Críticas à gestão pós-Silvio Santos: O sindicato afirma que, desde o afastamento de Silvio Santos, a gestão de Daniela Beyruti piorou as condições de trabalho, com desrespeito aos direitos dos funcionários, jornadas excessivas e redução de pessoal.
- Convocação para reunião: O Sindicato dos Radialistas de São Paulo agendou uma reunião para terça-feira (19), às 19h, na sede da entidade, para discutir as demissões e a situação dos trabalhadores.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem [capa]: SBT