O Rio de Janeiro será palco do festival “Raízes Negras da Fé Cristã“, evento que destacará a influência da cultura negra na fé evangélica no Brasil, especialmente no contexto carioca.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
A atração ocorrerá nesta sexta-feira, 1º de novembro, às 19 horas, no Centro Cultural da Cultura Carioca Artur da Távola, localizado na Tijuca, zona Norte do Rio. A entrada é gratuita.
A primeira ação do festival foi a criação de um grafite na pista de skate do Parque Rita Lee, realizada em 21 de agosto. Com mais de 12 horas de trabalho, a atividade foi marcada por muita alegria e é considerada o início das ações culturais do projeto.
Evento é marco na história da música gospel
O show inaugura as atividades do mês da Consciência Negra. O público poderá apreciar apresentações do rapper e poeta urbano WJ, do músico Daniel Eduardo, conhecido como Lusitano, e do Grupo Vocalis.
“Pra mim é de extrema importância não só está no evento como o evento em si. Raízes Negras da Fé Cristã para mim é um nome que já fala por si só e levanta pautas importantes e, na maioria das vezes, são negligenciadas no meio evangélico e cristão. Acho que não seria necessário um evento com esse nome se, de fato, o povo preto não fosse segregado e excluído até naquilo que ele acredita, como fé, como base, como princípio”, disse WJ, ressaltando também a ancestralidade.
O evento representa um marco na história do Rio de Janeiro e na música gospel brasileira. Com uma programação diversificada, incluirá apresentações musicais, dança, pintura ao vivo e outras expressões artísticas que refletem a cultura negra cristã. Cada atividade será uma celebração da identidade cultural, ressaltando a interseção entre fé e arte. O público-alvo inclui moradores das comunidades locais, entusiastas da cultura e turistas em busca de experiências autênticas.
Projeto surgiu diante de um drama no hospital
Primeiramente, o projeto foi desenvolvido pela produtora Janaina Souto, durante uma internação por um mês por conta da covid-19. Com 75% dos pulmões comprometidos, a profissional precisou ser intubada e teve que fazer hemodiálise, pois os rins paralisaram. Evangélica, Janaína conta um momento peculiar nesse tratamento que a fez pensar em criar o evento.
“Uma das lembranças que tem desse processo é de ter tido uma visão em que mulheres negras a colocavam numa roda onde dançavam e cantavam pela minha cura. Dois anos depois, já curada e bem de saúde, participei de um culto na igreja onde congrego, a Comunidade Evangélica da Zona Norte (CEZN) e uma missionária convidou os membros para participar de uma viagem missionária à aldeia de Shigamani, em Limpopo, na África do Sul. Na mesma hora, lembrei dessa visão no hospital e resolvi ir”, contou, em resumo. Em 2023, Janaina enviou seu projeto para o Edital-Carioca e conseguiu a aprovação do apoio da Prefeitura do Rio.
Nova atividade ocorrerá no Méier, em seguida
Uma nova atividade ocorrerá em 9 de novembro, um sábado, no Imperator, localizado no Méier, na zona norte do Rio.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO
Assinado pelos artistas Verônica Black, Tito e Anna Lemmos, o grafite tem como propósito transmitir a mensagem de João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Por fim, o projeto é financiado pelo edital Pró-Carioca, uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, dedicada ao fomento da cultura na cidade.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem [capa]: Divulgação