Fechado com a Band, Campeonato Carioca volta ao radar da Globo - Audiência Carioca - Notícias e bastidores

Fechado com a Band, Campeonato Carioca volta ao radar da Globo

Publicado por Eduardo Moura em

O Campeonato Carioca pode estar de volta à Globo, a partir do ano que vem. Segundo informações do colunista Rodrigo Masttos, do UOL, a Brax Sports e a Globo já conversam.

EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO

A mexida é encarada como um um divisor de águas. Especialmente para o Vasco, considerando que o clube é o único a estar fora do contrato de transmissão do Campeonato Carioca, desde 2023.

Há duas temporadas, as transmissões do Campeonato Carioca na televisão aberta foram de responsabilidade da Band.

+ Retorno! Chaves cabe sim na programação do SBT. Entretanto, é preciso moderação. Confira a análise!

Segundo a publicação do UOL, a negociação entre a Brax e a Globo está em andamento e envolve todos os direitos de transmissão, tanto para a TV aberta quanto para a fechada.

Contudo, isso não implicaria que a Band fique de fora da disputa. Até o momento, não há um acordo firmado entre as partes. É importante lembrar que ao anunciar o acordo com a Brax, o canal do Morumbi havia firmado exclusividade no sinal aberto. Fato ocorrido tanto em 2023 e 2024.

A situação reforça a dinâmica competitiva no mercado de transmissões esportivas e abre espaço para que diferentes emissoras busquem viabilizar a cobertura da competição, o que pode ser benéfico para os clubes envolvidos, como o Vasco, que busca restabelecer sua visibilidade e presença nas telinhas.

Afinal, como a Globo parou de transmitir o Campeonato Carioca?

Em 2020, a Globo rescindiu o contrato de transmissão do Carioca após um desentendimento com o Flamengo, relacionado à antiga medida provisória (MP) do Mandante.

Na ocasião, o clube da Gávea utilizou uma brecha criada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para transmitir um jogo contra o Boavista pelo estadual, em que tinha o mando. A emissora entendeu que houve uma violação da cláusula de exclusividade do contrato, já que tinha um contrato anterior à MP com o Boavista. Anteriormente, os dois clubes tinham que vender juntos o direito de imagem.

+ De volta! Roque Santeiro ganha nova reprise, 40 anos depois. Saiba quando!

Surpreendentemente, a decisão da Globo foi encerrar o compromisso de todo o campeonato. O fim do torneio em 2020 foi mostrado no SBT. Em seguida, nos anos de 2021 e 2022, a Record levou o torneio. Por fim, a partir de 2023, a Band fechou com Carioca.

O que você precisa saber, em resumo:

  • Retorno à Globo: O Campeonato Carioca pode voltar a ser transmitido pela Globo a partir do próximo ano, com conversas em andamento entre a Brax Sports e a emissora.
  • Impacto para o Vasco: O Vasco é o único clube fora do contrato de transmissão do Carioca desde 2023, e um novo acordo poderia beneficiá-lo significativamente.
  • Transmissões Recentes: Nos últimos anos, as transmissões do Campeonato Carioca na TV aberta foram realizadas pela Band.
  • Direitos de Transmissão: A negociação inclui todos os direitos de transmissão, tanto para TV aberta quanto para a fechada, mas não exclui a participação da Band.
  • Exclusividade Anterior: A Band havia firmado um acordo de exclusividade com a Brax para o sinal aberto em 2023 e 2024.
  • Dinâmica Competitiva: A situação atual destaca a competitividade no mercado de transmissões esportivas, com oportunidades para diferentes emissoras.
  • Histórico de Rescisão: Em 2020, a Globo rescindiu o contrato de transmissão do Carioca devido a um desentendimento com o Flamengo sobre a Lei do Mandante, levando ao fim das transmissões do campeonato pela emissora.
  • Transmissões Alternativas: Após a rescisão, o torneio foi exibido pelo SBT em 2020, pela Record em 2021 e 2022, e, desde 2023, pela Band.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: TV Globo


Eduardo Moura

Eduardo Moura é jornalista e editor do Audiência Carioca. E-mails: [email protected]