Correspondente deixa a RedeTV! e reclama da emissora: "humilhação total" - Audiência Carioca - Notícias e bastidores

Correspondente deixa a RedeTV! e reclama da emissora: “humilhação total”

Publicado por Eduardo Moura em

Na tarde deste sábado (28), o jornalista Pedro Paiva anunciou sua saída da RedeTV! em uma publicação que expressa suas insatisfações sobre o ambiente de trabalho. Atuando como correspondente internacional em Nova York, Paiva afirmou ter tomado a decisão de se demitir devido a um “relacionamento de trabalho abusivo”.

EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO

Em seu desabafo, ele criticou, primeiramente, o tratamento da emissora em relação aos colaboradores no exterior, destacando, na sua visão, a precarização das condições de trabalho. “Todos os correspondentes são extremamente precarizados. Recebem por trabalho, sem nenhum direito trabalhista”, afirmou.

Paiva também reclamou dos valores recebidos: “Um valor totalmente defasado para cobrir as despesas básicas em dólar e euro, mesmo daqueles que trabalham todos os dias, como era o meu caso.

Pedro Paiva reclama de atrasos de repasse

O jornalista afirma que o pagamento nunca é feito em dia. “Às vezes, atrasa uma, às vezes atrasa duas semanas”. Além disso, segundo Pedro Paiva, alguns custos precisam ser tirados de seu bolso e só depois aguardar o pagamento da RedeTV!: “Se o correspondente precisa viajar para fazer uma cobertura, ele deve pagar do próprio bolso e aguardar o ressarcimento dos gastos”, contou.

Como exemplo, Paiva afirma que demorou “quase 1 mês” para ser reembolsado por uma viagem a Washington. Ele ainda afirma que precisou montar um dossiê de 113 páginas para o departamento financeiro do canal para comprovar a viagem: “Uma humilhação total“.

Jornalista conta que houve paralisações, em seguida

Pedro Paiva revelou que os correspondentes da RedeTV! realizaram uma paralisação como forma de protesto. Ele decidiu se demitir após um novo atraso no pagamento dos salários dos repórteres que atuam no exterior e mencionou uma “visível represália por não termos aceitado o abuso”. O texto ainda ressalta as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da emissora, que lutam por condições de trabalho mais justas.

EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO

O repórter afirma ainda que estava em “eterno estado de ansiedade e apreensão” e que “desde o meio do mês não consigo dormir direito, não consigo me concentrar em nada”. Recentemente, Pedro Paiva cobriu a presença do Presidente Lula à Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Enquanto isso, Paiva classifica a RedeTV! como sua pior experiência profissional

Apesar dos problemas administrativos, Paiva revela que há jornalistas incríveis no canal. Todavia, classifica a passagem como a pior da carreira. “Sair da RedeTV! não foi fácil. Foi meu primeiro trabalho de correspondente para uma emissora de TV aberta. Pensei muito se não valia engolir mais abusos em prol da minha carreira. Decidi, porém, priorizar minha saúde e sanidade mental. Afinal, minha saúde vale muito mais do que uma emissora com traço de audiência”.

Por fim, Pedro Paiva é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e trabalhou como produtor na GloboNews, além de colaborar com  Brasil 247, Brasil de Fato, Revista Híbrida e USBRTV. 

Procurara, a RedeTV! ainda não respondeu sobre o o caso. No entanto, o espaço está aberto.

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: RedeTV!


Eduardo Moura

Eduardo Moura é jornalista e editor do Audiência Carioca. E-mails: [email protected]