VIVA mantém cena polêmica de Viver a Vida com tapa na cara de joelhos em mulher preta

O VIVA decidiu manter a cena em que Teresa (Lília Cabral) dá um tapa na cara em Helena (Taís Araújo), que está de joelhos, em Viver a Vida. Essa é a primeira vez que a novela é reprisada desde seu lançamento, há 15 anos.

O encontro tenso aconteceu no capítulo 55, exibido na noite de ontem (23) e reexibido na tarde de hoje (24). Se nada mudar, ainda haverá um repeteco domingo (29), durante a maratona semanal de capítulos.

A cena desperta polêmica desde sua exibição original, já que uma personagem negra se ajoelha para pedir desculpas a uma mulher branca. Além de não ser perdoada, Helena ainda apanha no rosto cheio de lágrimas.

O VIVA costuma registrar que suas reprises representam comportamentos e costumes da época em que foi reprisada. Viver a Vida foi produzida e exibida em 2009, quando a sociedade pouco se comentava sobre inclusão e letramento racial. Ativistas e sociólogos criticaram o texto de Manoel Carlos.

VIVA chegou a cancelar cena por antirracismo em antiga gestão

Desde que a trama seria reprisada, houve uma dúvida se o conteúdo iria ou não ao ar. Em 2023, o VIVA decidiu suprimir cenas de Malhação 1998 por conta de uso de ‘black face’, prática de pessoas brancas pintando o rosto de preto para dar vida a um personagem. A decisão aconteceu durante a gestão de Erick Bretas, demitido em fevereiro desse ano.

“Em 1998 isso poderia ser tolerado [black face]. A sociedade evoluiu e hoje cenas assim são consideradas ofensivas. Esse plot não acontece de forma rápida na trama. As consequências dessa ação duram vários episódios”, explicou o executivo, na ocasião.

Bretas foi substituído por Manuel Belmar na direção da Globoplay, que cuida dos Canais Globo. Belmar é homem forte da área de finanças do Grupo Globo, e, desde então, nunca houve mais no canal cenas suprimidas de comportamentos polêmicos nos dias atuais. Procurada para comentar o caso, o VIVA não respondeu nossa mensagem.

O que você precisa saber, em resumo:

  • Cena Polêmica: Primeiramente, o VIVA decidiu manter no ar a cena de Teresa (Lília Cabral) agredindo Helena (Taís Araújo) em “Viver a Vida”.
  • Contexto da Cena: O encontro ocorreu no capítulo 55, exibido em 23/24 de setembro de 2023, e será reprisado em 29 de setembro.
  • Críticas: A cena é controversa por mostrar uma personagem negra ajoelhada pedindo desculpas a uma mulher branca e sendo agredida, gerando debates sobre raça e representação.
  • Produção: “Viver a Vida” foi exibida em 2009, período com pouca discussão sobre inclusão e letramento racial.
  • Histórico do VIVA: O canal já decidiu suprimir cenas de “Malhação 1998” por black face, considerando as mudanças na percepção social.
  • Mudança na Direção: Após a demissão de Erick Bretas, Manuel Belmar assumiu e não houve mais remoções de cenas polêmicas desde então.
  • Silêncio do VIVA: Por fim, o canal não se manifestou sobre a manutenção da cena.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução TV / VIVA

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31