A saída de Eliana do SBT, marcada para daqui a três meses, colocará o SBT á frente de um dos maiores desafios de sua história. A emissora terá que refazer a estrutura de seu domingo, único dia que consegue com certa facilidade chegar à vice-liderança de audiência, batendo a Record.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO!
Desde o ano passado, Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT, vem se movimentando para resgatar a programação de segunda a sexta-feira. Profissionais foram contratados, novos programas foram construídos e uma verdadeira dança das cadeiras foi lançada na grade.
Enquanto resolvia essa pendência, todos no SBT tinham ciência que a saída de Eliana do canal era questão de tempo. Respeitando o combinado, a loira sinalizou à emissora que irá cumprir mais três meses de seu vínculo e, em junho, encerrará sua segunda jornada no SBT, com duração de 15 anos.
O programa Eliana é uma das peças fundamentais para evolução da grade dominical. Recebe em alta do Domingo Legal e consegue manter a vice-liderança durante toda a sua duração. Em seguida entrega para o Roda a Roda Jequiti e Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel.
Essa não é a primeira vez que o SBT se vê diante de uma problemática com seus domingos. Nas duas oportunidades anteriores, envolviam o nome de Gugu Liberato (1959-2019).
Primeiramente, em 1988, Silvio Santos, com um problema em sua voz, conseguiu com que a Globo devolvesse Gugu, após tirá-lo do SBT. A partir daí, Silvio passou a dividir e, por vezes, até dar mais tempo ao pupilo no principal dia da semana no canal.
Silvio Santos deu contragolpe na Record, em 2009
Em 2009, a situação foi inversa. Gugu assinou com a Record meses antes do fim de seu contrato com o SBT. Ao perceber que havia perdido seu companheiro dominical, Silvio antecipou o fim do vínculo entre Gugu e o SBT e, surpreendentemente, contra-atacou no mercado.
Em seguida, colocou Celso Portiolli para comandar o Domingo Legal e deu o troco na Record, tirando Eliana da concorrente.
O SBT até tem algumas possibilidades em procurar no mercado apresentadores que possam ficar com a vaga de Eliana. Entretanto, uma avaliação: esse profissional terá condições de manter o pique de público da loira consolidado no horário? O horário do programa Eliana é preenchido por predominância feminina, acima de 35 anos e situado na faixa de renda chamada “classe C”.
Ainda que uma possível nova contratação entre em outro horário e, hipoteticamente, Domingo Legal e o Programa Silvio Santos entrem em novos horários, estaria o SBT resolvendo um problema e criando outro?
Afinal, uma mudança forte na grade pode provocar a oportunidade da Record recuperar esta preciosa faixa. Vale reforçar que a emissora da Barra Funda está avaliando lançar um novo programa de auditório, ao vivo, na faixa ocupada pelo Hora do Faro.
As cartas estão à mesa e Daniela Beyruti terá a difícil missão de manter o principal pilar do SBT apto a seguir na vice-liderança. Nas outras vezes, Silvio Santos conseguiu descascar o abacaxi e deu a volta por cima.
Com a palavra, ‘Dani Bey’, como é carinhosamente conhecida nas redes sociais.
No SBT, ida de Eliana para a Globo era questão de tempo e nunca foi segredo
O interesse da Globo por Eliana não é novo. Desde 2022, apesar de ter um vínculo com o SBT, a loira foi citada por algumas vezes no radar da concorrente. Apesar de desmentir todas as oportunidades que pôde, Eliana confirmou a saída do canal de Silvio Santos neste 1º de abril e acabou, inesperadamente, reacendendo o suposto ‘loby’ entre as partes.
EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP. RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO!
No SBT, ao que tudo indica, a troca de canais nunca foi algo velado. Segundo informações do colunista Lucas Pasin, do UOL, os bastidores quentes expostos na mídia eram usados como motivação para trazer futuros convidados.
“Olha, em breve ela estará na Globo, hein? Dá essa moral agora no SBT que logo ela terá um programa ainda com mais audiência”, contou a publicação revelando, em resumo, como era a abordagem de alguns integrantes de produção.
Ida de Eliana para a Globo é comentada cada vez mais
O interesse da Globo por Eliana teve um nascedouro na mídia em 2022. Entretanto, no ano passado o que era fofoca ganhou ares de aproximação.
Uma proposta teria sido enviada à loira em julho de 2023. Coincidência ou não, este foi o período em que Eliana confirmou sua participação no Criança Esperança. O anúncio foi atípico: dentro do Jornal Nacional com direito à status de super estrela da TV brasileira. Ao lado de Angélica e Xuxa, o trio brilhou no especial da solidariedade.
A partir de então, o SBT fez de tudo para investir ainda mais no programa Eliana. Todavia, todos os esforços só valeram até aqui, mantendo a apresentadora até junho de 2024. Até mesmo uma entrevista do Fofocalizando, onde Mara Maravilha fazia críticas ao grupo de WhatsApp entre Eliana, Xuxa e Angélica foi suspensa pela direção-geral do SBT, em junho de 2023. Conforme o Audiência Carioca revelou com exclusividade, até hoje, 9 meses do caso, o conteúdo segue estocado no arquivo do SBT e não foi exibido.
Embora os bastidores apontassem que o contrato de Eliana com o SBT valesse até 2025, uma praxe do canal é um acordo mais flexível onde cada parte pode anunciar o fim da parceria três meses antes da saída. Foi o que justamente ocorreu neste caso, a pedido da loira.
Afinal, o que Eliana poderá fazer na Globo?
Segundo informações do Correio Braziliense, através da colunista Mariana Morais, a Globo já tem traçado todo o planejamento com Eliana. A ideia é criar um roteiro similarmente ao de Sabrina Sato, quando deixou a Record em definitivo. Primeiramente, a comunicadora será uma das embaixadoras do Globoplay, principal plataforma de streaming do canal.
Após desvincular sua imagem do SBT, Eliana poderá ser aproveitada em outros trabalhos, como no GNT e, futuramente, na TV aberta. Vale reforçar que, no ano passado a Globo também negou que tivesse interesse em Eliana.
Confira, em seguida, o comunicado do SBT
O SBT acaba de anunciar a saída de Eliana. Ela deixará o canal em junho de 2024, após sua segunda passagem pela emissora. O comunicado informou que a saída foi amigável e o vínculo foi rompido antecipadamente. As partes tinham contrato até 2025 e a loira anunciou sua despedida 3 meses antes, como é de praxe no canal de Silvio Santos.
“O SBT, sua diretoria e a Eliana anunciam hoje, de forma mútua e amigável, a decisão da apresentadora de encerrar a sua sólida e bem sucedida parceria profissional com o canal em junho de 2024″, disse a emissora, primeiramente. Eliana teve duas passagens pela emissora, entre 1991 e 1998 e entre 2009 e 2024.
Ambas as partes expressam de forma legítima sua gratidão mútua e desejam o melhor para o futuro. O SBT reforça ainda seu carinho e torcida pela apresentadora em quaisquer caminhos que ela pretenda seguir, e informa que as portas sempre estarão abertas para ela”, contou o canal de Silvio Santos.
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
Siga: Youtube, Instagram, Facebook, Google Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem: SBT / Reprodução