Os fãs de Terra Nostra, um dos clássicos da antiga faixa das oito da Globo, devem ficar atentos. Uma pendência que se arrastava há anos foi resolvida pela emissora.
No streaming, o Globoplay disponibilizou uma versão reduzida, de apenas 150 capítulos. Tudo bem diferente dos 221, quando foi exibida primeiramente. O mesmo ocorreu em 2019, quando a trama de Benedito Ruy Barbosa foi exibida no VIVA.
+ EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP E RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO DO SITE!
A redução ocorreu após uma pendência sobre os direitos autorais da trilha sonora. No fim do ano passado, o noticiário deu conta de que este imbróglio estava próxima do fim.
Enfim, o final feliz foi sacramentado. Conforme revelado em primeira mão pelo portal TV História, a direção da Globo confirmou que a situação foi resolvida e que, brevemente, a versão completa estará disponível na íntegra.
Entretanto, até aqui, a data da liberação do conteúdo não foi divulgada. Os noveleiros de plantão, claro, esperam que o produto possa voltar ao VIVA sem ser enxugado, como ocorrido em 2019.
Terra Nostra foi exibida primeiramente entre 20 de setembro de 1999 e 2 de junho de 2000. Além da reprise no VIVA, o Vale a Pena Ver de Novo mostrou a novela em 2004. Por fim, o repeteco na TV aberta também foi curto: 106 capítulos, quatro a menos do que havia sido traçado pela Globo.
Opinião! SBT e Record desrespeitam o público ao cortar novelas inesperadamente. Confira!
A falta de planejamento e visão de criação, às vezes, faz com que a conta chegue para o lado mais fraco: o telespectador. Não é a primeira vez que o público tem o dissabor de ver sua novela cortada, inesperadamente. Record e SBT são, por exemplo, os casos mais emblemáticos, recentemente.
Pecado Mortal, que foi lançada no início do ano com a ousadia de conseguir pontos preciosos de audiência em cima de quem não curte o BBB, passou por poucas e boas nos últimos dias.
+ EXCLUSIVO! SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP E RECEBA PRIMEIRAMENTE O CONTEÚDO DO SITE!
Segundo levantamento do portal Notícias da TV, o capítulo da última terça-feira, 29 de janeiro, apresentou o que foi mostrado, originalmente, em nove capítulos. Imagina quem está assistindo a trama pela primeira vez, acompanhar um ritmo tão insano e acelerado? Impossível.
Vale ressaltar que a novela, que vem perdendo até mesmo para o SBT, vem conseguindo médias de 2 e 3 pontos. Ou seja, há, pelo menos, 146 mil lares na Grande SP que estão se interessando pelo produto e que estão sendo desrespeitadas. Sem contar, interior de SP e um resto de um Brasil inteiro.
+ Desaparecido! Ator de Gênesis some após sair de bar no Rio e polícia tenta localizá-lo. Entenda!
Para piorar, há a expectativa que Pecado Mortal saia do ar antes de 2 meses para a entrada de produtos da linha de show do horário nobre. Originalmente, teve oito meses, em 176 capítulos.
SBT também tem histórico polêmico
O SBT, recentemente, também andou aprontando para cima de seu público. Primeiramente, suprimiu 107 capítulos de Carrossel, na reprise apresentada em 2022.
Vale ressaltar que, em 2013, a emissora chegou a lançar uma reprise em agosto, um mês após o final do remake, de 310 episódios. Todavia, a decisão repentina, com doses de desespero, durou uma semana.
Não pensem que o SBT aprendeu com os erros do passado. Em 2023, após lançar a reprise de Rebelde às 14h15 e ver seus índices despencarem, também passou a régua nos capítulos do repeteco. Erro sobre erro, um ano depois.
+ Eita! Público reclama de mudanças em A Hora da Venenosa, na Record Rio. Veja!
Não pensem que a Globo não sofre de falta de aceitação de público com suas reprises. A emissora vem tendo complicações, em São Paulo, com Paraíso Tropical, em Vale a Pena Ver de Novo.
Apesar dos cortes, que sempre acontecem em uma novela das 21h, o público consegue ter um norte coerente e coeso do desenrolar da trama. O mínimo a se esperar.
O sinal da TV aberta ser gratuito está longe de ser sinônimo de bagunça. Por fim, a incompetência e a preguiça de criação e construção de uma programação não são motivos para tamanho desrespeito com o telespectador.
Esse texto é uma opinião do jornalista Eduardo Moura, editor do portal Audiência Carioca
EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
Siga: Youtube, Instagram, Facebook, Google Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem: Acervo / Globo (Arquivo)