Pan sem TV frustra o COB e órgão sonha com retorno da Globo

A transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago foi marcada pela ausência de televisionamento e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) sentiu a falta dos veículos de comunicação de massa.

Nenhuma emissora se interessou pela transmissão, considerada cara demais para o atual momento do mercado. O pedido foi de R$ 50 milhões, aproximadamente, assustando as grandes plataformas de mídia.

Desta forma, o Pan acabou sendo exibido com exclusividade no Brasil no Youtube, através da pela CazéTV e do Canal Brasil Olímpico. Entretanto, a LiveMode, adquiriu o pacote de jogos diretamente com o COB, sem pagar o valor pedido para a televisão.

Em entrevista ao portal F5, ao jornalista Gabriel Vacquer, o diretor de Comunicação, Cultura e Valores do COB, Paulo Roberto Conde, comentou a ausência de um canal televisivo brasileiro no Pan de Santiago.

O executivo lamentou a falta de um acordo com uma TV no Pan-2023. Primeiramente, Conde espera que a situação seja diferente nos Pan de Barranquilla, em 2027.

Saída da Globo há 16 anos é lamentada, em seguida

Desde 2007, quando o Pan foi realizado no Rio, a Globo deixou de exibir os jogos na TV aberta. A Record foi a emissora oficial das temporadas 2011, 2015 e 2019, cabendo ao Grupo Globo a exibição restrita no SporTV, através da TV paga. Na visão de Conde, a saída da Globo foi um problema “gigantesco” na divulgação do Pan no Brasil.

Vale ressaltar que a Record tinha os direitos exclusivos do Pan de Santiago. Todavia, o contrato com a Panam foi rompido, em 2020. Conde revelou que houve conversas com a Globo e com a Band, mas não houve avanço em um acordo pelo evento.

Apesar da ciência que o Youtube não representa o canhão de visibilidade como a TV, a transmissão do Canal Olímpico Brasil e da CazéTV foram consideradas “satisfatórias” pelo executivo.

Por fim, a entrevista completa com Paulo Roberto Conde o diretor de Comunicação, Cultura e Valores do COB, pode ser lida aqui.

Libertadores na Globo cala ‘haters’ de plantão e recoloca clubes na maior vitrine da TV

Entre 2020 e 2022, a Globo sentiu o peso de ter desistido, inesperadamente, do seu contrato com a Conmebol e a Taça Libertadores da América. Na ocasião, a disparada do dólar por conta da pandemia, fez com que o canal rompesse repentinamente o vínculo. Com a retomada do futebol, a Libertadores acabou parando no colo do SBT, que fez um trabalho honroso dentro dos seus padrões.

O canal de Silvio Santos viu seus índices melhorarem consideravelmente, especialmente em horário nobre. Todavia, nem mesmo o poderio de Flamengo e Corinthians, donos das maiores torcidas do Brasil foi capaz, em ocasiões, de chegar à liderança.

Variavelmente, o SBT só chegava ao primeiro lugar de audiência com o fim da principal novela da Globo. O caso mais emblemático ocorreu com o sucesso de Pantanal, que mantinha seu pique de audiência mesmo diante da Libertadores.

Entretanto, a Globo sabe que o futebol é capaz de atrair anunciantes preciosos e, sendo assim, correu atrás do prejuízo. Acertou suas pendências com Conmebol e jogou pesado pela exclusividade do torneio na TV aberta até 2026. Tanto que ao vencer o processo, montou uma carteira de anunciantes à parte do restante do pacote Futebol 2023 (Copa do Brasil e Brasileirão).

Os números da Libertadores

Além disso, a final da Libertadores 2023, disputada ontem (4), entre Fluminense x Boca Juniors, voltar a disparar a números expressivos. A prévia aponta 41 de média no Grande Rio, com pico de 45, conforme revelado pelo portal Teleguiado.

No Painel Nacional de TV, rendeu 29 de média, fechando o melhor resultado nas últimas três temporadas, todas mostradas pelo SBT, segundo o jornal O Globo. O assunto “Libertadores” foi o assunto mais comentado na rede social X.

Em 2022, Flamengo x Atlhetico-PR conquistou uma grande audiência, porém menor: média de 27,8 pontos e pico de 30, no canal de Silvio Santos.

No ano de 2019, quando disputou a final com o River Plate, o Flamengo deu muito mais audiência à Globo: 47 pontos de média e 78% de participação (share).

EM SEGUIDA, FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga: YoutubeInstagramFacebookGoogle Notícias e Twitter. Primeiramente, fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Reprodução Internet

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31