SBT arrisca tudo em aposta contra a Globo e a Record: vai dar certo?

O SBT fará uma aposta alta e arriscadíssima em mais mais uma tentativa de recuperar o púbico na faixa da tarde. Ontem (19), a emissora de Silvio Santos confirmou que vai reprisar mais uma vez a novela Rebelde.

Sucesso na primeira vez que foi ao ar, entre 16 de maio e 29 de dezembro de 2006, esta será a quarta reprise da trama ‘teen’. Houve dois repetecos na TV por assinatura (Boomerang, 2007-2011; e TLN Network, 2013-2015) e uma vez no SBT, em 2013.

A base original conta com três temporadas divididas em 441 capítulos. Um pomposo tempo de arte para a emissora tentar recuperar o Ibope perdido nos últimos tempos. As tardes do SBT vêm registrando público entre 2 e 4 pontos e os produtos sequer ameaçam suas principais concorrentes.

O detalhe é que a concorrência vem pesada nesta faixa, que um dia foi chamado de “horário pobre da TV”. Agora, está bem longe disso.

Primeiramente, estreia de Rebelde vai encarar a reta final de Chocolate com Pimenta, com excelentes índices de audiência, e a estreia de Mulheres de Areia, que ainda não tem data para entrar no ar.

Paralelamente, ainda baterá de frente com o fiel público do Balanço Geral, da Record, além de Os Donos da Bola SP, uma verdadeira pedra no sapato no canal de Silvio Santos.

ONDE ESTÃO OS FÃS DE RBD?

Vale ressaltar que os fãs de Rebelde, nos meados dos anos 2000, são, em maioria, adultos e não representam a maior fatia do público que assiste televisão na faixa das 14h20, horário que a reprise vai ao ar.

O que, de cara, será um complicador, já que o perfil deste horário, formado tradicionalmente pela “dona de casa”, é mais familiarizado com as novelas repetidas e os telejornais da Globo e da Record, além dos vespertinos femininos.

Novela é algo sério: colocou no ar, tem que terminar sem mudanças bruscas de horários. É direito de quem consome, ainda que a TV aberta, concessão pública, disponibilize atrações sem cobrar.

Mas estamos falando do SBT, uma emissora que, surpreendentemente, já tirou do ar, por mais de uma vez, produtos da teledramaturgia e jogou mais de 100 capítulos fora, como na recente reprise de Carrossel, ao meio-dia.

Sem contar, claro, a grade voadora, implacável em resolver os BO’s da emissora. Aguardemos.

Eduardo Moura é jornalista e comanda o site e o canal Audiência Carioca

FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!

Siga-nos no YoutubeInstagramFacebook, Twitter e Google Notícias. Fique ligado em nosso conteúdo.

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA PRIMEIRAMENTE AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem: Reprodução TV / SBT

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31