Além da alegria, a criatividade é um ponto alto do Carnaval, especialmente entre os cariocas. Pensando nisso, a dramaturga Luzé se inspirou na fantasia de gorilas, feitas com saco plástico, que saem nos blocos pelas ruas da zona Oeste do Rio. O adereço foi batizado de “Gorila de Caboclo” e poderá ser visto em alguns dos principais blocos da cidade.
“A minha proposta artística com esse trabalho é fortalecer os laços da cultura popular dos bairros suburbanos cariocas para assim recriar elementos característicos do imaginário das ruas. É resgatar o território, a favela, o subúrbio e a afrobrasilidade dos territórios periférios.”, explica Luzé, nascida na comunidade da Vila Vintém, em Padre Miguel.
“Gorila de Caboclo” foi desenvolvido pelo figurinista Vinicius Pitô e do aderecista Luciano Santos. O figurino tem origem inspirada no recente trabalho autoral da artista, o livro ‘Império Nacionalista’. A indumentária foi capa da obra, que leva o mesmo nome da peça teatral já encenada por Luzé e materializa inúmeras referências da infância da artista no Carnaval da Zona Oeste carioca.
Quem estiver neste sábado (18) nos blocos Amigos da Onça (a partir das 7h), no Aterro do Flamengo; no Raízes Africanas, no domingo (19), às 14h, em Copacabana; e no Quizomba, que sai no sábado das Campeãs (25), às 11h, na Lapa, poderá conferir a fantasia.
FIQUE DE OLHO NAS REDES DO AC!
Siga-nos no Youtube, Instagram, Facebook, Twitter e Google Notícias e fique ligado em nosso conteúdo.
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem [capa]: Reprodução TV