Confira o resumo dos capítulos de Além da Usurpadora – 1 Ano Depois. A trama mexicana foi ao ar no Brasil pela primeira vez, em 2000, no SBT.
LEIA AQUI: Confira o resumo de todos os capítulos de A Usurpadora
ALÉM DA USURPADORA – 1 ANO DEPOIS – Capítulo 1 – ESTREIA
Um ano após do casamento de Paulina e Carlos Daniel, a paz e a felicidade toma conta da família Bracho. Paulina e Carlos Daniel estão felizes com o nascimento de Paulinha, a primeira filha do casal. Rodrigo e Patrícia realizam o sonho da paternidade cuidando do filho de Estephanie.
Estephanie segue internada num hospital psiquiátrico, mas dá sinais de recuperação. A fábrica Bracho saiu da crise e agora vive um de seus melhores momentos, exportando seus produtos para o mundo. Paulina começa a sentir umas vertigens e o médico solicita que ela realize alguns exames. Mas no dia em que vai buscar os resultados, Paulina recebe uma notícia que a deixa péssima.
O diagnóstico não poderia ser pior: o médico fala que ela um câncer terminal e que só lhe restam seis meses de vida. Após pedir a ele que não comente nada com ninguém de sua família, Paulina retorna para casa e tenta disfarçar o seu desespero. Ela não consegue se conformar com o que está lhe acontecendo e se preocupa muito com Carlos Daniel, pois tem conhecimento que ele sofrerá muito com a sua morte.
Paulina pensa então em uma maneira de arranjar as coisas para que seu marido não sinta sua falta e decide ir atrás de uma mulher que possa ocupar o seu lugar na vida de Carlos Daniel e de seus filhos. A primeira pessoa em quem Paulina pensa é Raquel, a babá de seus filhos, uma mulher bonita e dedicada às crianças e que ela crê que possa amar Carlos Daniel e preencher o vazio que sua morte provocará.
Mas o que Paulina nem imagina é que Raquel já está apaixonada por Carlos Daniel, não gosta das crianças como faz parecer e pior: não é uma pessoa de boa índole. Os dias passam e por mais que Paulina tente se comportar naturalmente, todos notam que ela se encontra estranha, triste, ausente e ao ser pressionada pela vovó Piedade, decide contar a verdade, mas solicita a ela que não diga nada a Carlos Daniel.
Enquanto isso, na casa de Patrícia e Rodrigo um outro drama afeta o casal. A visível melhora da irmã deixa Rodrigo mal, pois ele ama aquela criança como se fosse seu filho e por mais que Patrícia tente fazê-lo entender que eles não possuem nenhum direito sobre ela, Rodrigo se nega a entregar o filho a Estephanie.
A devolução não está longe, pois Estephanie acaba de recobrar a razão e solicita ao médico que a deixe retornar para casa. Com objetivo de fazer de Raquel sua substituta, Paulina começa a ensinar a jovem a agir como uma verdadeira dama e em um diálogo franco, conta a ela o seu plano de transformá-la na nova senhora Bracho.
ALÉM DA USURPADORA – 1 ANO DEPOIS – Capítulo 2 – ÚLTIMO CAPÍTULO
Estephanie se mostra ansiosa para tomar conhecimento quando poderá deixar a clínica, mas depois de falar com o médico, Adelina lhe fala que ela necessitará ficar ainda mais uns dias em observação. Ela questiona pelo filho e ao tomar conhecimento que ele está sendo criando por Rodrigo e Patrícia, fica muito preocupada pois seu coração de mãe lhe fala que seu irmão não vai querer devolvê-lo.
Patrícia, que foi ao hospital psiquiátrico com Adelina, chega em casa desesperada, fala para o marido como encontrou Estephanie e fala a ele que logo terão que entregar a criança. Decidido a lutar pela guarda da criança, Rodrigo decide falar com a irmã e falar a ela que não pretende devolver seu filho. A revelação deixa Estephanie desesperada.
Na mansão dos Bracho, Raquel já sente a senhora Bracho descuidando do seu trabalho. Dona Piedade nota o jogo da garota, a põe em seu lugar e ameaça despedi-la se ela não cumprir com sua obrigações. Tudo isso ocorre quando Carlos Daniel e Paulina estão prestes a completar o primeiro ano de casados e ela, que faz de tudo para que seu marido não note o que está ocorrendo, prepara uma festa comemorar o dia mais importante de suas vidas.
Raquel é uma mulher muito perigosa e inicia seu plano para conquistar Carlos Daniel. Ela decide contar a ele a verdade sobre a doença de Paulina e assim ganhar sua confiança. Carlos Daniel vai desesperado ao encontro de Paulina; ela confirma a história que Raquel lhe falou e pede a ele que não sofra com a sua morte pois ela deixará em seu lugar alguém que possa fazê-lo feliz, mas Carlos Daniel nem imagina o que ela está preparando.
Enquanto os dois choram pelo que está acontecendo, Raquel festeja e pensa numa maneira de apressar a morte de Paulina. Chega o dia do aniversário de casamento de Paulina e Carlos Daniel e, apesar dos conselhos de Adelina e da vovó Piedade, Paulina segue determinada a jogar o marido nos braços de Raquel e compra um vestido muito sensual para que sua substituta vá à festa.
Enquanto isso, Raquel começa a pôr em prática seu plano para eliminar Paulina e compra um poderoso veneno. Anoitece e os convidados começam a chegar. Paulina pede a Carlos Daniel que vá buscar Raquel em seu quarto; ele resiste, mas termina atendendo ao pedido da esposa. Mas entrar no quarto de Raquel, é surpreendido pela atitude dela.
Sem pudor algum, ela se insinua e sem que ele espere, o beija de forma apaixonada. Carlos Daniel reage e solicita à funcionária que nunca mais faça isso. Sua fidelidade irrita Raquel, que vai para a sala determinada a terminar com a vida de Paulina. Enquanto acontece a festa na mansão dos Bracho, Estephanie foge do hospital psiquiátrico, vai até a casa de seu irmão e leva seu filho com ela.
Raquel põe veneno na taça de vinho e chama Paulina para um brinde. Mas, sem que ela note, Carlinhos troca as taças, e Paulina bebe a com champanhe puro, e Raquel, a envenenada. Minutos depois, Paulina desmaia e é levada às pressas ao hospital. Misteriosamente, Raquel também passa mal e termina indo na mesma ambulância que Paulina.
Enquanto Paulina e Raquel são levadas de ambulância, Estephanie chega à mansão dos Bracho com o filho nos braços e acusa a família de tentar afastá-la de seu filho. Adelina fala com calma com a filha e a faz entender que os Bracho nunca lhe fizeram mal e que Rodrigo e Patrícia apenas cuidaram de seu filho, enquanto ela se encontrava em tratamento.
No hospital, Paulina já recuperou os sentidos e o Dr. Varella tem uma ótima notícia para o casal. Ele fala que por um acidente, seus exames foram trocados, que ela não está doente e que as vertigens que está sentindo é porque está grávida outra vez. Felizes com a notícia, Paulina e Carlos Daniel tomam conhecimento que Raquel está entre a vida e a morte por ter ingerido uma grande dose de um veneno letal.
Agonizante, Raquel fala tudo que fez e pede perdão a Paulina. Algum tempo depois, Raquel sai do hospital e Paulina e Carlos Daniel decidem não entregá-la à polícia, ao contrário, lhe dão uma quantia em dinheiro para que ela possa reiniciar sua vida em outra cidade.
Agora a felicidade é completa na mansão dos Bracho. Paulina e Carlos Daniel comunicam que mais um herdeiro está a caminho. Recuperada, Estephanie está com seu filho. Patrícia e Rodrigo viajam em segunda lua de mel e esperam retornar com a notícia de que finalmente serão pais. Os Bracho se reúnem. Estephanie está feliz com seu filho e sua mãe. Todos tiram uma foto. Fim.
Confira o resumo de todos os capítulos de A Usurpadora
O resumo dos capítulos podem sofrer alterações de acordo com a decisão das emissoras