Que a Globo vive novos tempos, todo mundo já sabe. Desde que criou o modernoso estúdio MG4, investimento superior a R$ 200 milhões, os telespectadores perceberam mudanças significativas nas dinâmicas de sua dramaturgia. Uma delas, vem chamando bem a atenção: o repetitivo uso de cenários em mais de uma novela.
O viaduto de Amor de Mãe (2019), uma réplica da Rua Bela / Linha Vermelha, situada no trecho de São Cristóvão, na zona norte do Rio, foi o primeiro local a chamar a atenção do público. Incansavelmente, o local é utilizado.
Não que a Globo não tenha adotado a prática de repetições de cenários, anteriormente. Entretanto, existia um cuidado em customizar ou redecorar locais a fim de atenuar possíveis comparações. Percepções atribuídas aos mais detalhistas, em geral.
Obviamente o telespectador vai se recordar de outros momentos, pois o método tem sido recorrente. Em Travessia, produto recentemente lançado na faixa das nove na Globo, a construtora de Guerra (Humberto Martins) é praticamente o mesmo cenário da Redentor, cenário utilizado em Um Lugar Ao Sol (2021), de Lícia Manzo. O tal viaduto de sempre também foi usado na cena do acidente de Sofia (Grazi Massafera).
O mesmo ocorre nas tramas lançadas de 2019 para cá, período em que a Globo lançou o MG4.
ECONOMIA E ‘DÉJÀ VU’
Em tempos de “vacas magras” e sustentabilidade, ser responsável no uso estrutural de recursos em cenografia é um fator necessário e oportuno. Em contrapartida, o zelo pelo produto e a captação de ideias do público, que fatalmente tem o sentimento de ‘déjà vu’, precisa voltar a ser considerado.
Pequenos detalhes são fundamentais na fotografia final do produto: decoração, iluminação, reposição estrutural do ambiente e ângulo de cena podem ajudar o telespectador a não desvirtuar do enredo do que está apresentado em tela.
A percepção com as mudanças adotadas entre uma novela e outra é que nada mudou nos cenários. Ou seja, se há alterações, elas passam praticamente despercebidas e não remetem a um novo ambiente ao público.
O olhar atento a pequenos detalhes podem evitar que o público se perca do enredo da trama com assuntos de bastidores.
O “Padrão Globo de Qualidade” agradece, em todos os sentidos.