A Record TV confirmou que fará o debate entre os candidatos a Presidente da República no segundo turno das Eleições 2022.
A ideia da emissora é reunir Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro em 23 de outubro. O convite já foi enviado para as equipes dos candidatos. A decisão ocorre após a emissora, a segunda maior do país, ter se abstido de fazer debates no primeiro turno.
O jornalista Eduardo Ribeiro, apresentador do Fala Brasil, foi escalado para ser o mediador. Christina Lemos, titular do Jornal da Record, será uma das jornalistas a fazer perguntas. A informação foi divulgada pelo portal R7, na noite de ontem.
Diferente de 2018, quando negou a todos os convites dos debates no segundo turno, Jair Bolsonaro já confirmou presença. Lula enviou representantes à Record, mas ainda não respondeu ao convite.
Na ocasião, Bolsonaro era líder disparado nas principais pesquisas eleitorais. Atualmente, está na segunda posição e precisa conversar com o eleitorado com o objetivo de conquistar novos votos. Em 2022, Lula lidera as principais pesquisas eleitorais, embora a vantagem tenha diminuído nos últimos dias.
Dentre as regras apresentadas às campanhas, caso um candidato falte ao debate, o evento será transformado em entrevista, se um dos candidatos comparecer à Record. Em 2022, todas as emissoras estão livres para definir critérios para entrevistar candidatos.
A medida foi a mesma utilizada na disputa para a Prefeitura do Rio, em 2022. Eduardo Paes disse não à Record, e Marcelo Crivella foi sabatinado no Balanço Geral RJ. Mesmo assim, Crivella foi derrotado nas urnas.
Em 2018, a Record não adotou a regra de transformar o debate em entrevista, durante a disputa presidencial entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro, no extinto PSL.
Embora especialistas na área de saúde informassem que Bolsonaro tinha condições clínicas de comparecer aos debates, o então candidato disse não a todos as emissoras de TV, na ocasião.
Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia no intestino, após sofrer uma facada em Juiz de Fora, em 6 de setembro de 2018.
Nenhuma das emissoras, inclusive a própria Record, trocou o debate por entrevista com Fernando Haddad, candidato que acabou derrotado nas urnas.
TELEGRAM: RECEBA O CONTEÚDO DO AC EM TEMPO REAL!
GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA
Imagem [capa]: Reprodução TV