Desde o fim dos contratos com a Record TV e com a Sportsview, os torcedores dos times do Rio aguardam a definição em quais plataformas de imagem poderão assistir o Campeonato Carioca, em 2023.
Em contato com o Audiência Carioca, a assessoria de imprensa da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) explicou a função da nova empresa, que substituirá a função exercida pela Sportsview, em 2021 e 2022.
“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro autorizou a Brax Sports Assets a promover tratativas destinadas à prospecção e captação de recursos inerentes aos direitos de transmissão, propriedades de mídia, redes sociais, comerciais e de marketing referentes ao Campeonato Carioca de 2023, 24 e 25, de modo a apresentar valor minimo garantido por temporada. No momento certo e previamente marcado, os clubes debaterão coletivamente todas as questões de direito relacionadas ao Carioca”, explica.
Na prática, a Brax, por ora, atuará como uma intermediária no mercado. Embora os clubes não tenham participado da escolha da empresa, conforme revelou a coluna de Rodrigo Mattos, no UOL, na semana passada, estes deverão ser acionados para avaliar as propostas recebidas pela Braxt.
O QUE PODE ACONTECER?
Com a Lei do Mandante, os clubes não são mais obrigados a vender seus jogos no mesmo pacote da federação. A nova legislatura, aprovada pelo Congresso Nacional em 2021, as entidades podem realizar novos contratos com a TV e o streaming, desde que sejam considerados anfitriões.
A mudança não prevê prejuízos para os contratos vigentes antes de 2021, ou seja, os acordos previamente realizados seguem mantidos. Caso os clubes desejem negociar acordos em lote, em comum acordo com uma federação, por exemplo, este movimento segue permitido. É o que o pode acontecer com o Carioca e a FERJ.
Em 2020, a FERJ e os clubes fecharam acordo com a Globo, com exceção do Flamengo, que desejava receber mais que todos os outros considerados “grandes”. Em 2021 e 2022, o rubro-negro fechou com todos os demais clubes e a federação com a Record, mesmo recebendo um valor bem menor, comparado ao oferecido pela Globo no ano anterior.