De manhã cedo, às 6h30, Lívia Mendonça é a voz oficial da Record TV Rio e tem a missão de contar os primeiros acontecimentos da cidade.
Ocupando o lugar de Wagner Montes desde que o apresentador se lançou à disputa para ser Deputado Federal pelo RJ, a loira abriu o jogo e, em uma entrevista aberta, falou sobre a rotina de colocar no ar um dos principais jornais do estado no ar.
A conquista de uma das cadeiras na Câmara dos Deputados, certamente, irá modificar totalmente a rotina de Wagner Montes. Os trabalhos em Brasília vão reduzir a disponibilidade do, ainda, titular do jornal da Record TV Rio.
Questionada sobre a possibilidade de ser efetivada no ‘Balanço Geral RJ Manhã’, Lívia tem os pés no chão e não se vislumbra. Ela está preparada para assumir as decisões da emissora, quaisquer que sejam.
Já quando o assunto é diretamente o contato com Wagner, a gratidão é evidente: “O Wagner Montes me ensinou demais. Substituir um ícone é uma grande responsabilidade”.
A rotina de mãe, esposa, dona de casa e jornalista também não ficaram de fora do papo. Lívia compartilha esses momentos através das redes sociais. Mãe da pequena Nicole, ela se divide entre a TV e os cuidados da família. Confira a entrevista.
Audiência: Lívia, você é uma das principais âncoras do telejornalismo carioca. Como é o desafio de colocar o ‘Balanço Geral RJ Manhã’ no ar para um estado recheado de notícias tensas?
Lívia Mendonça: Primeiro quero agradecer pelo carinho que recebo, por você me permitir entrar na sua casa. Todos os dias tenho um desafio enorme, mas que é motivado por essa confiança. Estar à frente do primeiro jornal do dia é ainda mais desafiador. Enquanto as pessoas estão dormindo, estamos trabalhando, na apuração dos fatos, no combate à “fake news”, para que o seu bom dia seja com notícias verdadeiras.
Audiência: O noticiário no Rio é denso. Não há um dia que notícias envolvendo corrupção e violência fiquem fora da pauta. Como cidadão, isso é bem revoltante… Como você lida para separar o seu lado pessoal de cidadã com o profissional?
Lívia Mendonça: Jornalista também é cidadã, impossível não se emocionar, não ficar revoltada com as barbaridades que acontecem aqui no nosso estado. A diferença é que por darmos a notícia temos uma responsabilidade maior pela opinião popular. Sabendo disso, gosto de ouvir sempre os dois lados de uma história, da vítima e do acusado, tenho muito cuidado com todas as informações que recebo e, na dúvida, não me posiciono.
Audiência: Atualmente, o ‘Balanço Geral RJ Manhã’ tem tido um bom desempenho em termos de audiência. Os números dizem isso. Qual o diferencial do ‘Balanço Geral RJ Manhã ‘ para os jornais da concorrência?
Lívia Mendonça: Acredito que seja a conversa com quem está nos assistindo. Não é só notícia, é um bate papo com o trabalhador que se prepara para sair de casa e precisa saber do trânsito ou até mesmo de um tiroteio para evitar no seu caminho. Com a dona de casa que gosta de ser informada, com o estudante que fica na dúvida se precisa ou não levar aquele casaco… Um bom dia mais leve, mas com muitas notícias.
Audiência: Como é a rotina de uma jornalista que às 6h30 já está no ar na TV?
Lívia Mendonça: Esse horário já é tarde [risos]. Tem que dormir mais cedo, ou pelo menos tentar. Eu já acordo consumindo informação. Levanto às 3h30 da madrugada e quando chego na TV é uma corrida contra o tempo. Durante a maquiagem sou bombardeada pelas notícias. E acredite: depois de tudo pronto, quando entramos no ar aquilo que já tinha sido programado para o jornal pode mudar. Ao vivo é isso! Ah! Sem falar que sou mãe, dona de casa, esposa… Uma guerreira como a maioria dos brasileiros.
Audiência: O ‘Balanço Geral RJ’ de sábado, tem uma pegada mais leve, onde a maior parte do conteúdo é o entretenimento. Além do jornalismo, a gente vê sua interatividade pelas redes sociais também no tempo em que você ficou no ‘Domingo Show’. Tem o sonho de trabalhar neste segmento de novo ou ter um programa seu?
Lívia Mendonça: Gosto de desafios, sou movida por eles… O que vier, vou encarar sempre da melhor maneira. O aprendizado tem que ser constante. Meu sonho era ser jornalista e consegui! As consequências que surgem na profissão é o resultado de muito trabalho e dedicação. O que tento é mostrar a flexibilidade da Lívia, seja num jornalismo diário, “hard news”, no entretenimento e até mesmo na minha rede social. Minha intenção é quebrar qualquer barreira de distanciamento. Sou mulher, mãe, trabalhadora, como você. Sim, podemos conversar sobre “tudo”, e quero ter sua confiança na hora da informação.
Audiência: Como foi a experiência no ‘RJ Record’, um jornal mais formal, diferente do ‘Balanço Geral’?
Lívia Mendonça: Mais um desafio que amei. O ‘RJ Record’ tinha suas particularidades, falávamos mais de política, economia… Tinha mais tempo para pensar no jornal. Até porque a audiência era outra e o público também. Quando a missão encarada é vista com bons olhos, surgem outras oportunidades. E foi assim, do boa noite voltamos para o bom dia.
Audiência: A gente tem acompanhado o estado de saúde do Wagner Montes. Você que foi repórter dele por muito tempo, como é o Wagner no dia a dia? E como é essa responsabilidade de apresentar um programa que tem a marca dele?
Lívia Mendonça: O Wagner é um querido! Ele é exatamente o que mostra na televisão, um ser humano ímpar. Foi esse grande mestre que me ensinou demais e me deu oportunidade de fazer parte da equipe dele. Substituir um ícone é sempre uma grande responsabilidade, por isso não quero ser o Wagner Montes e sim tento colocar em prática as coisas boas que aprendi com ele.
Audiência: Você ainda não foi oficialmente efetivada no lugar do Wagner Montes no ‘Balanço’, mas tudo indica que será… O programa tem respondido bem de audiência e a gente sabe que ele terá muitos compromissos em Brasília. como você se sente diante dessa possibilidade?
Lívia Mendonça: Estou pronta para qualquer que seja a intenção da emissora.
Audiência: O que mais te marcou na carreira? E o que você ainda não fez que não faria?
Lívia Mendonça: Lá se vão quase 15 anos de carreira… falei sobre moda, esporte, fofoca, polícia, vendi produtos na TV. Foram muitos momentos marcantes, mas o que sempre me faz pensar é a falta de cuidado com o povo, em todo o país. Mostrei as tragédias da região serrana, as ocupações policiais de perto aqui no Rio de Janeiro e no nordeste uma mulher de 34 anos presa num corpo de uma menina de 5 porque não tinha saúde por perto. Também mostrei ao vivo o resultado da corrupção, narrei a prisão de 3 ex governadores e do atual governador carioca, sem falar nos aliados e o que ainda vem por aí… Contei muitas histórias marcantes, nenhuma mentira, isso eu jamais faria!
Audiência: Para encerrar, convida o público para te seguir na TV e nas redes sociais.
Lívia Mendonça: Quero agradecer por tanto carinho e confiança de todos! De segunda a sexta, 6h30 da manhã, estou ao vivo no Balanço Geral Manhã. E nós construimos o jornal juntos. Quero sua participação! Chega no sábado, 13h, para descontrair a semana pesada, tem música boa, brincadeiras e informação mais leve também tela da Record TV RJ, daí, eu também quero dançar com você no Balanço Geral Especial. E para quem quiser conhecer melhor a Lívia mamãe, dona de casa, a correria do meu dia a dia é só me seguir no Instagram e Facebook. Vamos conversar?