Confira o resumo de Páginas da Vida: capítulo 151 ao fim

Confira o resumo de todos os capítulos da novela Páginas da Vida no Viva.

Capítulo 151

Tereza decide ir com os policiais atrás de Nestor. Anna se despede com muita emoção. Miroel fica chocado quando descobre a possibilidade do envolvimento de Nestor no sequestro. Nestor dirige olhando pelo retrovisor, de forma tensa. Tereza, Gomes e alguns policiais embarcam em um helicóptero. Nestor entra em uma estrada de terra e é prosseguido pela polícia. Os funcionários da AMA fazem uma confraternização. Ulisses dá um livro para Diana, o que deixa Leandro com ciúmes. Camila dá um CD para Horácio e solicita que ele pense nela. Nestor parece chegar ao local onde se encontra o cativeiro de Luciano. Helena arruma a árvore de Natal com Clara, quando Greg surge de surpresa. Ele leva um grande presente para Clara. Sandra telefona pedindo dinheiro a Greg porque seu cartão de crédito estourou o limite. Ele desliga, irritado. Tereza segue no helicóptero. Luciano vê o pai por uma fresta do cativeiro e chora feliz.

Nestor fala que os bandidos não cumpriram o trato. Eles alegam que não têm nada a perder. Nestor exige levar o filho, mas os sequestradores comunicam que querem algo em troca. Marta fala para Alex que irá passar o Natal com Francisco na casa de Leo. Alex reitera que não deseja ficar longe do neto. Marta convence Francisco a ir, pois irá ganhar muitos presentes. Francisco questiona ao avô se ele também vai, mas ele nega. A polícia cerca o sítio. O bandido fala que Nestor tem que negociar, pois pertence à organização que a própria mulher está investigando. Luciano grita pelo pai. Thelma se prepara para o Natal, mas fica constrangida de ir com Dorival. Sérgio não se conforma de deixar Alex sozinho.

Francisco promete que não vai demorar e abraça o avô. No casarão a festa é animada pela troca de presentes. Jorge dá uma máquina digital de presente para Thelma. Sílvio abraça o filho Guilherme. Marina solicita que Bira não caia em tentação. Sandra chega cheia de presentes. Tereza, o delegado e um policial seguem em direção à casa. Vinícius vai à festa no casarão e Nina adora. Sandra dá um presente para Greg e Carmem devolve. Sandra dá um creme antirrugas para Carmem, que o joga no chão. Zé devolve o presente que a filha lhe dá, pois ela comprou com dinheiro sem explicação. Os olhos de Léo se iluminam quando Francisco o chama de pai. Sérgio e Sabrina se encontram na casa de Léo. Falsa, Alice lamenta a falta de Alex. Alex embrulha um presente para Francisco, põe na árvore e chora. Nestor avança na direção do quarto onde está o filho, apesar dos protestos dos bandidos. Um tiro é disparado.

Capítulo 152

A polícia invade o cativeiro. Nestor agoniza, jogado no chão. O delegado liberta Luciano e ele se abraça com o pai, que lhe pede desculpas. Nestor morre nos braços de Luciano. Tereza se abraça ao filho. Carmem impede Sandra de entrar na capela, e Zé expulsa a filha dali. Sandra jura a Carmem que irá se vingar. Giselle se emociona ao abraçar Luciano e declara o seu amor. Lívia se exalta ao saber que Renato chamou um táxi e vai sair na noite de Natal. Tônia dá um lindo presente de Natal à Clara. Gabi leva um fora do pai ao fazer um comentário preconceituoso em relação a Clara e Salvador. Tereza fala para Luciano que Nestor morreu tentando salvá-lo.

Francisco ganha um carro com motor e Leo fala que ele só pode andar no jardim de Hortênsia. Sabrina e Sérgio quase se beijam, mas um telefonema de Vinícius interrompe o clima. Marta se sente realizada vendo a alegria de Francisco e a união das famílias. Lavínia reza no leito de Gabriel. Alex come um jantar simples e toma um vinho, muito triste. Isabel se surpreende com a chegada de Renato. Thelma se encanta ao ver Jorge fazendo a festa com as crianças, vestido de Papai Noel. Tide agradece a presença de todos e festeja a volta de Bira ao convívio familiar. Marta bate boca com Alex, mas Sérgio o consola. Renato fala para Isabel que irá passar todos os próximos Natais com ela e os dois se beijam.

Capítulo 153

Isabel convence Renato a ir embora, passar o resto da noite de Natal com Lívia. Ao chegar em casa, ele fala para a mulher que continuará sendo um bom pai, mas precisava desejar um feliz Natal a Isabel pessoalmente. Nestor é velado por Tereza, Luciano, Odete, Anna, Giselle, Miroel, amigos e familiares. Nanda fala com Clara. Helena nota e pega a filha no colo. Marta se irrita ao ver que Francisco adora o presente que o avô lhe deu. No enterro de Nestor, Tereza e Luciano jogam pétalas sobre o caixão. Helena decide ir ao túmulo de Nanda. Renato chora ao ver a filha abrindo os presentes. Lívia espia a cena de longe. Lucas persegue Gabi com um cinto na mão. Selma manda Lucas parar de fazer escândalo e o chama para dentro de casa. Angélica chama Gabi. Diogo insiste que Lucas converse com Gabi em vez de bater.

Lucas guarda o cinto. Angélica insiste em ir embora, mas Selma responde que elas devem esperar o Ano Novo e o diagnóstico de Gabriela. Lucas insiste que na sua casa não há preconceito. Selma ameaça ir para a casa de Helena se Lucas não parar de discutir. Gabriel insiste em ir embora. Lavínia tenta convencê-lo. Diogo finge concordar, para espanto de Gabriel, mas acaba convencendo-o a seguir se tratando. Diogo agradece a ajuda de Lavínia, que diz que está fazendo tudo por Gabriel. Salvador segura Helena, que se desespera ao ver a lápide com o nome de Clara no túmulo de Nanda. Furiosa, Helena arranca a lápide. Francisco apresenta Clara para Marta. Marta se recorda da conversa com Helena sobre a filha de Nanda ter Síndrome de Down. Selma vê a foto que Gabi rasgou, mas não conta nada a Angélica. Marta vê Nanda no meio da rua e freia de forma brusca. Helena chora abraçada à Clara. Marta fala com Verônica que vai desvendar quem é a mãe de Clara.

Capítulo 154

Dorival fala para Thelma que vai embora, mas Constância insiste que ele fique para os festejos do ano novo no Casarão. Verônica fica com medo que Léo descubra que Clara está viva e não perdoe Marta, e por isso, elas devem buscar outra pessoa para culpar. Lavínia solicita a Irmã Zenaide cantar para as crianças e se emociona ao se recordar do filho. Lucas culpa Angélica pelo preconceito da filha e comunica que ela pode até ser presa por isso. Gabi escuta e avisa que simplesmente não gosta de Selma. Lucas responde que não gosta mais da filha. Tereza e Luciano recebem pêsames na missa de sétimo dia de Nestor. Selma faz um curativo em Gabi e Lucas impede que Angélica vá atrás da filha.

Thelma fala para Jorge que precisa comprar uma peça de roupa vermelha para o réveillon e ele oferece carona. Constância chega e avisa que Dorival levará Thelma. Alice reclama, mas Leo está decidido: vai festejar a virada do ano com o filho, na casa de Verônica. Enquanto os funcionários da AMA confraternizam, Tide é barrado pelo segurança. Marina se preocupa ao ver que o pai não está em casa e telefona para seu celular. Bira garante a Marina que está bebendo água no bar. Diva, um antigo affair, chama Bira para passar o réveillon com ela. Sergio deseja feliz ano novo à Marta e comunica que vai à festa no Casarão. Francisco implora e Alex aceita passar a virada do ano na casa de Verônica, com a família de Leo. Anna e Miroel, já prontos para irem à festa no Casarão, ficam sabendo que Giselle quer ficar com Luciano.

Capítulo 155

Ao notar que Marina está desconfiada, Bira solta vários bafos para mostrar que não ingeriu álcool. Ele confessa que só resistiu ao primeiro gole para não decepcioná-la e que tanta desconfiança só faz aumentar sua vontade de beber. Gabi odeia quando Marcelo questiona se ela é filha de Lucas e Selma. Isabel tira lindas fotos de Clara. No réveillon do casarão, Vini comenta com Nina que Sergio está dando em cima de Sabrina. Nina joga charme ao falar que o dia é de festa e beijo na boca. Jorge baba ao ver Thelma de vestidinho branco. Constância reclama que a filha está muito produzida e recomeça a ladainha de que ela tem que se colocar no lugar dela. Marina fala para Rafael que não vai beber nada alcoólico em homenagem ao pai. Rafael indica que ela aja com mais naturalidade para Bira não se sentir pressionado.

Carmem atende o celular de Greg. Do outro lado da linha, Sandra fica muda. E o número de seu celular não é identificado. Carmem fala para Márcia que sabe que foi a amante do marido quem ligou e que após a virado do ano, irá descobrir quem é a mulher. Anna, Miroel e Giselle passam o ano novo com Tereza e Luciano. Sandra se produz toda e sai com uns paulistas que conhece no flat. Carmem comunica a Greg que ele esqueceu o celular no quarto. Quando ele pergunta se alguém ligou, ela mente respondendo que não. Dorival dorme na poltrona. Jorge e Zé o carregam para o quarto. Pinhão fala para Simone que Thelma não quer casar com Dorival. Sílvio e Tônia passam o réveillon a sós. Gabriel solicita à Lavínia fazer o possível para passar a meia-noite com ele. Na casa de Verônica, Fred dá de cara com Marta.

Capítulo 156

Fred cria uma desculpa para retornar ao quarto de Kelly e diz que prefere virar o ano em uma festa mais animada, sem família. Ela vai falar com a mãe, enquanto ele espera no quarto. Marcelo toca sax, e Selma canta para animar o réveillon da Vila Botafogo. Léo chama Alex para uma tarde na casa de Hortência e Alex responde que ele não será comprado como Marta. Alice ressalta o amor de Francisco por Alex e fala para Leo que vai ser difícil para ele conseguir fazer com que o filho goste mais dele do que do avô. Leo responde que não está competindo. Léo mente, falando que vai telefonar para o advogado e telefona para Olívia para desejar um feliz ano novo. Verônica pergunta se Marta conhece o namorado de Kelly, o “neto de Tide”. Marta responde que dos moradores do casarão, conhece apenas Olívia e o filho do jardineiro, que vivia andando com Sergio. Salvador chama Gabi para dançar. Ela nega, dizendo que está machucada e Lucas retruca que não se deixa um cavalheiro com a mão estendida.

Isabel pensa ter visto Renato, mas fica sabendo que é só alguém parecido. Ela telefona pro celular do amado e Lívia fica sabendo. Lívia joga o celular do marido na água e mente a ele falando que a filha deve ter jogado, brincando. Renato não crê em Lívia e comunica que vai telefonar para Isabel direto do celular de Lívia. Hortência é gentil com Alex. Ele reconhece a gentileza, mas responde que preferia estar em casa. Ela fala que Leo está com boas intenções e ele responde: “eu também”. Alice questiona pelo pedido de ano novo de Francisco. Na frente de todos, ele comunica que pediu para o avô não morrer nunca. Em meio a aquele barulho de fogos, brindes e beijos da meia-noite, Jorge dá um beijo em Thelma. No rosto, mas cheio de segundas intenções. Simone vê e fica com ciúmes; Sergio surpreende Sabrina no orquidário e tasca um longo e demorado beijo na amada. Diogo e Helena se beijam, com Clarinha no meio. Isabel brinda com o cachorro. Sílvio e Tônia dão um pulinho na praia de Copacabana. Eliseu diz para Marta que sabe como multiplicar o milhão dela. Verônica questiona à Marta se ela já sabe o que fazer com a história da Clara. Leo fala com Marta que gostaria que a filha estivesse com ele e comunica que neste ano vai visitar o túmulo dela.

Capítulo 157

Com a cara emburrada, Alex ouve Marta dizer que ele deve ir embora. Francisco abraça Alex e pede para ver a estrelinha do céu, a quem pensa ser Nanda. Alice alfineta Léo: ela diz que Francisco dificilmente gostará do pai como gosto do avô. Verônica fala com Marta que o namorado da filha é neto de Tide. Salvador convida Gabi para dançar, mas ela nega por conta do preconceito. Lucas manda que ela aceite o convite. Isabel telefona para Renato. Lívia atira o aparelho em um copo de água. Lívia simula que esta passando mal para manter o marido ao seu lado. Renato fica irritado ao ver o telefone destruído, e Lívia joga a culpa na filha para se livrar. Francisco diz a Léo que seu pedido à meia-noite será que seu avô não morra jamais. Francisco fica entre Alex e Léo durante a contagem regressiva para o novo ano. Todos veem o foto no casarão.

Na vila, também há confraternização. Jorge beija Thelma no rosto. Simone reclama de que não foi dela o primeiro beijo no ano. Sérgio puxa Sabrina para atrás de uma árvore e a beija. Diogo e Helena também se beijam. Tônia e Sílvio jogam flores ao mar. Alex diz que Francisco está cansado e de que é hora de ir embora. Lavínia e Gabriel brindam o novo ano com um copo de água. Ele segue a mão da freira com carinho. Sílvio pede que Tônia vá morar com ele. Clara brinca no parquinho sob os olhares de Lídia. Salvador vai buscá-las. Marta e Verônica espiam a menina de longe para tentar descobrir onde Clara reside e ver quem a adotou.

Capítulo 158

Jorge comunica aos seguranças que Sandra está proibida de entrar no casarão. Sandra diz que Thelma é a mais nova presa para a “coleção” de mulheres de Jorge. Desnorteado, Dorival convida Pinhão para sair com ele. Constância pede para que Dorival não dê ouvidos ao que Sandra diz e acredita que a filha esteja ganhando dinheiro em uma atividade que não seja correta ao seu ver. Carmem diz que está tendo sonhos ruins com Greg no flat e questiona o que ele fez com o local. Ele mente dizendo que alugou o local. Constância volta a conversar com Dorival e diz que preza muito a relação dele com a filha e que Thelminha não teve nada com ninguém. Dorival segue estático. Os dois se abraçam.

Gabi fala que Selma teria sua entrada barrada na casa de seu avô, e Angélica diz que Selma sabe que Lucas tem vergonha dela. Angélica acrescenta que o ex-marido só esteja com Selma por interesse financeiro. O cunhado de Marta diz que ela pode multiplicar a bolada recebida de Léo. Thelma diz que não ama Dorival e fica irritada ao saber que a mãe contou para ele que é virgem.

Sandra resmunga com Greg porque ele não saiu em sua defesa ao ser expulsa do casarão por Jorge. Ela diz que contará sobre eles para todos. Antes de sair, deixa no ar que tem um marido que a sustenta e não precisa deles. Greg não dá bolas e a ameaça de expulsá-la do casarão também e diz que Carmem tem sonhado com o flat. Sandra diz que por ela tudo bem, pois está pensando em se mudar para um apartamento maior com o amante bancando. Olívia comunica que fará a próxima exposição de Tônia. Jorge se encontra com Simone. Ela percebe que ele está triste. Jorge diz que não. Helena olha as fotos da filha falecida e de Clara. O vulto de Nanda dá o ar da graça.

Capítulo 159

Irmã Má nota que Gabriel demora a melhorar para um paciente que tenha pneumonia. Ela resmunga porque a conta de Gabriel não foi paga. Diogo se responsabiliza pelo pagamento, caso a família não compareça. Irmã Má diz que Lavínia não deve mais trabalhar com Diogo. Margareth, candidata para ser doméstica da casa de Rubinho e Marcelo, pergunta à Hilda se os rapazes dividem o mesmo quarto. Clara, Hilda responde se a profissional tem alguma objeção em trabalhar para uma família gay. Marta assina os papéis de investimento e entrega para Eliseu, seu cunhado. Ele diz que cuidará do dinheiro dela como se fosse dele. Os dois brindam com champanhe ao lado de Verônica.

No AMA, Francisco e Clara correm um para o outro. Marta acredita que há chance de o ressurgimento de Clara em sua vida estrague seus planos com Léo. Por isso, ela não desiste de descobrir quem foi quem adotou a neta. Helena conversa com Selma e Diogo e revela que acredita que o aparecimento de Nanda é para sinalizá-la de que Clara corre perigo. Tereza fala com Juarez sobre a relação de Nestor com os bandidos que levaram Luciano. Ela diz que vai denunciar a quadrilha e se aposentar. Verônica indica que Marta procure um psiquiatra por conta das visões que ela tem de Nanda. Marta diz que se tratará e promete fazer uma lipoaspiração. Marta vê várias crianças em sua imaginação: todas com Síndrome de Down. Clara tromba com Olívia, que fica preocupada com a menina. Olívia fica encantada com Clara. Giselle se consulta com Selma. Isabel diz à Olívia que necessita dar um jeito na sua vida amorosa. Renato entra no AMA, andando apoiado por Lívia. Isabel o observa e fica encantada.

Capítulo 160

Ao lado de Lívia, Renato diz que foi ao AMA dar um apoio à Lívia por conta do desmanche da exposição. Lívia informa que está na hora do médico, doida para desfazer a cena. Tide flagra Carmem mexendo nas coisas de Greg. Sílvio diz para Vinícius que ele está triste, e o rapaz responde que é apenas um resfriado. Lídia telefona para Helena e diz que Clara está encantanda assistindo as aulas de balé. Alice leva Francisco para ir ao cinema. Giselle diz que se acha gorda e mente para Selma informando que come muito bem. Diogo pede que Lavínia não saia do hospital. A freira responde que é ameaçada por Irmã Má. Diogo a questiona se ela tem algum segredo a esconder. Helena chega terminando o assunto, dizendo que Lavínia deva esconder um segredo muito grande. Nina, Maria e Rafael assistem a um DVD no apartamento de Bira. Ele chega todo arrumado.

Apesar de não demonstrar a Bira, Marina revela aos demais que não se sente segura com a recuperação do pai. Marcelo gosta do desempenho de Pinhão ao vilão e lhe dá dicas. Bira vai ao bar e se dá bem com Diva. Thelma fica tensa quando Jorge chega na companhia de Simone. Dorival quer conversar com Thelma. Francisco diz à Alice que pediu a Papai Noel que o avô não morra nunca. Ela responde que os idosos morrem, e por isso, a melhor coisa é que ele não vá para a Inglaterra. Léo pega Alice e Francisco na porta do cinema para levá-los ao AMA. A TV de última geração chega na casa de Marta, que manda dar uma gorjeta generosa aos entregadores. A empresária fica deslumbrada com a aquisição. Helena fica irritada ao ver que Clara brinca com Francisco no AMA. O pior ainda está por vir: ela vê a filha adotiva andando de mãos dadas com Francisco e Léo.

Capítulo 161

Helena pede que Lídia chame Clara, quando ela brinca com Francisco aos cuidados de Léo. A menina não deseja ir embora. Lídia diz que contará uma história para os dois e senta com eles. Olívia encontra Alice e demora um tempo para reconhecê-la. Alice se apresenta e diz que é noiva de Léo, acrescentando que Francisco a adora. Dorival quer uma definição de Thelma. Ela responde que viria ao Rio para estudar e só depois decidiria o que faria. Dorival diz que Constância e Zé estão o pressionando para agendar a data do casamento. Thelma se desliga da conversa para notar Jorge e Simone juntos. Rafael diz à Marina que ela precisa se preocupar menos com o pai. Os dois ficam juntos.

Diva solicita a Bira para pegar uma cerveja. Helena diz que cogita tirar férias com Clara. Olívia se encontra com Helena e fala da coincidência de sua filha adotiva ter o mesmo nome que a filha de Nanda e Léo e ser amiga de Francisco. Léo se aproxima e Olívia diz que foi Helena quem fez o parto de Nanda. Léo diz que Clara é um encanto e dá parabéns à Helena pela criação. Enciumada, Alice interrompe a conversa entre Léo e Olívia. Olívia pergunta a Alex como Clara morreu. Alex responde que não sabe, pois jamais viu a neta, morta durante a sua internação. Helena deixa Clara e Lídia na casa de Anna para ver sua casa. Ao chegar ao local, sente o cheiro de rosas e acredita que Nanda está por ali. Marina diz que eles deveriam ter esperado mais um pouco, mas Rafael discorda. Bira volta a beber e não consegue mais controlar. Olívia se reúne com Tônia. Diva tenta auxiliar Bira a se vestir, mas ela não permite. Bira retorna para casa e coloca fogo em uma receita dada por Juliana.

Capítulo 162

Marina vê o fogo, tenta acordar Bira, que está desacordado. Rafael controla o incêndio. Perdido, Bira não faz nada. Marina pega a garrafa, fica irada e joga contra a parede, reclamando com o pai. Mônica e Marta fazem pipoca para ver um filme na nova TV. Hilda apresenta Margareth, a nova empregada, a Rubinho e Marcelo. Margareth diz que não tem filho e possui um namorado. Olívia diz a Sílvio que quer formalizar o divórcio. Tônia mostra o programa da exposição e informa que as indicações foram de Sílvio. Olívia brinca que Tônia conseguiu despertar o lado criativo de Sílvio em pouco tempo.

Márcia questiona à Olívia se ela tem interesse em Léo. Olívia diz que seu coração não está disponível ainda. Tide diz às filhas que irá na exposição de Tônia. Margareth é efetivada. Os enfermeiros chegam ao apartamento de Bira. Ele implora pela piedade da filha, que vira a cara, mas chora. Após ver Bira sair, Marina desaba em cima de Rafael. Marta chora ao ver um filme romântico. Juliana conversa com Marina, que responde não ter forças. A médica diz que Bira necessita de cuidado e não dê controle e que agora teme perder o amor da filha, pode ser que se submeta ao tratamento.

Capítulo 163

Giselle chama Clara para dar uma volta e Helena diz que irá junto. Alice questiona a Léo se ele não tem pena de Alex. Léo deixa claro que deseja a guarda do filho, mas não pretende que os avós se afastem, mesmo se eles retornarem para a Inglaterra. A família de Renato o apoia enquanto ele tenta seus primeiros passos sozinho, sem andador. Felipe fala para Fred que Verônica é uma mulher interessante. Tereza elogia Luciano, que toca piano. Tereza fala que Nestor, à sua maneira, amava os dois. Luciano fala para mãe que ele foi egoísta ao solciitar que ela largasse o emprego que tanto gosta. Tereza responde que vai deixar de ser procuradora, mas vai seguir trabalhando como advogada.

Luciano segue a tocar e se recorda do pai sendo agressivo por ele passar o dia estudando piano. Giselle e Clara vão visitar Luciano, enquanto esperam por Helena. Thelma fala para Jorge que Constância quer que ela volte para a fazenda. Jorge sente-se culpado, mas Thelma nega que seja por causa dele. Jorge fala que o lugar dela é na faculdade. Greg manda Jorge ficar longe de Thelma, pois ela pode ser manipuladora como a irmã. Jorge fica intrigado ao escutar Greg falar de forma enfática sobre Sandra. Marília tranquiliza Marina falando que Bira passou a noite bem. Marina fala que está sem esperança e nem tem vontade de ver o pai. Marília encoraja-a. Isabel vê Renato se aproximar, andando sozinho. Isabel aplaude Renato, que finge que vai cair, sendo amparado por ela. Os dois se abraçam e se beijam.

Capítulo 164

Renato diz para Isabel que ela não vai se arrepender de tê-lo esperado com tanta paciência. Isabel se retira nervosa. Marta fala com Verônica que Olívia está desconfiada de algo e não consegue compreender o que ocasionou a suspeita. Verônica fala que, se Marta tivesse dividido com ela o problema na época, ela a impediria de ter criado esta mentira. Marta diz que foi uma idiota, mas que detesta a neta e rasga com fúria a foto de uma criança com Down em uma revista. Gabi briga com outras meninas na vila, que dizem que ela é adotada. Angélica se mete e ofende uma das crianças, que é negra. Gabi tem uma crise de choro, diz que deseja ir embora e se tranca no quarto. Angélica promete que elas deixarão a vila.

Capítulo 165

Bira pede desculpas à Marina, mas ela diz que não aguarda mais nada dele e por isso não pode perdoá-lo. Bira força por mais uma chance. Marina diz que não vai deixá-lo, embora tenha pensado em retornar ao casarão do avô. Bira promete que Marina ainda vai ter orgulho dele. Marina fecha os olhos, com muita emoção, como se no fundo cresse que ainda pode ser verdade. Renato fala que tem 95% de chances de se recuperar totalmente e questiona à Isabel se ela vai ficar com ele quando ele estiver 100%. Marília aconselha Marina a se reaproximar de Carmem. Marina rebate que sua relação com a mãe é inviável, mas Marília sustenta que ela precisa de Carmem. Isabel chama Gabi para fazer umas fotos em seu estúdio.

Francisco fala para Sergio que a avó está rica. Alex fala para Sérgio que Marta “vendeu” Francisco. Sérgio responde que não é bem assim, que Léo está lutando na Justiça por Francisco e não tem nada a ver com o dinheiro que ele deu para Marta. Alex responde que quem aceita dinheiro do inimigo está fazendo um acordo com ele e acusa Léo de ter matado Nanda. Sérgio busca acalmá-lo e Alex grita que está sozinho, pois ninguém na casa está a seu lado. Sérgio responde que a decisão será do juiz. Alex promete se vingar de Léo, se ele ganhar a causa. Alex questiona à Marta se ela viu Clara após a morte da menina. Ela se irrita, diz que ele estava no hospital e ela enterrou a neta. Alex fala que Olívia questionou sobre o caso. Marta fica nervosa com o interesse de Olívia sobre a neta.

Capítulo 166

Tide se recorda das palavras de Jorge sobre ter uma nova companheira. Marta especula com Verônica sobre as razões de Olívia para ter interesse por Clara. Francisco fala para Sérgio que gosta do pai e pergunta se o vovô está triste com ele por conta disso. Gabi se solta na sessão de fotos com Isabel. Nina toma coragem com Marina para conversar com Carmem. Tide abraça Marina, de forma carinhosa. Carmem fala para Elisa que não tem paciência para escutar reclamação e lamúrias nem de filha nem de ninguém. Tide dá coragem à Marina para ser enérgica com Bira e a chama para voltar a morar no casarão.

Greg se encontra com Helena e Clara. Helena fala que um dia ele lhe deu um conselho e ela seguiu o seu coração, sem pensar direito. Greg insiste que dialoguem mais, mas Helena responde que é preciso deixar para outro dia. Selma, Lucas e Rubinho falam sobre os preparativos da festa na casa de Diogo. Diogo pensa um plano para Irmã Natércia, Irmã Zenaide e Irmã Fátima irem à festa e garante que não pode dar errado. Irmã Má questiona o que elas falavam, e Diogo disfarça. Tide fala para Constância que irá ao consultório de Moretti para fazer exames de rotina, mas que ela nada fale com a sua família. Marta, Sérgio e Francisco vão à livraria. Francisco vê Clara e chama-a. Marta olha com interesse para a menina. Helena observa e entra em choque ao ver Clara no colo de Marta.

Capítulo 167

Sandra pega Greg arquivando uns papéis no cofre e fica de olho. Ele diz que se tratam de documentos. Sandra tenta abrir o cofre com a chave, mas não sabe o segredo. Na livraria, Marta vê Francisco brincando com Clara e fica olhado para ela. Ela pega a menina no colo e busca conversar. Helena vê a cena e se esconde em um canto. Quando Marta vai pagar as revistas, Helena puxa Giselle num canto e implora a ela para pegar Clarinha de volta sem que Marta note. Helena foge dali com Clara e Giselle, e Marta quando percebe vai atrás. Gabriel lê um poema para Lavínia e fala que acredita que ela vai curá-lo. Gabriel faz questionamentos sobre o passado de Lavínia. Lavínia fala que Gabriel está melhorando por conta do tratamento e que negar a doença o estava destruindo. Hilda fala com Marcelo que, apesar do sorriso sempre no rosto, Margareth tem um quê de triste no olhar.

Helena, Giselle e Clara pegam um táxi. Marta consegue alcançá-las, mas Helena esconde o rosto. Margareth e Dorinha, amigas de longa data, se encontram por acaso no supermercado. Dorinha questiona a Margô se ela já contou para os patrões que está grávida. Margareth fala que não contou nada com medo de perder o emprego e que disfarça, apertando bem a barriga e usando roupas largas. Dorinha fala que será rainha da bateria no desfile no Império Serrano. Helena solicita à Giselle para não questionar nada e também não contar nada a ninguém sobre o que ocorreu. Moretti diz que está tudo bem com Tide, mas que pedirá alguns exames. Tide aproveita para abrir o jogo com o amigo, sobre o papo que teve com Jorge e insiste que só se relaciona sexualmente quando ama.

Marta fala para Verônica que a mãe de Clara fugiu com a menina e conclui que ela só pode ser a sua neta. Depois, revela a sua preocupação de ser desmascarada, principalmente por Olívia. Carmem nota Marina, tristonha, em sua aula de teatro. As duas se encaram e Marina desvia o olhar. Gomes elogia a atuação e a coragem de Tereza. Ela fala que vai se aposentar como procuradora. Depois fala com Odete que irá retornar a trabalhar com Vara de Família. Olívia presta atenção quando Carmem, Márcia e Greg falam sobre Helena. Márcia fala que Helena parece ter muitos problemas e Olívia se recorda da conversa que teve com Helena sobre Clara. Olívia questiona a Alex se ele sabe se sua neta nasceu com Síndrome de Down. Alex fala que acha que não, pois Marta jamais comentou alguma coisa.

Capítulo 168

Alex acha esquisita a pergunta da Olívia. Márcia os interrompe antes que Olívia possa satisfazer a curiosidade de Alex e fala de um torneio de sinuca que estão montando. Helena solicita que Isabel fique com Clara, enquanto ela pega seu carro e vai ao hospital. O anel de Anna cai e ela descobre vários pratos com comida debaixo da cama de Giselle. Giselle fica irada e a acusa de estar bisbilhotando. Anna solicita para a filha se abrir com ela sobre o problema. Giselle chuta os pratos, se desvencilha da mãe e sai do quarto. Luciano busca acalmar Giselle quando ela fala que se sente bisbilhotada pela mãe. Nervosa com os preparativos para sua exposição, Tônia gosta de receber a visita de Sílvio.

Sabrina fotografa, fazendo o ‘making of’ da exposição. Helena fala com Selma, que se prontifica a ficar com Clara. As duas acertam dar uma desculpa que a casa de Helena será dedetizada, para que Diogo não note nada. Sabrina fala com Sergio que acertou com Vinícius definir os rumos da relação deles o quanto antes. Alex questiona a Sérgio se alguma vez Marta falou sobre o motivo da morte da filha de Nanda e questiona se ela de fato tinha Síndrome de Down. Sérgio não tem conhecimento. Helena segue num táxi olhando para os lados para ver se não está sendo seguida. Marta e Verônica andam pelas ruas do Leblon. Isabel distrai Clara fazendo fotos da menina. Domingos comenta com Tide que está namorando firme. Salvador indica que Helena viaje com Clara, já que não poderá manter a filha na casa de Selma de forma infinita. Greg telefona para Helena e Sandra fica dando apartes. De repente eles são surpreendidos pela campainha. Greg fica com medo de que seja Carmem.

Capítulo 169

Sandra fica sabendo que Greg tem uma conta em um banco nas Bahamas, paraíso fiscal. Greg ameaça terminar com Sandra se ela lhe apresentar algum perigo. Sandra fala para Greg que já está até vendo ele todo lindinho, vestido de presidiário. Giselle fala para Luciano que não deseja retornar para casa, pois não aguentará as cobranças da mãe e do pai. Marina fala para Rafael que não aguentaria a pressão se não tivesse o apoio dele. Bira solicita auxílio à Marília para reverter a situação com Marina. Ela fala que ele primeiro necessita reverter a própria situação. Marília o encoraja a incentivar Marina a ir atrás da família, e ele revela que tem medo de perder a filha. Bira diz que precisa se tratar e solicita que Marília o ajude a não deixar Marina odiá-lo. Marília deixa claro que somente ele pode reconquistar a confiança da filha.

Tônia nota Sílvio jogando pólo. Renato diz que vai à festa na casa de Diogo. Lívia fala que deseja ir também. Gabi e Clara brincam. Gabi diz que não quer comer nada só para não ser servida por Lídia. Angélica diz para a filha parar de complicar e comenta que ela precisa disfarçar melhor seus preconceitos. Jorge confessa às irmãs que ultimamente tem achado que não combina com Simone. Tide comunica à família que está muito bem de saúde. Olívia fala que só está faltando na vida dele uma namorada. Diogo e Lucas estacionam o carro bem embaixo das janelas da clausura. As Irmãs Natércia, Fátima e Zenaide descem pela janela. Alex fala para Marta que Olívia questionou se a neta deles nasceu com Síndrome de Down. Gabi não deseja ser servida por Lídia. No jardim do casarão, Thelma suspira, tristonha e fala para Pinhão que deseja ser feliz. A festa está animada na casa de Diogo, mas Jorge segue triste. Hilda fala que vai auxiliar o filho a adotar uma criança e questiona a Jorge e Simone quando eles vão juntar as escovas de dentes.

Capítulo 170

Simone fala para Hilda que ela e Jorge ainda não cogitam em morar juntos. As Irmãs Natércia, Fátima e Zenaide chegam à festa de Diogo. Dorinha fala para Miroel e Anna que desfilará no Império Serrano, cujo enredo é “Ser Diferente é Normal”. Giselle chega e , sem motivo nenhum, dá um fora em Anna. Miro solicita que Anna tenha paciência com a filha. Giselle se tranca no quarto e come muito bolo de chocolate. Irmã Zenaide canta na festa e Marcelo toca sax. Constância chama Thelma, que passeia no jardim, para falar com Dorival. Thelma solicita à mãe que a ajude a ser feliz e conta que não deseja se casar com Dorival. Renato e Lívia encontram Isabel quando estão chegando à casa de Diogo.

Renato entra na festa dividido por Lívia e Isabel. Helena fala para Irmã Natércia que tem medo de perder a guarda de Clara. Gabi se assusta com as habilidades de Clarinha, e Lucas fala que a filha necessita aprender mais sobre a vida. Tônia tenta confortar Vinícius dizendo que ele e Sabrina estão dando um tempo e que o namoro não acabou. Na festa de Diogo, Renato puxa Isabel para um canto, mas Lívia os interrompe. Salvador questiona a Helena quando terá um compromisso firme com Diogo e ela diz que, neste momento, tem que equacionar sua situação com Clarinha. Léo fala sobre a decoração do quarto de Francisco com Alice. Por enquanto, ele só vai planejar o quarto do menino no Rio. Saldanha comunica a Léo que a audiência pela guarda de Francisco foi agendada.

Capítulo 171

Saldanha comunica a Leo que o juiz tentará resolver a guarda de Francisco fazendo um acordo entre as partes. Léo fala que tem certeza de que Alex não realizará um acordo e se preocupa por eles não terem advogado. Saldanha se recorda que com a bolada que Leo deu a Marta, ela tem condições de pagar um bom advogado. As freiras retornam para a clausura sem levantar suspeitas da Irmã Má. Diogo solicita à Helena para dormir em sua casa e ela topa.

Alice questiona a Leo se ele a ama de verdade. Ele solicita que ela não estrague sua felicidade. Sabrina fica mexida quando Vinícius fala que saiu com Nina. Tônia revela a Sílvio que está ansiosa com a estreia de sua exposição na AMA. Selma fala para Helena consultar um advogado. Diogo e Helena se amam. Lucas se mostra preocupado com o problema de Gabi, mas Helena tenta acalmá-lo. Alex e Marta recebem uma intimação para deporem no processo de ação da guarda de Francisco, que Leo está movendo. Alex pressente que algo muito podre virá à tona por conta da chegada de Léo em suas vidas. Marta fica em choque.

Capítulo 172

Helena fala para Selma que se sente cercada. Selma indica que ela deixe Clara mais uns dias em sua casa. Alex comunica  Marta que não fará acordo com Léo e que eles necessitam de um advogado. Marta fala que ele contrate um e pague a conta, pois ela não necessita se defender de nada, irá à audiência e dará o seu depoimento. Alex fala que tem amigos e que irá atrás de Ivan, cunhado de Leandro. Olívia divide com Márcia a sua suspeita sobre a possibilidade de a filha de Helena ser Clara, irmã de Francisco. Fred fica descontrolado quando Kelly diz que suspeita estar grávida. Eliseu é pressionado para pagar uma dívida. Kelly fala para Fred que irá resolver o problema sozinha com os próprios pais. Fred solicita que ela não revele nada a Verônica. Kelly vai embora irritada e quase é atropelada por um carro.

Verônica grita ao ver da janela. O aniversário de Tide é festejado pela a família no café da manhã. Tide fica emocionado com o carinho de todos. Ele se lembra do último aniversário que comemorou com Lalinha. Diogo combina com Isabel e Helena verem o filme sobre sua estada na África. Diogo questiona a Isabel se ela se importa em ele convidar Renato. Renato anda com mais firmeza e, quando as pernas falseiam, Lívia corre para ajudá-lo. Renato esclarece que falta recuperar a virilidade. Constância questiona o que está acontecendo com Fred, mas ele não responde. Kelly fala para Verônica sua suspeita de estar grávida. Domingos diz para Tide que Sandra está no portão gritando o nome dele. Tide vai até o portão. Sandra fala que está proibida de entrar na casa, mas Tide manda que ela entre. Sandra dá a mão para que os seguranças a beijem. Greg engasga ao ver Sandra.

Capítulo 173

Jorge fala que Sandra segue proibida de entrar na casa. Carmem fala que irá  perder sua cabeça se ela permanecer na casa. Tide tenta acalmar a todos e pede que Sandra vá conversar com sua família. Helena procura Anna e a encontra na casa de Tereza. Ela comunica às duas que irá precisar de uma advogada tão logo. Tereza diz que pode atendê-la. Tide faz pressão para Jorge, e ele fala que é apenas amigo de Thelma. Tide fala que era exatamente isso que ele falava de Sandra. Lavínia conta para Irmã Maria que deseja adiar sua transferência para o convento. Irmã Má questiona se ela já fez os votos, e Lavínia nega. Constância fica indignada com o fato de Sandra ter desobedecido à ordem de Jorge e diz que ela é uma desgraça da família. Sandra rebate que desgraça foi ela ter nascido na choupana e não no casarão. Greg solicita que Carmem não estrague o dia do aniversário de Tide.

Marina fala para Diana que não é namorada de Rafael, mas que eles estão “ficando”. Rafael não concorda. Diana fica mal e diz a Rafael que ele está levando a sério algo que Marina considera apenas um caso. Diana indica que Marina converse com Carmem. Eliseu acredita que Kelly deve se casar com Fred e ter o filho. Helena chega com Diogo e vê Marta entrando no hospital. Marta solicita falar com a diretora do hospital. Helena chora e fala para Diogo que tem receio de perder Clara. Irmã Natércia não deixa que a recepcionista ligue para Irmã Má e recebe Marta. Irmã Natércia leva Marta para sua sala e telefona para Helena, para que ela possa entrar no hospital. Carmem fala para Greg que não pode suportar a presença de Sandra na casa. Fred responde rispidamente a Domingos, que não compreende por que o filho está tão aborrecido. Fred roda de carro pela cidade, pensativo. Kelly confirma a gravidez e comunica a Fred. Marta exige ter conhecimento quem adotou sua neta.

Capítulo 174

Greg e Jorge solicitam que Carmem não estrague o dia do aniversário de Tide. Carmem responde que não suporta a presença de Sandra no casarão. Helena telefona ansiosamente de seu celular. Diogo questiona o que está ocorrendo. Helena comunica à Irmã Natércia que Marta se encontra no hospital, solicita que ela a atenda e não dê informação sobre Clara. Irmã Má solicita que Irmã Natércia acompanhe um casal para apresentar o hospital. Gabi e Angélica chegam com Lucas ao hospital. Carmem solicita ao pai que proíba a entrada de Sandra. Durante o diálogo, Tide solicita que Carmem se acerte com Marina. Kelly confirma: está grava. Ela comunica Fred que o resultado do teste foi positivo.

Capítulo 175

Irmã Maria acusa Lavínia de estar mentindo e acredita que Laís veio lhe trazer notícias do filho que ela abandonou. Lavínia se descontrola quando a Irmã fala que o menino não deve nem saber o nome do próprio pai. Domingos questiona a Fred se ele está necessitando de algo, mas Fred mente dizendo que está tudo bem. Carmem fala que irás investigar essa história de Sandra de que seu sustento vem de alguém que está próximo e Greg disfarça. Pinhão fala para Thelma que Tide o chamou para a festa. Thelma solicita à mãe para ir também e ela deixa, desde que vá na companhia de Dorival. Irmã Fátima solicita à diretora que permita a ida das irmãs à inauguração da Sala Tom Jobim na AMA e interpretam o a resposta dela como um sim. Léo vai buscar Francisco na casa de Marta. Helena deixa Salvador, Clara e Lídia na AMA e recorda que eles não devem responder a pergunta alguma sobre a menina.

Olívia se aproxima e questiona a Salvador se Helena adotou Clara no hospital mesmo. Mas Salvador dá uma desculpa e se afasta. Luciano fala que irá viajar no carnaval e Giselle diz que gostaria de ir junto. Leo ensina Francisco a jogar futebol de botão. Hortênsia solicita que Alice tenha mais paciência. Alice responde que gosta de Francisco, mas não gosta de se sentir abandonada por Léo. Nervosa com a exposição, Tônia resumnga das exigências de Sílvio. Dorival passa mal e Pinhão e Thelma vão sozinhos à festa da AMA. Marcelo se apresenta na inauguração da sala Tom Jobim. Tide e toda sua família admiram o evento. Camila cruza o olhar com Horácio, que desvia. Jorge chega e admira a beleza de Thelma. Os dois se olham de forma intensa. Tide faz um discurso de agradecimento e chama Paulo e Daniel Jobim para darem uma canja. Gabriel comunica que é seu aniversário e solicita à Lavínia para levá-lo até a capela do hospital. Já na capela, Lavínia reza um pai nosso junto com ele. Olívia chama Léo para ir ao cemitério.

Capítulo 176

Léo e Olívia andam juntos, procurando a sepultura de Nanda. Diogo fala para Helena que compreende a sua aflição, mas que ela necessita ser mais racional, senão terá um colapso nervoso. Helena fala que está sendo acuada por Marta e por Olívia e que está com medo da hora em que Alex e Léo ficarem sabendo que Clara não morreu. Léo fala para Olívia que está muito tenso, pois estar no cemitério torna a morte de Nanda algo concreto. Os dois chegam ao túmulo de Nanda. Léo chora e Olívia abraça-o com carinho. Alex e Leandro falam com Ivan. Alex diz que, se perder a guarda de Francisco, é capaz de morrer. Selma fala para Helena que Lucas está nervoso com o resultado do exame de Gabi. Léo acha esquisita a ausência da lápide da filha. Olívia fala que está com uma dúvida que precisa dividir com ele. Simone fala para Isabel que seu pai está vindo ao Brasil e que sua viagem provavelmente não vai sair. Domingos busca conversar com Fred, mas ele sai com pressa. Tônia questiona se Vinícius está chateado com Sabrina e ele garante que deseja que ela seja feliz. Tônia fala que não ia aceitar facilmente se fosse trocada por outra.

Thelma dá os parabéns a Jorge por ele ter recolocado a foto de Simone na tela do computador. Jorge põe a foto de Thelma no lugar, mas ela resmunga que está muito feia. Jorge fotografa Thelma, que foge dele e esbarra em Constância. Constância chama a atenção da filha por ela ficar no quarto de Jorge. Olívia fala para Léo que é muita coincidência Helena, que fez o parto de Nanda, ter uma filha adotiva chamada Clara com a mesma idade de Francisco. Kelly fica nervosa com a indiscrição da mãe, quando Marta questiona se ela prefere menino ou menina. Maurício fala que Gabi não possui nada grave. Olívia e Léo pesquisam no cemitério se Clara está enterrada lá. O funcionário fala que não há nenhuma Clara Toledo Flores enterrada no local. Léo nota que Clara, filha de Helena, tem Síndrome de Down. Olívia diz que eles têm que investigar no hospital, com Marta, com Helena, a fim de equacionar as dúvidas. Léo e Olívia se abraçam e se beijam. O telefone celular de Léo toca e ele não atende.

Capítulo 177

Alice fica irritada, e Hortênsia avisa que quem questiona demais corre o risco de escutar uma mentira. Sandra questiona a Greg se ele a vê como uma pessoa vulgar, como falam Jorge, Carmem e a família de Tide. Greg fica sem coragem de expressar o que realmente pensa. Sandra questiona se ele teria um filho com ela, e ele sai sem responder. Renato deixa uma mensagem na secretária eletrônica da casa de Isabel afirmando que está começando a recuperar a virilidade. Lívia fala com Anna e Belita sobre a crise no seu casamento. Tide fala com Constância sobre Thelma. Lívia admite a Anna e Belita que é muito diferente de Renato. Adriana comunica à Helena que Olívia telefonou e deseja agendar um encontro.

Capítulo 178

Tereza fala com Luciano que Giselle está sem conversar com a mãe há dias. Luciano revela que quer abrir o jogo com Giselle, informando-a que sabe sobre a bulimia. A ideia é que eles possam enfrentar o problema juntos. Tereza responde que Miroel e Anna irão fazer o mesmo. Odete comunica à Teresa que Helena deseja conversar com ela. Tide quer agendar uma reunião com Greg, pois não está compreendendo alguns dados do orçamento e dos extratos bancários. Leo vê crianças brincando, recorda-se de Clara e começa a imaginar a possibilidade de ser pai da menina. Fred revela para Felipe sobre a gravidez da namorada. Felipe ironiza dos problemas de Fred e os dois brigam. Domingos questiona a Fred o motivo da briga, mas ele não responde. Bira vai ao consultório de Marília, revela que está se sentindo sozinho e com saudades dela. Ela propõe adiantar a sessão de terapia, mas Bira deseja conversar como amigo.

Bira fala que Marília é a primeira pessoa que lhe dá atenção depois de anos e beija suas mãos. Horácio e Cecília ensinam um exercício para os alunos do curso de teatro. Rafael se oferece a realizar com Marina. Sérgio chama Sabrina para ver um clipe na sua casa. Rafael resmunga que Marina tem pouco tempo para ele. Greg fala com Miroel que Tide deseja conversar e teme que ele esteja desconfiando dele. Camila reclama que Horácio não a procurou. Cecília fala com Nina que Camila não desiste de provocar seu marido. Nina responde que Camila sempre teve fantasias e sonhos impossíveis.

Elisa critica Camila por insistir na história com Horácio. Adriana comunica à Helena que Olívia telefonou mais uma vez. Sérgio e Sabrina se beijam. Francisco espia a cena, muito feliz. Hortênsia fica supressa quando Léo revela sobre a possibilidade de a filha estar viva e questiona se ele pode confiar de verdade em Olívia. Léo fala que ela sempre o ajudou e que eles se compreendem. Hortênsia nota o interesse de Léo por Olívia, e ele garante que nada ocorreu ainda. Alice interrompe o diálogo. Olívia conta que está a meio caminho de um novo amor e pronta a bater de frente com Alice. Carmem chega e revela para as irmãs que marcou hora com uma cartomante. Por telefone, Greg fala com Sandra que Carmem está bem desconfiada. Greg escuta a voz de Carmem, encerra a ligação e finge dormir. Leo dorme com Alice, pensando em Olívia.

Capítulo 179

Sílvio fala que pediu Tônia em casamento mas ela jamais respondeu. Tônia promete que dará a resposta no dia seguinte, após o vernissage. Sabrina fala para Tônia que está pensando em retornar para Amsterdã e tentar novas oportunidades. Vinícius ironiza que Sérgio irá gostar de conhecer Amsterdã. Sílvio interfere quando Vinícius é estúpido com Sabrina. Rubinho solicita à irmã para hospedar Marcelo, enquanto os pais estiverem na casa dele. Tide encontra Thelma chorando e a aconselha a solicitar ajuda à Santa Rita. O juiz questiona se há acordo. Alex diz que não. Léo deseja negociar. Alex mostra fotos de Francisco ao juiz e fala que quando ele abandonou Nanda, ajudou com sua morte.

Léo fica irado, bate na mesa e fala que não admite tal acusação. Domingos se põe na frente do carro de Fred e obriga o filho a falar com ele. Fred revela ao pai que engravidou a namorada e que a família dela quer conhecer a sua. Léo fala que não tem culpa das mortes de Nanda e da filha, embora se arrependa de ter sido imaturo. Dorival indica de encontrar trabalho no Rio, e Thelma chora mais. Thelma fala que não deseja se casar com ele, pois não o ama. Pinhão vê Thelma abraçada a Dorival e fala para Constância. Jorge escuta. Domingos bate em Fred quando ele diz que indicou à Kelly tirasse o bebê. O juiz comunica que, como não houve acordo, o processo seguirá. Leo questiona ao juiz se o fato de Marta ser a favor do acordo não conta. O juiz diz que a guarda é dela e também de Alex, por isso aceitará a contestação.

Capítulo 180

Dorival entende Thelma e avisa que retornará para a sua cidade no dia seguinte. Tide comunica a Greg que irá retomar o controle de seus negócios. Márcia será a nova procuradora e administradora dos bens da família. Greg se sente ofendido, mas Tide pede explicações. Fred revela tudo a Domingos, que sofre ao ver o filho com vergonha de ser pobre. Domingos se recorda que Kelly ama um rapaz rico e não o filho do jardineiro. Carmem e Nina chegam à casa da cartomante. Fred diz que contará a verdade a Kelly. Tide diz para Greg que contratou um auditor e cancelou as procurações em seu nome. Lavínia fala para Fátima as novidades sobre seu filho, Tiago.

Simone fala para Isabel que telefonou várias vezes para Jorge e ele não retornou. Dorival fala para Constância que irá haver casamento. Pinhão revela que Thelma saiu de carro com Jorge. Alice ironiza a tentativa frustrada de Leo de realizar um acordo com Alex. Olívia telefona e combina de ir atrás de Helena, sem avisá-la. Enciumada, Alice dá um “piti’ e diz que torce para Leo perder a guarda de Francisco. Leo diz à avó que não crê mais em seu casamento com Alice. Helena fala tudo a Tereza, que diz que a adoção de Clara foi perfeitamente legal. Tereza fala que omitir a existência de Clara ao avô e ao pai foi erro moral, não crime. E comunica: depois da adoção ela não deve satisfação à família biológica de Clara. Helena tenta se acalmar, quando Teresa garante defendê-la de Alex e Leo na justiça.

Capítulo 181

Thelma fala para Jorge que Constância é capaz de enviá-la de volta à fazenda. Jorge diz que não deixará que isso ocorra. Os dois se beijam suavemente. Thelma se afasta, mas Jorge a beija de novo. Simone telefona para comunicar que não vai mais viajar e está disposta a investir mais no namoro. Thelma vai embora e Jorge vai atrás. Já no carro, eles se beijam de novo. Carmem questiona à cartomante se Greg possui outra mulher. A cartomante vê uma loura jovem na vida dele, mas responde que não é amante fixa. Sandra faz uma massagem em Greg, que revela estar tenso e preocupado. Lívia fala com a mãe que não compreende por que Renato gosta de Isabel. Belita diz que ela é o fruto proibido.

Thelma fala para Jorge que irá fingir que o beijo foi um sonho, quando Constância os interrompe. Ela fala que a filha vai se casar com Dorival nem que tenha que ser arrastada até o altar. Thelma chora, enquanto Jorge se recorda do beijo. Sílvio fala para Márcia que tem andado sozinho e que é complicado conviver com uma artista. Em seguida, fala que não compreende como ela está sozinha há tantos anos. Bira questiona à filha o que ela acha de sua terapeuta. Marina nota o interesse do pai em Marília e festeja, abraçando ele e Rafael. Tônia chega deslumbrante, e é fotografada. Tide fica fascinado e nota que ela é uma bela mulher. Marília comunica à Marina que Bira está indo muito bem e receberá alta em poucos dias. Marina faz questão de oferecer um jantar à medica. Alice e Léo chegam à exposição e dão de cara com Olívia.

Capítulo 182

Olívia se aproxima e Léo a apresenta a Hortênsia. Bira beija Marília e ela diz que irá transferi-lo para outro psiquiatra. Vinícius nota Sabrina passeando pela exposição com Sérgio. Nina fala que ele tem que parar de pensar em Sabrina. Sílvio brinda com Tônia, que logo se afasta. Sílvio fala com Márcia que sua sina é mulheres ocupadas e brinda com a ex-cunhada. Vinícius provoca Sérgio e os dois por pouco brigam. Giselle fala para Luciano que não aguenta mais os pais. Helena prefere não ir ao vernissage, pois teme o encontro com Olívia. Alice reage irritada ao ver Léo e Olívia conversando. Márcia apresenta Tônia a Tide. Tônia mostra a exposição para Tide. Pinhão fala para Thelma que Constância está agendando o casamento dela com Dorival.

Miroel chama Anna, Tereza, Luciano e Giselle para ir a uma pizzaria. Giselle não quer, mas Luciano a convence. Tide solicita que Tônia faça uma escultura de Lalinha para ser posta na entrada da AMA. Alice nota uma troca de olhares entre Olívia e Léo, e reclama. Lavínia sonha com Tiago chamando por ela, telefona para Laís e fica sabendo que o filho está com muita febre. Irmã Má a chama a atenção por ter saído da clausura para falar ao telefone. Sílvio resmunga que Tônia não lhe deu atenção e ficou um tempão com Tide. Léo chama Olívia para jantar com eles, mas ela não aceita. Alice fica enciumada, briga com Léo e vai embora sozinha. Olívia vê o final da briga e dá apoio a Léo, que promete telefonar no dia seguinte. Fred vê, em choque, Eliseu, Verônica e Kelly se aproximando de Tide.

Capítulo 183

Marcia comenta com Elisa que Olívia deveria ter falado para Tide sobre envolvimento de Tônia e Sílvio. Alice fala para Léo que torce para que ele perca a causa, assim não terá que conviver com Francisco pelo resto da vida. Léo avança para cima dela e comunica que se ela quiser competir com Francisco, perderá. Eliseu se apresenta para Tide e diz que é pai de Kelly, a namorada do neto dele, Fred. Fred se aproxima. Tide responde que Fred é um bom rapaz, honesto e trabalhador, mas que não é seu neto. Ele completa que Fred foi criado em sua casa e é filho de um dos seus empregados mais antigos. Eliseu levanta a voz, e Kelly fica sem chão. Fred fala para Tide que eles o viram no casarão e acreditaram que ele era seu neto. O rapaz confessa que ele não desfez o mal entendido. Eliseu acusa Fred de ser um impostor e começa a disparar grosserias. Felipe quer partir para a briga, e Tide ordena que Eliseu baixe a voz. Eliseu diz que todos de sua família foram enganados por Fred e que Kelly está grávida. Kelly desmaia.

Simone fala que Jorge não ficou muito feliz com a notícia que ela não vai mais viajar, mas ele disfarça. Thelma se recorda dos beijos que deu em Jorge, mas simular estar dormindo, quando Constância chega. Pinhão escuta Constância falar para Dorival que Thelma vai retornar para o interior com ele. Eliseu exige uma solução e Tide diz que ele deve conversar com Domingos. Eliseu se nega a conversar com um jardineiro e Tide o chama a atenção por considerar Domingos inferior a ele. Fred fala para Tide que seu pai já tem conhecimento de tudo e deseja conversar com Eliseu. Eliseu parte para cima de Fred e em seguida vai embora com Kelly e Verônica. Pinhão fala para Thelma que Constância acertou com Dorival que ela vai retornar para Amparo com ele. Ao ver que Jorge chegou em casa, Thelma corre para lhe dar um beijo. Eles escutam um barulho e Thelma se esconde no carro. Tide e Márcia entram no casarão. Thelma fala para Jorge que o ama e vai embora. Eliseu indica a Kelly que tire o bebê. Marta e Sergio arrumam Francisco para se apresentar às psicólogas que estão analisando a ação que Leo moveu pela guarda dele. Kelly comunica a Fred que Eliseu deseja que ela interrompa a gravidez.

Capítulo 184

Kelly fala para Fred que não quer tirar a criança e ele aceita. Fred responde que mentiu, pois teve medo de perdê-la. Helena esclarece para Gabi que Clarinha é normal e saudável e tem apenas uma deficiência. Francisco fala para psicóloga que seu avô não gosta de ir à casa de Léo. Ele desenha a sua família, faz Marta bem grande e explica: ela é poderosa. Gabriel fala para Diogo que passou a noite com dificuldades de respirar. Laís e Tiaguinho chegam ao hospital e Lavínia fala que um médico irá atendê-lo. Alex questiona a Ivan se existe a alguma forma de ele perder a guarda de Francisco. Ivan fala que sempre existe essa possibilidade. Giselle sente dores e Luciano insiste que ela vá ao médico. Ela solicita que ele não fale nada para Anna. Elisa comenta com Anna que Giselle tem sentido dor de estômago e de garganta. Cecília manda Camila ficar longe de Horácio, senão vai partir pra briga. Marta fala com a irmã que Léo pediu o atestado de óbito de Clara. Verônica fala que Eliseu conhece alguém que pode arrumar um atestado falso. Marta cai na gargalhada quando descobre que Kelly está grávida do filho do jardineiro.

Tide surge no AMA e pede para ver os recibos e orçamentos que Greg guardou lá. Diogo vê Lavínia se despedindo de Laís e Tiaguinho. Tide nota que os documentos deveriam estar organizados. Greg alega que o trabalho é intenso e não dá tempo para isso. Gabriel nota que Lavínia está triste e ela revela que fica assim quando tem notícias da família. Gabriel fala que não se dá bem com os pais e questiona se ela já se apaixonou. Lavínia muda o assunto. Greg fala para Tide que teme que Alex tenha feito algum erro nas transações bancárias .Tide alega que os erros são de grandes proporções e solicita que ele não comente nada com Carmem. Tide reforça a posição de Márcia como administradora e solicita que ela encaminhe os documentos ao auditor. Olívia e Léo se encontram e se beijam. Verônica consegue com Eliseu o nome da pessoa capaz de conseguir um atestado de óbito. Marta acredita que não vai dar certo. Verônica fala que Kelly está decidida a ter o bebê. Kelly fala para Fred que Eliseu não fala mais com ela. Fred diz que Domingos está do seu lado. Kelly solicita que eles lutem juntos. Greg questiona à Márcia por que ela anda conversando sobre ele com Tide. Márcia responde que está só zelando pelo patrimônio da família. Greg é grosso e responde que ela é uma dondoca e deveria arrumar um homem para não implicar tanto com ele.

Capítulo 185

Sílvio surge na AMA, vai atrás de Olívia e nota que Greg está esquisito. Diogo fala para Lavínia que reconheceu Laís. Lavínia mente que Tiago é seu sobrinho. Giselle se tranca, passa mal no banheiro e sente dores. Luciano bate na porta e diz que pode ajudá-la. Anna fica nervosa querendo que a filha abra a porta. Giselle se irrita porque os dois estão na porta do banheiro e garante que está só com dor de estômago e de garganta. Olívia levanta a hipótese de Marta ter vendido Clara para Helena, pois vivia resmungando da falta de dinheiro. Léo chama Olívia para ir a São Paulo com ele. Tide fala para Leandro sobre suas desconfianças sobre Greg. Marina chama o avô para assistir a sua aula de teatro. Tide fala que está pensando em fazer uma visita Bira. Sílvio fala com Márcia que está tentando se soltar mais, ousar e a chama para jantar. Márcia questiona se Tônia não ficará triste, e ele garante que não. Márcia topa o convite. Tônia fala para Nina e Vinícius que está gostando muito do desafio de fazer uma estátua de Lalinha.

Vinícius fala que Tide não teve outra mulher após a morte da esposa. As dores dela aumentam e Luciano e Anna não sabem o que fazer. Dorinha ensaia para o desfile de carnaval. Luciano e Anna põem Giselle, encolhida de dor, na cama. Giselle solicita ficar sozinha. Luciano fala para Tereza que não tem conhecimento como auxiliar Giselle. Selma fica preocupada, pois Gabi ainda necessita de tratamento. Lucas fala que Gabi e Angélica querem ir embora e que não vai insistir. Lívia vai com Belita para uma consulta com Selma. Selma questiona por Renato e fala que o marido devia acompanhar mais de perto a gravidez da mulher. Alice resmunga com Léo porque ele vai viajar para São Paulo. Jorge vê uma mulher guardando suas roupas e pensa que é a Thelma. Gracinha lhe diz: Constância a contratou para cuidar do andar de cima do casarão, enquanto Thelma cuida do andar de baixo. Chocadas com o crime hediondo que matou um menino no Rio de Janeiro, as irmãs rezam unidas. Dorinha comunica à Anna que há vestígios de sangue na pia do banheiro de Giselle. Giselle abre o jogo para Anna: precisa de ajuda e Anna manda chamar uma ambulância.

Capítulo 186

Helena fala para Miroel e Anna que estão realizando exames em Giselle. Helena solicita que não se abatam porque Giselle necessita de apoio emocional. Machadão, o porteiro do flat, diz à Sandra que ainda irá ganhar na loteria. Greg examina alguns papéis que estão no cofre do flat. Sandra tenta agradá-lo, mas ele solicita que o deixe em paz. Helena e Diogo fala com Giselle sobre bulimia. Ela admite que induz o vômito desde pequena e que tem sangrado nos últimos dias. Helena e Diogo esclarecem que ela está com distúrbios no aparelho digestivo e desidratada.

Helena se recorda que a bulimia pode levar à morte e, por isso, ela necessita de tratamento. Diogo se prontifica a tratar de Giselle, com o psiquiatra e Giselle aceita, comovida. Tide fala para Jorge que o auditor acredita que eles estão sofrendo pequenos desfalques há anos. E comunica que enquanto não houver certeza definitiva, Carmem não pode ter conhecimento de nada. Renato fica sabendo, no meio do banho, que sua virilidade voltou. Léo e Olívia se beijam no quarto de hotel em São Paulo. Miroel relembra Anna que ela sempre criticou a filha por comer demais. Anna sofre, sentindo-se culpada. Miroel comunica que quando tudo acabar, vai pedi-la de novo em casamento.

Capítulo 187

Giselle sonha que está dialogando com ela mesma quando criança. Luciano a desperta e fala com ela sobre a bulimia, garantindo que sempre soube do problema e solicita que ela seja corajosa para deixar esta situação. Giselle fica emocionada e se abraça a ele, com os olhos chorosos. Isabel se vira e bate de frente com Renato na entrada de sua casa. Lívia não consegue terminar a aula de yoga, pois sente certo desconforto. Belita a chama para tomar um suco e dar uma caminhada no shopping. Renato fala para Isabel que já está recuperado. Isabel o manda retornar para o lado da mulher. Renato fala que a ama e que estava muito frustrado em não poder mostrar este amor de todas as formas. Isabel mente que não o ama e insiste que a realidade dele é com Lívia, Catarina e o novo filho. Renato fica irritado e fala que não está morto por ter casado e engravidado a mulher e que se sente mais vivo do que nunca. Isabel o manda embora, informando que não quer “um namorado de segunda mão” e chora. Renato a abraça e os dois se beijam.

Giselle fala com seus médicos, Bernardo e Diogo. Anna e Miroel ficam gratos com Diogo e dizem que a crise foi importante para que se rompesse a barreira do silêncio em torno da doença. Helena fala para Diogo que Clara está feliz por ter voltado para casa. Alice interrompe a reunião de Léo e questiona onde ele se encontra hospedado. Ele promete avisá-la quando decidir em que hotel ficará. Léo telefona para Olívia no hotel, fala que está com saudades e que já encomendou o jantar. Sandra questiona se Greg está escapando de algo, pois nunca o viu tão irritado. Greg guarda os papéis no cofre, mas não o tranca, quando Machadão bate na porta. Machadão fala que há uma oferta para a compra do flat e Greg diz que está interessado em vender com urgência. Machadão lança olhares para Sandra. Sandra presta atenção no cofre destrancado. Sandra chora, irritada, pois Greg pretende vender o apartamento. Greg tranca o cofre e sai.

Sandra levanta uma almofada e pega a pasta de documentos que escondeu. Lívia lê o bilhete que Renato deixou informando que se recuperou e saiu para comemorar. Irritada, Lívia apresenta o bilhete para Belita e fala que sabe onde ele foi festejar. Isabel fala que Renato age mal com ela e com Lívia, já que quer as duas, e o manda embora. Renato sai, cruzando com Simone, que entra e logo nota o clima. Isabel vai desabando, até cair num pranto sentido. Simone corre para ela. Belita dá conselho à Lívia a se separar de Renato. Lívia se recorda das palavras de Belita que Isabel é o fruto proibido. Bira fica grato por Tide aparecer na clínica para visitá-lo. Tide fala que conversou com Marília e que tomou conhecimento que Bira sairá no dia seguinte. Bira fala que continuará a terapia e que Marília o tem auxiliado muito.

Tide deseja ver Bira com planos, metas e apostando de novo na vida. Bira garante que está sonhando com um futuro melhor. Belita comunica à Selma que Lívia não está passando bem e ela promete dar um pulo em sua casa. Pinhão admira Gracinha, e Constância o repreende. Constância fala para Thelma que todos irão gostar de Gracinha, especialmente Jorge, pois ela é bonita e fácil. Márcia comunica a Tide que o auditor está terminando o trabalho, que o rombo é enorme e que é quase certo que Greg é o culpado. Tide tem medo pelo sofrimento de Carmem. Márcia fala que o pai necessita conversar com Carmem imediatamente.

Capítulo 188

Selma fala para Lívia que está tudo bem e que ela terá uma menina! Lívia fala para Renato que sabe de onde ele está vindo. Renato garante que não aconteceu nada e que Isabel, inclusive, o expulsou. Lívia fala que ele jogou tudo e perdeu. Renato alega que o casamento deles já estava terminado há muito tempo. Lívia fala que Renato deve ir embora, pois ela decidiu ter o filho em paz. E garante que se considera divorciada dele. As irmãs Zenaide, Natércia e Fátima se divertem vendo um programa de carnaval. Sabrina fala com Marta e Francisco e fala que vai retornar para Amsterdã. A enfermeira Mafalda telefona para Marta, informando que tem notícias sobre Clara. Irmã Má se aproxima e ela desliga. Irmã Maria questiona a Diogo quando Gabriel vai ficar bom da tal pneumonia.

Irmã Má comunica que dali a 3 dias o paciente terá que ser levado para a enfermaria. Todos se entreolham quando Carmem fala que está pensando em viajar com Greg. Carmem garante que seu amor por Greg só cresceu ao longo dos anos e propõe um brinde. Todos brindam com um sorriso sem jeito. Léo chega ao hotel com um buquê de rosas para Olívia e os dois se beijam. Márcia e Sílvio chegam ao restaurante e um champanhe já os espera. Olívia fala que é livre, mas Léo é comprometido. Léo informa que terminará o noivado, assim que retornar para o Rio de Janeiro. Fred apresenta Domingos a Kelly em um jantar na casa de Constância. Jorge olha as fotos de Thelma em seu computador. Simone fala para Rubinho que provavelmente irá viajar. Renato chega com uma mala na vila, passa por Isabel e Simone e vai para a casa de Diogo. Diogo pede que Renato se instale. Leo e Olívia se amam sob os lençóis. Nina está curiosa por ter conhecimento com quem Márcia foi jantar. Márcia diz que é uma pessoa com a qual não terá uma relação. Carmem fala para Greg que tem a impressão que ele está escondendo algo. Em seguida, fala ao marido que eles estão precisando realizar uma viagem romântica.

Capítulo 189

O som do sax de Marcelo ganha a vila. Rubinho briga com Marcelo por conta do barulho. Simone fala que o pessoal da vila irá reclamar, e Hilda concorda. Marcelo encerra o som. Renato chora, sendo apoiado por Diogo. Tônia fala para Sílvio que já fez vários esboços da escultura de Lalinha. Marta troca os canais da TV e se depara com Nanda passeando em um jardim com Clara e Francisco. Olívia e Léo bebem champanhe. Zé fala para Thelma que veio ao Rio para acertar tudo de seu casamento com Dorival, que ela não seguirá o caminho de Sandra e complementa que, se preciso, irá conversar com Jorge e Tide. Tônia chama Tide para conhecer o seu ateliê e ver os primeiros esboços. Marta vai ao hospital. Lídia fala para Helena que Salvador está namorando Odete, a secretária de Tereza. Luciano fala com a mãe que estão todos namorando, menos ela. Marta fala com Mafalda. Diogo fala para Isabel que Renato está morando com ele, mas pode se interessar por alguma das casas. Isabel diz que não há nenhuma desocupada.

Diogo fala que Renato está mal com as duas mulheres. Jorge vê Zé falando com Thelma e Dorival. Thelma segue de cabeça baixa e diz que está tudo bem, quando Jorge questiona. Leandro, Elisa, Jorge, Márcia e Olívia se reúnem para debater o problema do rombo de Greg. Greg ameaça Sandra, se ela não entregar os papéis. Ela fala que tem todas as provas dos desvios dele, que copiou os documentos e guardou no cofre do flat com uma cartinha incriminando-o, caso ele faça algo com ela. Greg questiona o que ela quer. Sandra responde que deseja uma parte do dinheiro. Giselle recebe alta e sai abraçada com Luciano. Diogo fala que está dando um voto de confiança a ela. Giselle deseja mudar de colégio e estudar no mesmo local de Luciano. Anna reage. Alex não deixa que Greg entre na diretoria da AMA e diz que são ordens de Márcia. Helena fica sabendo que sua foto com Clarinha sumiu. Adriana fala que uma senhora esteve em sua sala. Helena solicita que ela comunique à Lídia para não sair de casa com Clarinha e não abrir a porta do apartamento para ninguém. Helena dirige de forma tensa.

Capítulo 190

Tônia chama Tide para conhecer o seu ateliê e ver os primeiros esboços da escultura de Lalinha. Giselle recebe alta e sai junto com Luciano. Irmã Má questiona por Helena e faz Adriana desligar o telefone. Lídia arruma Clara para sair. Adriana telefona, mas Lídia já saiu. Helena busca falar com Lídia, sem sucesso. Giselle fala para Luciano que quer ficar boa. Luciano promete que vai auxiliá-la. Irmã Má chama a atenção de Lavínia por ter trazido Tiago ao hospital. Lavínia reage quando Irmã Má fala que ele é uma vergonha por ser bastardo e filho de uma freira. Diogo escuta a conversa. Bira arruma suas coisas para ir embora da clínica e fala par a Marília que está realmente apaixonado por ela. Marília comunica que, se está apaixonado como diz, ela necessitará encaminhá-lo a outro terapeuta.

Bira chega ao entendimento, com bom humor, que assim ela pode ser sua namorada. Marina interrompe o papo e pede que Marília vá jantar em sua casa. Drª. Juliana dá alta a Bira, reforçando que ele deve seguir o tratamento, frequentando o AA e a terapia. Luana fica grata com Isabel pelo trabalho que fizeram em parceria. Isabel fala que está pensando em viajar. Márcia fala aos irmãos que o auditor já identificou um rombo de R$ 10 milhões. Carmem entra no meio da reunião, é comunicada que é somente um encontro de rotina, questiona por Greg e brinca que concorda com tudo o que os irmãos decidirem. Márcia ganha flores. Alex comunica à Elisa que Camila e Cecília estão brigando. Olívia rir ao tomar conhecimento que as flores foram enviadas por Sílvio. Horácio busca apartar a briga entre Camila e Cecília. Camila fala que Cecília não é mulher para Horácio. Elisa se mete no meio das duas, pega firme do pulso da filha e a leva embora. Elisa bate de frente com a filha no vestiário.

Helena chega em casa e bate de frente com Marta, aguardando-a no hall. Marta apresenta a foto de Clara a Helena. Marta diz que Clara é sua neta. Helena se recorda que Marta a rejeitou a neta e que Clara foi adotada de forma legal. Marta retruca que Léo está atrás da filha e vai solicitar a guarda de Clara, se checar que está viva. Marta indica que Helena suma com Clara por uns tempos. Helena diz que não fará porque não é culpada. Clara surge e corre para a mãe. Diogo fala que escutou bem quando Irmã Má falou que Tiago é filho de Lavínia. Lavínia diz que não. Diogo se recorda que eles namoraram quando ele viajou para a África e que Tiago sempre foi o nome que escolheria para um filho. Lavínia solicita que Diogo esqueça o que escutou, que tudo é invenção de Irmã Má. Diogo solicita que ela jure que Tiago não é seu filho e Lavínia responde que a sua palavra basta. Marta pega Clara no colo, e Helena não gosta. Marta fala que Helena não quer que ela fique no colo da vovó, o que espanta Clara. Helena ameaça dar queixa se Marta seguir cercando seu prédio.

Capítulo 191

Fred e Kelly entram numa loja cheia de roupas de bebê. Tide dá à Tônia o poema predileto de Lalinha. Ela chora ao lê-lo. Sílvio chama Márcia para sair no fim de semana, na companhiade Guilherme e Tidinho. Olívia e Léo acenam e Léo fala para Olívia que irá conversar com Alice. Ela se recorda que não está cobrando nenhuma ação da parte dele. Alice vê Saldanha no escritório com Leo e questiona se ele já preparou os papéis do casamento. Helena fala para Greg que está com vontade de fugir para muito longe. Marta teme ser incriminada, pois abriu mão da criança e não adianta só culpar Helena. Verônica indica que ela use o atestado falso ou fale a verdade.

Marta questiona pelos rendimentos do seu dinheiro e Verônica diz que Eliseu irá telefonar. Marta puxa a orelha de Francisco, que entra em seu quarto sem bater. Léo comunica à Alice que não ocorrerá haver casamento. Os dois batem boca e Saldanha busca conter a fúria da rejeitada. Tônia hesita quando Tide a chama para jantar com sua família, mas acaba topando. Greg fala para Helena que ninguém vai tirar Clara dela. Clarinha leva bolo para eles. Ivan esclarece a Alex que na segunda audiência, todos serão escutados de forma individual e comenta que Olívia e Vinícius vão depor a favor de Léo. A secretária busca acalmar Alice, mas ela vai atrás de Léo e promete vingança. Olívia cobra de Marta o atestado de óbito de Clara. Marta sente o perfume de Nanda e a acusa de ter morrido deixando seus problemas com ela. Os vidros de perfume estouram, o espelho da penteadeira racha. Marta desmaia.

Capítulo 192

Helena nota a tristeza de Greg, que revela se arrepender de ter deixado aquela casa. Greg fala estar envolvido em muitos problemas, mas que abrirá o jogo outro dia. Helena questiona sobre traição e ele revela que está tendo um caso e que Carmem não tem conhecimento. Helena se preocupa ao tomar conhecimento que ele deixou o emprego, mas ele não dá muitas explicações. Os dois se despedem com um grande beijo. Helena fala para Tereza que o cerco está se fechando. Tereza a orienta a revelar a verdade e lutar por Clara na justiça. Márcia fala que irá sair para tomar um sorvete, e Olívia questiona se é com Sílvio. Márcia fica sem jeito, mas Olívia garante que deseja que a irmã seja tão feliz como ela, que está perdidamente apaixonada por Léo. Alex questiona à Olívia se acha correto ela ser favorável a Léo e chora ao dizer que, de certa forma, ela está traindo a amizade de Nanda.

Olívia fala para Alex que Nanda morreu amando Léo, que ela o perdoou e insiste com Alex que o ideal para Francisco é ter a convivência com o pai e o avô. Márcia fala de sua conversa com Olívia. Sílvio fala que sempre admirou a ex-mulher. Os dois riem, pois sempre que se encontram terminam falando de Olívia ou Gustavo. Lavínia gela ao ver Diogo falando com Laís e Tiago. Diogo se despede do menino com um abraço e insiste em falar com Lavínia. Fred e Kelly falam para Domingos que irão morar juntos, mas não irão se casar. Fred solicita ao casal morar um tempo no casarão. Greg fala para Carmem que está preocupado e deseja descansar. Renato chega com mais malas na vila. Isabel não fala com ele. Belita questiona se Lívia está feliz e ela garante que irá se acostumar. Diogo insiste em tomar conhecimento se Tiago é seu filho e Lavínia diz que sim. Mônica encontra Marta desmaiada. Olívia fala com Léo pelo telefone e diz que não é fácil para uma mulher levar um fora. Quando se vira, bate de frente com Alice.

Capítulo 193

Alice faz ameaças à Olívia, indignada por ela ter tirado o noivo dela. Ela pega o telefone e fala para Leo que que não ocorrerá mais casamento, nem com ela e nem com Olívia. Leo se desespera, solicita pra ela não fazer nada e comunica que está indo pra lá. Mônica consegue acordar Marta, passando um algodão com álcool diante de seu nariz. Diogo deseja saber porque Lavínia escondeu o filho dele durante todo este tempo. Ela diz que quis respeitar o desejo dele de ir para a África. Ele questiona porque ela entregou o filho para a irmã criar. Lavínia fala que quando tiver conhecimento que Tiago tinha uma doença rara, fez uma promessa: se ele ficasse bom, ela viraria freira.

Alex chega a tempo e consegue desarmar Alice. Ela fala para Olívia que vai persegui-la e pergunta a Alex se ele não enxerga que Léo e Olívia estão se unindo para tirar a guarda de Francisco dele. Alex diz que já percebeu. Alice responde que eles se merecem e sai, prometendo que da próxima vez, Olívia não escapa dela. Camila fala para Cecília que Horácio está doido para se livrar dela. Leandro fala com Elisa que Camila deve ser assim, por sentir falta do pai, que abandonou as duas. Elisa critica Camila, que diz que a culpa é de Cecília, que não sabe como segurar o marido. Sabrina fala que em breve, a casa onde ela morou em Amsterdã estará livre para eles alugarem. Marta fala que Nanda quebrou os vidros de perfume e o espelho e Mônica finge que crê. Leo chega à AMA e abraça Olívia. Irritada, Alice joga fogo nas roupas de Leo e nas fotografias dele com Nanda.

Capítulo 194

Felipe estaciona seu carrão sobre as mudas de Domingos e debocha do automóvel de Fred. Tide fala para Fred que o neto é assim porque sempre teve tudo o que quis e não dá valor. Depois dá uma lição em Felipe, ao optar por passear com Fred, em seu carro simples. Felipe chama Thelminha para ir ao sambódromo, mas Constância fala que ela não quer. Jorge fala para Constância e Zé que deseja falar com eles. Zé se prontifica, mas Constância responde que eles têm compromissos hoje e amanhã. Jorge nota que ela está fugindo e insiste: amanhã a conversa ocorrerá. Greg fala para Carmem que está pensando em viajar para longe de todos, principalmente dela. Felipe fala para Jorge que todos já notaram que Thelma gosta dele, inclusive os pais dela. Jorge vai embora mal e esbarra com Thelminha. Ele a leva para o seu quarto e os dois se beijam apaixonadamente.

Constância fala para Zé que Jorge está de olho em Thelma e ela está enfeitiçada por ele. Em seguida, fala de seu receio de que eles terminem indo para a cama. Constância convence Zé a levar Thelma para a fazenda, no dia seguinte, bem cedinho. Thelma tenta sair do quarto de Jorge, mas não resiste e embarca num novo beijo. Felipe aborda Gracinha e a aconselha a ficar longe de Jorge. Gracinha chega ao quarto de Jorge e, por pouco, flagra o beijo dele com Thelma. Lavínia fala pra Diogo que Tiago é feliz sem pai e ele retruca que quer se aproximar do filho. Lavínia lhe solicita um tempo. Helena fala para Selma que adora Greg como amigo, mas Diogo é o grande amor de sua vida. A recepcionista fala para Greg que a cobertura do flat é melhor para o casal ter o bebê que vem por aí. Ele resmunga com Sandra e resmunga que conhece os segredos dele e ele não sabe nada dela. Sandra comunica: “a maior fatia do bolo é minha”. Natércia fala para Lavínia que ela fez a coisa certa ao revelar a verdade a Diogo. Lavínia chora, pois tem medo de que a aproximação de Diogo, agora que ele tem conhecimento que é pai de seu filho. Irmã Natércia retruca que se Deus pôs Diogo de novo em seu caminho, é porque tem conhecimento do que faz.

Simone questiona à Isabel quando ela vai se acertar com Renato. Isabel responde que ele não saiu de casa. Foi mandado embora por Lívia. E completa: não sabe se está disposta a ter um homem morando em sua casa. Simone aconselha Isabel a dar uma oportunidade ao amor que une ela e Renato. Ela fala que vai sair com Jorge e conta: acredita que este será o último encontro deles. Renato vai à casa de Lívia, buscar o resto de suas coisas. Lívia está mudando a decoração do quarto dele. Suas filhas vão dormir ali. Marina está feliz com os preparativos para o jantar com seu pai e Marília. Chateado, Rafael diz que vai embora, mas Marina insiste para que ele participe. Anna fala para Miroel que está confiante na recuperação de Giselle e os dois se beijam. Tereza, Clarinha, Giselle e Luciano festejam o namoro de Salvador e Odete.

Verônica fala para filha que Eliseu está diferente e vem cortando todas as despesas. Kelly questiona se elas estão pobres e Verônica a abraça, aos prantos. Marta chega e fala que as lágrimas delas serão amargas após o bebê de Kelly nascer. Kelly fala para a mãe que ela e Fred estão arrumando trabalho e Verônica manda um beijo para ele. Hortênsia comunica a Leo que Alice vai solicitar a indenização por danos morais. Leo torce para que ela suma e se dirige para dentro de casa abraçado a Olívia e Hortênsia. Marta fala para Verônica que o espírito de Nanda não encontrou paz e por isso está infernizando sua vida. Verônica lhe fala que Eliseu perdeu o dinheiro dela, utilizando-o nos próprios negócios.

Capítulo 195

Marta dá um ataque de piti ao tomar conhecimento por Verônica que Eliseu pode ter perdido todo o seu dinheiro. Eliseu chega mal da rua e Marta avança sobre ele, querendo satisfações. Ele diz de forma aberta que um dia vai devolver o que lhe deve. Marta acerta uma bofetada nele e inicia uma tremenda confusão. Leo crê que, agora, após tudo, Alice vai cair na real e sossegar. Silvio acha esquisito o comportamento de Tônia, que não deu a menor atenção a Guilherme. Ela fala que está com a cabeça a mil por conta da encomenda de Tide. Silvio fala que está decepcionando, afinal é a primeira vez que ele leva o filho para conhecê-la. Tônia deixa no ar que Marcia pode dar mais assistência a Silvio do que ela.

Nervosa ao extremo, Marta ameaça Francisco falando que ele é um peso na sua vida. Quando ela consegue pegar o menino e está próxima para lhe agredir, Alex surge para protegê-lo. Silvio aproveita a chegada de Sabrina e Sérgio para ir embora da casa de Tônia. Marta caminha pelo apartamento, buscando falar com o espírito de Nanda, e se julga roubada por ela. Ela desafia o espírito da filha a dar as caras. De forma súbita, as cortinas começam a esvoaçar e o ambiente é invadido pelo peculiar odor de rosas. Num gesto de loucura, Marta arremessa objetos contra as cortinas. Márcia leva Guilherme e Tidinho para ver Silvio voando em seu caça. Isabel e Simone arruma a casa para a exibição do vídeo de Diogo quando percebem a chegada de Lívia. Ela traz um CD com as fotos que Renato fez de Isabel sem que ela tivesse conhecimento.

Sem graça, Isabel fica grata com a gentileza e deseja felicidades para menina que ela está esperando. Lívia revela ter desistido de fazer barraco pro conta da situação, pois entendeu que sofria de falta de amor próprio. Lívia vai até a casa de Diogo e surpreende Renato. Ela comunica que trouxe algumas das coisas dele e dá dois beijinhos no rosto do ex-marido antes de partir. Isabel vê a cena da sua varanda. Renato questiona se pode ir à sessão de cinema em sua casa. Isabel fala que a sessão é do Diogo. Lucas lamenta que a filha saia do Rio sem se curar do que ele considera uma doença moral, o preconceito racial. Margareth esconde o desconforto na barriga e vai com Marcelo, Rubinho e Hilda ao sambódromo. Simone não vai com eles porque foi convidada por Jorge para comer pizza.

Domingos, Kelly e Fred chamam Thelminha para ir ao sambódromo e ela diz que vai dormir. Constância manda Thelma dormir logo, pois no dia seguinte precisa acordar muito cedo. Thelma não entende, mas Constância não explica. Thelma vai ao quarto. Dorival fala para Zé e Constância que não está feliz em ver Thelma sendo obrigada a casar. Diogo põe uma TV para que Gabriel assista aos desfiles das escolas de samba. Gabriel fala que Lavínia não tem aparecido para visitá-lo e acredita que seja por que ele se diz apaixonado. Diogo fala que também está apaixonado por ela e, meio brincando, meio sério, diz que o melhor é desistir porque ela está interessada em fazer os votos perpétuos. Diogo encontra Lavínia e cobra dela uma posição sobre o filho. Lavínia fala que pedirá uma autorização para tirar umas horas de folga. Thelma não aceita o convite de Domingos para assistir o desfile das escolas no sambódromo, pois se encontra triste e com dor de cabeça. Constância fala que ela terá de levantar muito cedo no dia seguinte, mas depois desconversa para não chamar atenção dela. Dorival fala que Thelma não está feliz porque está sendo obrigada a fazer o que não deseja.

Capítulo 196

Diogo arranja uma televisão para que Gabriel assista aos desfiles das escolas de samba. Gabriel fala que Lavínia não tem ido visitá-lo e acredita que seja por que ele se diz apaixonado. Jorge cria um suspense com as irmãs sobre o que vai falar com Simone. Marcia revela à Carmem que está interessada em Silvio e que aos poucos ele vai se desinibindo. Carmem fala que com Greg a coisa está na pior, mas que ela vai desvendar todo o paradeiro dele fora de casa. Marina auxilia Bira a se arrumar para receber a visita de Marília. Ele a recebe todo empolgado e já vai falando suas ideias sobre o negócio que pretende abrir com Tide. Rafael fala com Marina que está cansado de ser apenas uma companhia para ela. Ele ameaça cair fora se não tiver seu próprio espaço.

Helena fica surpresa com o tamanho do evento na casa de Isabel. Estressado, Greg não pode passar a noite com Sandra, pois Carmem está esperando por ele. Rubinho, Hilda, Marcelo e Margareth vão ao sambódromo. A festa de Diogo rola solta na casa de Isabel. Helena elogia a produção do evento, mas Isabel fala que foi Diogo quem realizou tudo. Diogo anuncia a todos que está com hóspede em casa: Renato. Diogo apaga as luzes e, antes de projetar as imagens que gravou na África, comenta o drama da gente com quem conviveu durante cinco anos. Jorge e Simone comem pizza na casa dela. Ele questiona se ela desistiu da viagem. Renato fala com Isabel que as fotos que Lívia trouxe para ela são uma declaração de amor dele. Bira fala com Marília que Marina deve ter se desentendido com Rafael, por isso está mal.

Marília confessa estar apaixonada por Bira por isso não pode mais seguir como sua terapeuta. Rubinho nota que Margareth está passando mal. Quando a bolsa se rompe, Margareth não tem mais como esconder: seu filho está para nascer. Luciano fala que deseja desfilar no próximo ano com Giselle e sua família. Margareth revela que teve medo de revelar sobre a gravidez para não ficar desempregada. Como ela está em adiantado trabalho de parto, Rubinho não vê outra alternativa senão fazer a criança nascer ali mesmo. Gabi grita nervosa com uma cena no vídeo de Diogo. No meio da multidão, Margareth dá à luz uma menina. Todos aplaudem quando se escuta o choro do bebê. Mais tarde, no ambulatório, uma médica corta o cordão umbilical da menina. Rubinho fala que deseja ser o padrinho da criança. Thelma sonha que está desfilando no sambódromo.

No sonho, Jorge e a família de Thelma, incluindo Sandra, aplaudem felizes. Jorge fala para Simone que começou a repensar o namoro quando notou que ela dava menos importância ao amor deles do que ele. Simone fala para Jorge que ele merece encontrar um grande amor. Alguém que dê a ele o amor que ela não soube dar. Os dois selam o amigável término do namoro com um beijo. Jorge vai embora e Simone fica chorando, em casa. Quando todos vão embora, Isabel vê as fotos que Renato tirou dela, quando ele entra na sala. Ele fala que vai pegar um vinho para ver as fotos junto com ela. Ela diz não. Ele se convida a ir para a cama com ela. Ela responde: “vai lá pegar o seu vinho. Vamos por partes.” Leo e Olívia acertam, por telefone, de se verem no dia seguinte. Hortênsia fala para Leo que gostou de Olívia e fala que ela combina com ele. Leo diz que ama Olívia como nunca amou Alice e Nanda. Ele diz que vai esperar o resultado da segunda audiência do Francisco para fazer pressão em Marta a lhe entregar o atestado de óbito de Clara. Em seguida, pedirá Olívia em casamento.

Capítulo 197

Isabel beija Renato no sofá quando Simone chama por ela. Isabel para o beijo e vai falar com a amiga. Renato sai chateado. Zé fala para Tide que está levando Thelma e Dorival para fazenda, mas ela retornará em breve. Thelma embarca e fica desolada. Jorge fica mal ao tomar conhecimento que Thelma viajou. Marta e Alex se preparam para ir a uma nova audiência. Teresa promete à Helena que vai saber o resultado da audiência. O juiz fala que o estudo psicossocial apontou tanto os avós quanto o pai tem condições de ficar com a guarda de Francisco. O juiz escuta Léo. Francisco e Clarinha se abraçam na porta do colégio. Léo fala para o juiz que deseja reconstruir sua família e que, mesmo residindo em Londres, pagará as passagens e facilitará a visitação dos avós.

Márcia confirma que o desfalque na AMA é de R$15 milhões, aproximadamente. Tide decide falar com Greg. Alex fala que o neto vive muito bem com ele e não pode confiar em alguém que não se preocupou com o filho por cinco anos. Márcia telefona para Greg para comunicar que Tide deseja falar com ele. Greg fala para Sandra que foi pego. Marta fala que Francisco deve viver com o pai, que é jovem. Tide lembra Márcia que honesto ou não, Greg pertence à família. Olívia é chamada como testemunha e fala que foi ela quem revelou a Léo sobre a morte de Nanda e sobre os filhos. Alice irrompe na sala, aos berros, com um segurança tentando segurá-la. Alice faça que Olívia irá depor a favor de Léo, porque será recompensada na cama, acusa Léo de ser um playboy rico e mimado, que jogou ela e Nanda fora e que, em breve, vai enjoar de Olívia.

Saldanha tira Alice da sala, com auxílio do segurança. O juiz suspende a sessão por alguns minutos. Tereza informa à Helena sobre a confusão na audiência. Lavínia comunica a Gabriel que irá tirar uma folga para resolver uns problemas pessoais. Natércia fala com Helena que Irmã Má está doente, mas não quer se tratar. Irmã Má se aproxima, caminhando com muita dificuldade. Diogo fala para Helena que vai conhecer o filho, levado por Lavínia. Tide solicita que Márcia se controle na conversa com Greg. Tide fala que Greg traiu sua confiança. Greg admite que alterou orçamentos, superfaturou contas, para ser mais bem remunerado e que Márcia, provavelmente, faça o mesmo no futuro.

Greg argumenta que a AMA não levou a família à falência, porque ele administrou o negócio. Olívia diz ao juiz que está apaixonada por Léo, mas que isso não compromete o seu depoimento. Vinícius depõe também a favor de Léo. Lavínia apresenta Diogo ao filho e eles se dão bem. Nanda aparece para Francisco e fala que estará sempre ao seu lado. Clara sorri para a “moça bonita” (Nanda). Nanda pede que eles sigam sempre unidos. Sabrina vai depor. Tide questiona se Greg vai falar tudo para Carmem ou ele será obrigado a dizer. Greg promete que vai se acertar com a esposa. Tide fala que sua consciência ordena que ele abra um processo contra Greg, buscando recuperar seu dinheiro. Márcia fica indignada quando Tide fala de uma possível indenização a Greg, em função de Carmem e do nome da família. Márcia diz que, se Carmem perdoar Greg, que saia do casarão. Greg ofende Márcia, que joga um copo de água no rosto dele. Tide o segura pelo colarinho.

Capítulo 198

Tide fala que Greg é atrevido ao desafiá-lo em dentro de própria casa. Márcia tenta encerrar a briga. Greg sai, Tide vai atrás, mas Márcia segura o pai com força. Greg impede que alguém revele os desvios à Carmem. Sabrina fala para o juiz que Francisco deve ficar com Alex, porque foi quem acolheu Nanda grávida e cuidou do neto. Greg arruma sua mala. Gabi se nega a olhar para a bebê de Margareth. Isabel e Simone ficam chocadas com o preconceito. Leandro depõe a favor de Alex. Vinícius e Sérgio batem boca por conta da guarda de Francisco. Greg é grosseiro com Sandra. Bira chega ao casarão. Carmem debocha do seu novo romance, mas diz que está feliz com a recuperação dele. Bira dá conselho à Carmem a procurar Marina, o que a deixa nervosa. Greg dá um tapa na cara de Márcia, quando ela o vê saindo com a mala e o chama de ladrão. O juiz cita os méritos de Alex, quanto os de Léo.

Greg comunica à Jaqueline que não tem nada a ver com a compra de outro flat. Fred fala que Greg estava brigando no celular e deixou cair o telefone. Carmem pega o celular. Machadão apresenta o flat para Sandra e diz que, se ganhar na megasena vai comprá-lo. Carmem telefona para o último número que Greg chamou e descobre que é do flat. Jaqueline fala que a esposa de Gregório se encontra no local. Carmem desliga o telefone, cai no choro, pega a arma e sai no de carro dirigido por Fred. Alex passa mal quando o juiz dá a guarda a Léo. Helena se assusta quando Tereza comunica do resultado. Diogo fala para Lavínia que está muito feliz em tomar conhecimento que tem um filho de uma relação que foi tão bonita. Os dois se abraçam. Todos buscam apoiar Alex, que promete buscar a guarda de Francisco até a última instância. Sílvio dá apoio à Márcia. Miroel incentiva Jorge a se casar com Thelma, já que a ama. Renato chama Isabel para ver umas fotos. Greg abre a porta e dá de cara com Carmem.

Capítulo 199

Tide, Domingos, Nina, Marcia e Silvio ficam preocupados com a saída intempestiva de Carmem. Carmem questiona a Greg onde está a “esposa” dele e Greg simula que ela está brincando. Com o som nas alturas, Sandra se diverte em um banho de banheira. Carmem fica assustada com a chegada de Machadão e atira sem querer. Sandra escuta os tiros, mas segue no banho se divertindo. Ao flagrar que Sandra é a amante loira de Greg, Carmem se descontrola ainda e atira pra todos os lados. Greg é atingido no pé, e Sandra sai ilesa, apesar de assustada. Isabel resmunga que Renato está indo muito rápido, mas não consegue parar de beijá-lo. Greg telefona para Helena e acerta de ir para o hospital, para que receba atendimento médico em segredo. Carmem fala para Greg que sempre teve conhecimento que ele era infiel, mas o fato de ele traí-la com Sandra não há perdão. Sandra fala para Machadão que irá denunciar Carmem à polícia, por tentativa de assassinato. Lucas encaminha Greg para um médico e comunica que ele não revelará nada a Irmã Maria.

Francisco fala para Alex que Nanda disse para ele e Clara ficarem sempre unidos. Marta fala que ele vai morar com Leo, e Francisco resmunga, pois deseja morar com o avô. Carmem fala para as irmãs que nunca foi fiel a ninguém, apenas com Greg. Jorge questiona à Constância porque ela enviou Thelma para a fazenda. Constância diz que deveria ter agido assim com Sandra, teria evitado esse problema que ela teve com Greg e Carmem. Leo leva Francisco para AMA e o apresenta a Guilherme. Helena apoia Greg, que se prepara para realizar uma cirurgia, para remover a bala do pé. Tônia faz uma massagem nas mãos de Tide e ele relaxa.

Alice tenta atropelar Leo e Olívia. Eles se safam e ela bate num carro. Ela faz escândalo na porta da AMA e ele se afastam. Sandra vai atrás de Greg no hospital e fala que é a esposa dele. Marta não para de rir e Verônica se espanta com a insanidade da irmã. Lavínia comunica Diogo que Irmã Maria deseja transferir Gabriel para a enfermaria. Diogo fala para Greg que ele pode ficar manco. Gabi e Angélica se despedem de Lucas e Selma e entram no ônibus com destino a Juiz de Fora. Isabel prepara o quarto para receber Renato e ele aparece com um buquê de flores. Bandidos invadem o ônibus em que Angélica e Gabi estão. Neste momento, Angélica está no banheiro. Eles mandam que ela fique lá atrás e põem fogo no ônibus. Gabi entra em desespero.

Capítulo 200

Gabi consegue escapar do ônibus em chamas. Angélica não, e morre queimada. Irmã Maria manda que Gabriel seja levado para enfermaria e avisa: no dia seguinte receberá alta do hospital. Isabel leva Renato para o quarto. Lavínia decide esconder Gabriel em seu quarto, na clausura. Nos festejos de seu aniversário, Luciano fala que, em breve, dará uma aliança de casamento a Giselle. Renato e Isabel, finalmente, entregam-se ao amor! Lucas é comunicado de que aconteceu um grave acidente no ônibus em que embarcaram Gabi e Angélica. Tide fala com Jorge que deseja visitar Tônia mais vezes. Márcia fala para Carmem que sempre desconfiou que Greg e Sandra eram amantes. Neste momento, Márcia revela à irmã que Greg também roubou o patrimônio da família.

Jorge fala para Olívia que deseja se casar com Thelma. Marcia ensina Sílvio a melhorar suas tacadas na sinuca. Kelly trabalha como vendedora num shopping e Fred, Nina, Marina e Felipe vão buscá-la. Marcia e Silvio se beijam. Sandra visita Greg no hospital e fala que eles devem fazer uma troca com Tide: eles não denunciam Carmem a polícia e em troca, Tide deixa que Greg fique com o dinheiro que roubou. Ensandecida, Marta pega uma vassoura e imagina estar perseguindo a Nanda pelo apartamento. Alex acha esquisito quando Marta diz que Clara, a irmã gêmea de Francisco, encontra-se com Helena. Leo sonha que está com Nanda, Francisco e Clara em Amsterdã. Simone comunica: queimaram o ônibus no qual Gabi e Angélica viajavam e Angélica não conseguiu se salvar. Gabi chora, abraçada à Selma.

Capítulo 201

O psiquiatra orienta que Marta tome um remédio. Ela joga o comprimido fora e mente para Mônica dizendo que o engoliu. Sergio se assusta ao escutar o psiquiatra dizendo que sua mãe é uma psicopata. O doutor esclarece que psicopatia é quem sofre por não conseguir aceitar sua vida e tenta acertar as contas com o mundo de forma agressiva. Lucas dá entrevista aos repórteres e resmunga da violência que tomou conta da cidade. Lavínia comunica a Gabriel que Diogo e um enfermeiro o esperam para levá-lo a outro hospital. Gabriel fala para Lavínia que a ama. Diogo fala para Gabriel que ele está curado da pneumonia, mas necessita seguir fazendo o tratamento para cuidar de sua doença. E comunica que ele poderá ter uma vida normal, inclusive sexual, desde que use preservativo.

Jorge revela ao pai que deseja falar com Constância e Zé sobre Thelma. Tide fala para Jorge que o apoia, mas avisa que ele deve avaliar bem antes de tomar uma decisão definitiva. Na fazenda, Thelma não para de pensar em Jorge. Leo fala para Olívia que sonhou estar com Nanda, Francisco e a Clara da Helena em Amsterdã. Olívia diz que tem certeza de que o sonho é uma mensagem de Nanda. Alex ameaça Marta até ela contar que Clara está viva. Alex abre a porta de casa para Leo e Olívia. Sandra chega ao flat com Machadão, tira a roupa na frente dele e o manda encher a banheira de sal grosso. Leo, Olívia e Alex falam sobre Clara e decidem ir juntos à casa de Helena. Marta surge e diz que Helena lhe roubou a neta, após inventar que ela tinha morrido. Helena leva Gabi para casa. Jorge pega o carro e comunica Marcia: vai buscar Thelminha na fazenda. Louco de desejo, Machadão segue as ordens de Sandra e a banha em sal grosso. Leo, Olívia e Alex vão à casa de Helena.

Capítulo 202

Leo e Olívia chegam acusando Helena. Mais centrado, Alex questiona porque ela deu a neta dele como morta. Olívia é agressiva, e Alex explica: Marta disse que Helena inventou que Clara tinha morrido só pra ficar com ela. Helena responde que vai revelar toda a verdade e tem provas disso. Giselle e Luciano planejam viajar pelo mundo sozinhos para estudar. Tônia mostra a Tide a estátua que fez de Lalinha e fala que essa foi a grande encomenda da sua vida. Tide se emociona e diz que chegou a sentir a presença de Lalinha. Olívia fala que os documentos só provam que ela adotou Clara. Não provam que ela não mentiu informando que Clara estar morta. Helena conta que foi Marta quem rejeitou a menina, dizendo que não sustentaria mais uma criança e ainda por cima “doente”. Alex sofre, calado, pois sabe que a esposa age assim.

Novamente agressiva, Olívia questiona porque ela não revelou a verdade quando teve conhecimento que o Leo era o pai da criança. Olívia segue pressionando Helena, que confessa: omitiu a verdade pois tem medo de perder Clara. Leo diz que irá pedir a guarda de Clara. Clara chega e dá um abraço em Helena, Olívia e Alex. Leo e Olívia vão embora, e Alex fica. Ele diz que está amargurado e feliz ao mesmo tempo. Amargurado porque não pode apagar a crueldade de Marta e feliz porque viu que ela foi uma ótima mãe para Clarinha. Ele acrescenta para Helena que o erro de Marta acabou sendo um acerto, pois Helena foi e sempre será a mãe de sua neta. Verônica fala para Marta que está pobre. Rubinho, Marcelo e Hilda garantem a Margareth que vão auxiliar nos cuidados de sua filha. Jorge surpreende Thelma na fazenda. Zé e Dorival veem os dois se beijando. Antes de ir embora, Dorival fala que sempre foi contra Thelma se casar na marra e diz que não havia necessidade de enfrentar esse constrangimento.

Jorge diz a Zé que ama Thelminha. E comunica: está voltando pro Rio com ela. Zé aceita. Sérgio leva Francisco para casa de Helena, após solicitação de Alex. Renato fala que deseja casar com Isabel e morar em sua casa. Isabel responde que deseja namorar com ele, mas em casas separadas. Helena apresenta Tereza a Sergio, e Alex e comunica que ela irá defendê-la na justiça. Jorge comunica que Zé já abençoou o casamento dele e Thelminha. Agora só falta a benção de Constância, que desmaia. Marta ri de Alex e diz que ele, Helena, Francisco e Clara podem viver felizes juntos. Dias depois, Sandra busca Greg no hospital. Helena depõe na audiência. Leo solicita que a adoção de Clara seja anulada. Olívia e Vinícius depõem a favor de Leo. Diogo e Selma depõem a favor de Helena. O juiz escuta as considerações finais de Saldanha e Tereza. Greg propõe a Tide que esqueça o “deslize” dele. Em troca, ele esquecerá as tentativas de homicídio da Carmem. Tide aceita para que Carmem não ser presa. Mas ele acredita que ninguém ganhou nesse embate e se nega a dar a mão a Greg. Greg fala para Marcia que é o único homem que daria jeito nela. Marcia cospe na cara dele. O juiz ordena ao promotor público que dê o parecer final.

Capítulo 203

Tereza comunica que Helena ganhou a guarda de Clara, mas Leo entrou com recurso e o processo de Clara será julgado junto com o do Francisco. Marta se recorda de Nanda criança brincando com os bonecos Clara e Francisco. Ela entra no quarto de Francisco, vê os bonecos no chão, percebe o perfume de rosas e vê as cortinas balançando. Sérgio chega e ela fala que Nanda estava ali agora mesmo e deve ter saído por aí brincando. Sergio ampara a mãe, que está meio zonza. Sandra fica doida de raiva quando Greg lhe fala que Jorge vai se casar com Thelma. Jorge manda Thelma parar de trabalhar no casarão e ela responde que só para após se casar. Constância fala para ela pra não se entregar ao noivo antes do casório, pra não virar amante, que nem Sandra. Irmã Maria cai da escada e Lavínia busca o auxílio de Diogo.

Leo planeja fazer dois quartos novos na casa da avó, um pra Clara e outro para Francisco. Tereza fala que achou Alex uma simpatia e todos encarnam nela. Irmã Má fala para Lavínia que quando era jovem se apaixonou, engravidou, mas não teve o bebê. Ela não suportou o fato de Lavínia ter tido a coragem de ter o filho. Ela queria ter sido assim e não foi. Por isso, ela revela que impôs Lavínia a tantos sofrimentos. Lavínia a perdoa com um abraço. Duas semanas depois, Lavínia faz os votos perpétuos. Anna fica grata à Elisa por tudo e comunica que não forçará mais Giselle a fazer balé. Carmem tenta se acertar com a filha. Marina recua e cede. Belita apresenta um arquiteto bonitão à Lívia, para decorar o quarto de suas filhas. Tide fala para Tônia que casou virgem e depois que Lalinha morreu, não amou mais ninguém. Tônia dá um beijo nele. Tide inaugura a estátua de Lalinha na AMA e troca um selinho em Tônia no evento. Camila se apresenta para um quarentão charmoso e vibra quando fica sabendo que ele é casado.

Eliseu leva a chave do carro de Verônica, comunica que vendeu o apartamento e diz que não tem mais filha. Kelly e Verônica choram abraçadas. Thelma está escolhendo a lingerie com Carmem quando Sandra aparece. Sandra comunica que não é mais de fazer barraco e agora tem até alguém para segurar suas sacolas, o Machadão. Thelminha está se arrumando pro casório com Jorge quando chega o presente de Sandra: um lindo relógio. Jorge entra na igreja com Marcia. O casarão está lindamente decorado para a festa! Thelma e Jorge selam o compromisso diante de Deus e, casados, se beijam. Jorge deseja ficar a sós com a mulher, mas Constância os interrompe: hora de jogar o buquê. Carmem pega o buquê. Sandra fala para Greg que deseja casar e ter filhos com ele. Isabel quer fotografar o strip-tease de Thelminha e ela expulsa a fotógrafa de forma delicada do quarto. E diz a Jorge: pra ele, ela faz tudo. Os dois se entregam a tão aguardada noite de núpcias.

Gabi tem um pesadelo e solicita que Selma durma com ela. Marcelo e Rubinho acertam: vão tentar adotar uma criança. Algum tempo depois, Machadão comunica à Sandra que ganhou na Mega Sena. Márcia aceita ir com Tidinho morar com Sílvio e Guilherme. Por unanimidade de votos na justiça, Francisco fica com o avô e Clara fica com Helena. Alice procura Leo no Fórum para dizer que tem um marido bonito e rico e está feliz por ele não ter levado a guarda dos filhos. Marta é impedida de pular da janela por Nanda, que zela pela mãe. Alex e Helena levam Clarinha e Francisco para passear e Nanda aparece para os filhos. Alex e Helena sentem a presença de Nanda. Fim.

Saiba tudo sobre Páginas da Vida no Viva!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31