Alternativas para reduzir o custo do CAC

Diminuir custos é uma das metas que toda empresa retém, pelo menos por todo tempo que existir, juntamente com tão sonhado aumento das vendas.

Costumamos dizer que tudo pode ser diminuído no Marketing digital, tomando como ferramenta as métricas e KPIs certas, é capaz de saber exatamente como está o negócio em seus diversos setores.

É importante salientar que existe uma métrica que é capaz de analisar um dos custos mais significativo para a empresa, além disso é relacionado com a capacidade do negócio de conseguir novos clientes.

Uma ferramenta indispensável é o CAC ( Custo de Aquisição por Cliente), esse informativo que não pode ficar de fora na hora de medir os resultados de uma estratégia digital.

Pensando nisso, preparamos neste artigo alternativas para reduzir o custo do CAC.

O que é CAC?

A palavra CAC deriva do inglês, customer acquisition cost, o que significa custo de aquisição por cliente, isto é, quanto a sua empresa gasta para cada novo cliente que conquista.

É importante parar para pensar que conseguir novos clientes também produz custos. Vale ressaltar que todo dinheiro investido em Marketing e vendas necessita ser levado em conta na análise do CAC.

O cálculo é simples e direto: é preciso somar todos os investimentos realizados em Marketing e vendas em determinado tempo e depois dividir pelo número de clientes alcançados.

Qual a importância do CAC para a empresa?

A principal importância da apuração do CAC é manter o controle financeiro, ou seja, não gastar além do que se ganha.

Geralmente o CAC é avaliado em conjunto com outras métricas, o Lifetime Value – isto é, quanto de receita o cliente produz para sua empresa no tempo em que ele for parte do grupo de clientes, é também avaliado por o ticket médio.

Essas métricas juntas, elaboram a quantidade de tempo que alguém se mantém como cliente, e qual o custo médio dela nesse período.

Fatores que levam a um CAC baixo:

Em relação aos princípios que leva, a um custo de aquisição baixo podemos citar 3 fatores fundamentais, para serem aplicados na empresa e conseguir resultados o quanto antes.

Vejamos!

Retenção

O primeiro fator que se destaca é a retenção.

Isso mesmo reter, clientes, isso consecutivamente vai diminuir o CAC, pelo fato de que clientes fiéis permanecem por mais tempo na empresa, e tem por hábito gastar mais em cada compra.

Encantamento

É verídico que quando há um trabalho de marketing e venda de forma encantadora por meio da empresa, os clientes se tornam ainda mais fãs, o que se torna bem mais rentável porque os fãs além de comprar na empresa com frequência, promovem a sua marca para outros.

Processo de vendas

É preciso ter em mente que vender é questão de processo, se a empresa depende apenas do carisma dos vendedores, seu CAC naturalmente é mais alto do que o normal, embora que não deixe seu negócio no prejuízo.

É importante estabelecer ou criar um processo estruturado de vendas, a partir da jornada do cliente, é de suma importância para conseguir um fluxo de receita calculável, alcançar objetivos de forma constante.

Alternativas para reduzir o custo do CAC

Vamos ver na prática como reduzir o custo do CAC e lucrar com novos clientes, alternativas que vão manter os custos lá embaixo e aumentar a qualidade do serviço prestado.

Invista em Inbound Marketing

Uma das alternativas que reduz o custo do CAC é o inbound marketing.

Algumas táticas por meio do inbound que são importante seguir para reduzir
o custo de aquisição é:

Marketing de conteúdo: é possível atrair mais tráfego e gerar mais leads por
meio de conteúdos relevantes para o público;

Redes sociais: produzir, interagir e compartilhar conteúdos, é também uma
ótima forma de produzir engajamento.

E-mail marketing: uma das melhores alternativas para nutrir leads e
conduzi-los até a compra final.

Aumente as conversões em canais digitais

Faça testes para aprimorar o desempenho das landing pages, invista em CTAs em pontos estratégicos.

Invista no Sucesso do Cliente

É importante lembrar que, o sucesso do cliente está além do suporte, o mesmo existe para garantia de bons resultados com produtos que adquirem.

Treine seus agentes de suporte

A excelência do atendimento é um fator determinante para definir se o cliente vai continuar em determinada empresa.

Trabalhe com a metodologia OKR

Essa metodologia é usada em empresas de todos os portes e tipos.
O principal objetivo é reduzir o custo do CAC e, por meio disso, criar metas
que permitam tal a longo prazo.

Testando outras plataformas de Ads

Atualmente as empresas usam apenas o Google, Facebook e Instagram para anuncios. Com a concentração dos anúncios em poucas plataformas, torna o custo por palavra-chave muito elevado por exemplo.

Diante disto, a Upee Ads veio ao mercado para ajudar a empresas brasileiras a reduzir seu valor investido em propaganda em sites.

A plataforma Upee Ads não tem leilão nas palavras chaves, você tem uma plataforma simples e intuitiva para criação das suas campanhas com apenas alguns cliques. Para ajudar neste primeiro contato a plataforma esta com o Cupom: Primeiroanuncio

Com este cupom esta ofertando R$ 100,00 de credito para criar sua primeira campanha, sendo necessário um investimento mínimo no valor de R$ 30,00 para ativar!

Após testarem, não deixem de comentar aqui os resultados de todas as nossas dicas!

Imagem: Freepik

Advertisement