Luto! Elza Soares morre no Rio, aos 91 anos

Morreu nesta quinta-feira, 20 de janeiro, a cantora Elza Soares. Segundo o comunicado enviado pela assessoria, o falecimento foi decorrente de causas naturais. Elza tinha 91 anos e estava em sua casa, no Rio de Janeiro.

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”, informou a assessoria de Elza Soares.

Elza Gomes Soares nasceu em 23 de junho de 1930, no Rio de Janeiro, em uma família de baixa de renda em Padre Miguel, na zona oeste da cidade. Aos 12 anos, foi obrigada pelo pai a se casar, passando por uma relação abusiva. Aos 15 anos, Elza já era mãe de dois filhos.

Em 1953, aos 23 anos e viúva, Elza Soares se lança na carreira musical no programa de rádio Calouros em Desfile, apresentado por Ary Barroso. Em 1960, Elza deixa de se dividir entre o trabalho de operária e cantora e passa a viver apenas da carreira musical.

Em 1962, Elza Soares se casa com Garrincha, em uma união conturbada. A cantora adotou seis filhas do jogador, após ele ter ficado viúvo de seu primeiro casamento.

Os dois se separaram em 1982, e Garrincha faleceu um ano depois. Elza e Garrincha morreram no mesmo dia: 20 de janeiro (o jogador, em 1983). O casal teve um filho, Garrinchinha, falecido aos 9 anos de idade, em 1986, em um acidente de carro.

Elza Soares ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais, incluindo um Grammy Latino, em 2003. Em 1999, a Rádio BBC de Londres elegeu a cantora como a voz brasileira do milênio.

Em 2007, Elza cantou na abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Em 2020, a Mocidade Independente de Padre Miguel homenageou a cantora como seu enredo.

Dentre os principais sucessos na carreira de Elza estão: A Carne, Eu Bebo Sim, Mulher do Fim do Mundo, Espumas ao Vento, Libertação, Foi eu Foi Você e outras.

TELEGRAM: RECEBA O CONTEÚDO DO AC EM TEMPO REAL!

INSCREVA-SE NO CANAL DO AUDIÊNCIA CARIOCA NO YOUTUBE!

GOOGLE NOTÍCIAS: SIGA NOSSA PÁGINA E RECEBA AS INFORMAÇÕES DO AUDIÊNCIA CARIOCA

Imagem [capa]: Instagram

Visits Code Obs Start: 2022-10-01 End: 2022-10-31